Carlo Allegri/Getty Images
A maternidade é uma viagem repleta de alegrias, mas também de desafios - alguns deles impensáveis. A propósito da mais recente edição da Vogue Portugal - The Mother Nature Issue - selecionámos 10 filmes que, de maneiras distintas, abordam a figura materna ou a maternidade, entre as adversidades e conquistas.
The Parent Trap (1998)
Annie e Hallie (Lindsay Lohan) são duas gémeas idênticas que foram separadas à nascença e criadas cada uma por um dos seus pais biológicos. Num acampamento de verão conhecem-se pela primeira vez e elaboram um plano para voltar a juntar os pais. A mãe (Natasha Richardson) desempenha um papel fundamental em toda a história, representando a busca pela família e a ligação perdida entre as gémeas.
Lady bird (2017)
Em Lady Bird, Christine McPherson (Saoirse Ronan) está no último ano do ensino secundário e o que mais deseja é sair da terra natal, algo que a mãe (Laurie Metcalf) não aprova. Mesmo assim, Lady Bird, como gosta de ser chamada, não desiste e continua com o plano de ir embora, contudo, enquanto esse tempo não chega, ela passa pelas várias fases da adolescência, ao mesmo tempo que enfrenta uma relação bastante atribulada com a mãe.
Little Women (2019)
O filme acompanha a vida de quatro irmãs Jo (Saoirse Ronan), Beth (Eliza Scanlen), Meg (Emma Watson) e Amy (Florence Pugh) na entrada na vida adulta enquanto os Estados Unidos atravessam a Guerra Civil. Durante este período, a mãe, juntamente com a tia, ficam com a responsabilidade de educar as quatro irmãs enquanto o pai está em combate, enfrentando vários desafios e sustentando-se nos seus valores morais e no amor incondicional que sentem umas pelas outras.
Freaky Friday (2003)
Freaky Friday é uma comédia sobre uma mãe, Tess (Jamie Lee Curtis), e a sua filha (Lindsay Lohan) adolescente, Anna, cuja relação pode ser um tanto ou quanto conflituosa. Após um incidente mágico com biscoitos da sorte, elas trocam de corpo e são obrigadas a enfrentar os desafios da vida uma da outra. Através dessa experiência, elas aprendem a ver o mundo sob uma nova perspetiva, o que fortalece os seus laços familiares.
Listen (2020)
Protagonizado por Lúcia Moniz e Ruben Garcia, este filme da realizadora portuguesa Ana Rocha de Sousa, segue a vida de Bela e Jota, um casal português que mora com os seus três filhos nos subúrbios de Londres. Bela e Jota enfrentam sérias dificuldades quando, por um mal entendido, os serviços sociais lhes retiram os filhos por suspeitas de maus tratos.
Everything everywhere all at once (2022)
Vencedor de sete óscares, este filme conta a história de Evelyn Wang (Michelle Yeoh), uma imigrante chinesa nos Estados Unidos que lida com a sua lavandaria falida, o casamento em ruína e uma relação complicada com o pai e com a filha. Quando uma fenda no universo se abre, Evelyn explora outros universos e outras vidas que poderia ter vivido.
Madres Paralelas (2021)
Janis (Penélope Cruz) e Ana (Milena Smit), dão à luz no mesmo dia e no mesmo hospital, só que com mentalidades completamente opostas. Janis é mais velha, teve um gravidez planeada e sente-se totalmente preparada para ser mãe, enquanto Ana é adolescente, engravidou por acidente e sente-se completamente assustada e perdida. As duas constroem uma ligação muito forte, unida pela maternidade.
20th Century Women (2016)
Nos anos 70, nos Estados Unidos da América, Dorothea Fields (Annette Bening) é uma mãe solteira que se esforça por educar o filho adolescente. Apesar das dificuldades, a mãe cria uma relação especial com Abbie (Greta Gerwig), uma artista punk que arrenda um quarto na sua casa e Julie (Elle Fanning), uma adolescente e amiga do filho.
Room (2015)
Jack (Jacob Tremblay) vive num quarto com a mãe (Brie Larson), onde estão há sete anos por terem sido raptados. Ela tenta criar uma vida "normal", fazendo-o acreditar que o quarto é o mundo inteiro. Quando o raptor perde o emprego e deixa de trazer alimentos, a mãe entra em pânico e planeia a fuga do filho. O rapaz consegue a ajuda da polícia e são libertados, contudo, a reação ao mundo exterior consegue ser tão assustadora quanto o quarto onde viviam. O filme explora o tema da maternidade através dos esforços incansáveis da mãe, que com criatividade e muito sacrifício assegura o bem-estar do filho.
The Joy Luck Club (1993)
The Joy Luck Club explora a relação entre quatro mulheres chinesas imigrantes e as suas filhas nascidas nos Estados Unidos. As mulheres, membros do clube, vivem em São Francisco e encontram-se regularmente para jogar mahjong e partilhar histórias. Cada mãe tem um passado único e muitas vezes doloroso, marcado por dificuldades e sacrifícios feitos durante as suas vidas na China antes de emigrarem para os Estados Unidos. Estas experiências moldam profundamente as suas identidades e as suas abordagens à maternidade.
Most popular
Relacionados
Esta é a história de como as mulheres conseguiram o direito ao voto em Portugal
04 Mar 2024
Dia da Mulher | 7 filmes que celebram a mulher: da emancipação aos desafios femininos
04 Mar 2024
Tendências do guarda-roupa das nossas mães e avós que regressam na primavera/verão de 2024
19 Apr 2024