Tendências  

As 12 tendências outono/inverno 2023

23 Sep 2023
By Ana Murcho & Carolina Nunes

Winter is coming, que é como quem diz, o outono começa amanhã e o inverno é daqui a dois dias. No meio das dezenas de tendências apresentadas em fevereiro passado, escolhemos doze, para que saiba exatamente o deve juntar ao seu guarda-roupa.

UNDER WRAPS

Capas, xailes, mantas… esta estação não há que temer o frio. As passerelles transbordaram de peças ultra-quentes, aquelas que normalmente usamos em casa, em camadas. Por cima de vestidos de noite ou como complemento de um fato, estes “top layers” (que podem ser mais ou menos apertados, ser semelhantes a um casulo e, até, ter caudas) são o truque mais mal guardado para estar sempre impecável e enfrentar as baixas temperaturas.

Philosophy Di Lorenzo Serafini; Balmain

Gabriela Hearst

Rick Owens; Stella McCartney

Etro; Coperni

The Row

Giorgio Armani; Michael Kors Collection

Chloé

Alexander McQueen; Kiko Kostadinov

FOLLOW ME

O que têm em comum Acne Studios, Jacquemus, Blumarine, Vaquera, Ester Manas, Diesel e David Koma? Além de terem sido dos desfiles mais badalados da estação, todos eles trouxeram para cima da mesa uma tendência: o excesso de tecido, estrategicamente colocado, que resulta em maravilhosas “caudas”, que por sua vez lançam uma (provocadora) mensagem: “Follow me?” As fadas (boas e más) que deram vida às propostas etéreas destes criadores eram um misto de darkness e inocência, e transportavam consigo um propósito muito concreto: deixar rasto.

Blumarine; Jacquemus

Acne Studios

Kiko Kostadinov; Ester Manas

Vaquera; Rokh

Diesel

Saint Laurent by Anthony Vaccarello; Sportmax

Marques'Almeida

David Koma; Givenchy

SOME LIKE IT HOT

Teremos sempre preto, é certo, mas no outono/inverno 2023 teremos também vermelho - muito vermelho. Depois do frenesim com o rosa, é tempo de voltar ao poderoso, intenso, maravilhoso, inesquecível, vermelho escarlate - que nos cobrirá da cabeça aos pés, sem receios. Se no casino apostar tudo no vermelho pode ser arriscado, na moda as garantias de sucesso são 100%, por isso convém por as cartas todas na mesa. Victoria Beckham, Alexander McQueen, Giambattista Valli, Dundas, Stella McCartney, ninguém quis ficar de fora desta extravagância, onde a sedução e a elegância são as palavras de ordem.

A.W.A.K.E Mode; Balmain

Fendi Alta-Costura

Stella McCartney; Valentino Alta-Costura

Ann Demeulemeester; Hermès

Andreas Kronthaler for Vivienne Westwood

Dundas; Victoria Beckham

Alexander McQueen

Ottolinger; Giambattista Valli

RED RIDING HOOD

Desengane-se quem achou que os hoodies tinham voltado às lojas de streetwear. Depois de uma primavera/verão minada de vestidos com capuzes incorporados, ei-los de novo, prova de que ninguém está cansado desta adaptação de um look mais casual a outfits mais refinados. De Max Mara a Alaïa, várias marcas apostaram nesta tendência, que promove uma sensação de praticidade em peças que vão do simples ao ornamentado. Conclusão? Este outono/inverno está a dar tudo no que a wearability diz respeito.

Collina Strada; Alaïa

Max Mara

Y/project; Rains

A.W.A.K.E Mode; Diesel

Di Petsa

Luar; Heron Preston

Lanvin

Ottolinger; Courrèges

LONG LIVE THE WAIST

Estamos a anos-luz da época em que Christian Dior apresentou o seu Bar Suit (Paris, 1947), mas parece que a Moda fez finalmente as pazes com a silhueta hourglass, por isso eis-nos de volta a acentuar a cintura com todas as nossas forças. Pode não ser a tendência mais óbvia - principalmente se pensarmos que estamos em plena ressaca da loucura Y2K -, mas há muito que os designers procuram peças com uma certa estrutura, quase arquitectónicas, que contrarie o “laissez faire, laissez passer” dos últimos anos. Casacos, vestidos, camisas, qualquer coisa pode ser “apertada” se o mood assim o pedir.

Rave Review; Anteprima

Louis Vuitton

Junya Watanabe; Ann Demeulemeester

Rokh; GCDS

Christian Dior

Rochas; Sportmax

THIGH’S THE LIMIT

Se tiver de apostar num só tipo de calçado para o próximo outono/inverno - coisa que nos parece impossível, porque isso é contrariar a nossa condição de mulheres -, aposte nas botas ultra compridas, tão compridas que chegam lá acima, a sítios cujo nome nem queremos escrever. Apareceram em Sportmax, Stella McCartney, Valentino, David Koma, Philosophy di Lorenzo Serafini, e prometem proteger-nos da chuva, do frio e da inveja alheia como os seguros milionários protegem as pernas de Heidi Klum, Taylor Swift, Jennifer Lopez.

Sportmax; Stella McCartney

Diesel

Coperni; Andreādamo

Sacai

Philosophy di Lorenzo Serafini; Y/Project

Valentino

David Koma; Givenchy

Lanvin; Andreas Kronthaler for Vivienne Westwood

WORKING GIRL

Confiança, força, autoestima, empoderamento… O regresso do chamado “power dressing”, que por vezes ainda se associa aos anos 80, significa uma série de coisas, nomeadamente que as mulheres reclamam, definitivamente, o lugar de poder (e destaque) que lhes está há muito destinado. Os ombros exagerados de Saint Laurent by Anthony Vaccarello e os fatos impecavelmente cortados de Harris Reed para Nina Ricci serão apenas (mais) uma desculpa para que o regresso ao escritório seja celebrado com o glamour de outros tempos. Só que, agora, em vez de levarmos café ao cubículo do CEO, somos nós que temos o nosso próprio gabinete de “girl boss.

Givenchy; VTMNTS

Alexander McQueen

GMBH; Gucci

Nina Ricci; GCDS

Philosophy di Lorenzo Serafini

Bottega Veneta; Victoria Beckham

Saint Laurent by Anthony Vaccarello

Ernest W. Baker; Balmain

ACE UP YOUR SLEEVE

Todas gostamos de ter um ou dois truques na manga, mas este outono/inverno também vamos poder ter mangas grandes o suficiente para guardar outros segredos – um bilhete perdido, um brinco esquecido, you want it, you have it. As temperaturas baixas vão ser combatidas com mangas tão compridas que nenhum prato de ketchup deverá ser colocado nas suas redondezas. Sportmax, Annakiki, Lemaire, Blumarine e Missoni foram algumas das marcas que apostaram nesta tendência, que promete combater o frio e evitar o uso de luvas. Está ainda por decidir como serão feitas certas tarefas básicas (conduzir, por exemplo), mas isso são meros detalhes. Ninguém disse que era fácil ser fashionable.

Sportmax; Valentino

Maxwell

Gucci; David Koma

Annakiki; Andreādamo

Lemaire

Dries Van Noten; Vaquera

Givenchy

Blumarine; Missoni

PUMP UP THE VOLUME

Já todas sabemos que os ombros exagerados estão de volta (basta ler a edição de setembro da Vogue Portugal para perceber porquê), o que talvez ainda não soubéssemos é que os ombros arredondados, esculpidos, também estão in. Jacquemus, Nina Ricci e Jil Sander foram algumas das marcas que apostaram neste tipo de “sculpted sleeves”, que conseguem ter um efeito mais puffy ou acolchoado, dependendo do tecido da peça. Em todo o caso, estes ombros em forma de “bolinha” serão sempre uma forma de elevar um look que implica zero esforço – como se quer.

Rave Review; Jacquemus

Luar

Palm Angels; Rochas

A.W.A.K.E. Mode

Louis Vuitton; Anteprima

Valentino

Chloé; Ferragamo

LOOK AT ME, I MEAN, MY COAT

É uma das regras básicas do marketing, mas pode facilmente ser aplicada ao mundo da moda: “Não há uma segunda oportunidade para causar uma primeira boa impressão.” Em termos práticos, isto significa que devemos ter muito quando escolhemos a nossa roupa, porque se as coisas correrem mal esse pode ser nosso outfit de fantasma... para todo o sempre. Agora a sério: não há melhor forma de causar impacto do que com um statement coat, aquela peça fora de série que transforma qualquer look básico numa declaração de intenções. Curto, comprido, em lã, em pelo, o importante é que passe a mensagem: “Cheguei. Mais um dia infernal para as inimigas.”

Balenciaga; Versace

Annakiki

Gucci; GCDS

Max Mara; Acne Studios

Laquan Smith

Roberto Cavalli; Bottega Veneta

Diesel

Fendi; Michael Kors Collection

METALLIC, THE NEW BLACK

Quando Rick Owens, a.k.a. “lord of darkness”, decide trocar o seu eterno preto por tons de metal (onde há espaço para cores aparentemente impensáveis como rosa, verde, dourado, lilás), sabemos que algo de muito importante se passa. Além do designer americano, também Off-White, Balenciaga, Valentino, Paco Rabanne (precursor no uso de prateado), Givenchy, Dries Van Noten e muitos, muitos outros apostaram nos metalizados, que se assumiram como os verdadeiros must-have da temporada. Em vestidos, casacos, calças, carteiras, sapatos, não há peça que escape ao razzle dazzle desta tendência, que promete dar brilho aos dias mais cinzentos.

Andreas Kronthaler for Vivienne Westwood; Rick Owens

Giambattista Valli

Dries Van Noten; Valentino

Paco Rabanne; Balenciaga

Rokh

Givenchy; Gucci

Germanier

Off-White; Avellano

LUDICROUSLY, CAPACIOUS BAGS

Há uma revolução em curso, liderada por grandes nomes da moda, e pretende repor a hegemonia das carteiras onde cabe mais do que as chaves do carro e um cartão de crédito. Depois de várias temporadas em que as micro bags foram rainhas das passerelles (e de vendas), eis que chegou a altura de dizer “Basta, não conseguimos por nada dentro destas pequenas peças de decoração!” Este outono/inverno, Loewe, Ferragamo, Bottega Veneta e Khaite propõem maravilhosos sacos XXL, onde é possível guardar tudo, do computador aos stilettos, para que o regresso ao trabalho seja em grande

Ferragamo; Loewe

Fear of God

Gabriela Hearst; Bottega Veneta

Jil Sander; Hermès

Khaite

Balmain; Lemaire

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