A primavera chegou oficialmente, embora as previsões meteorológicas para os próximos dias possam dar a entender o contrário. As grandes tendências para a estação quente estão lançadas, e estas são as 12 impossíveis de ignorar.
Capris, franjas, calções (ultra) curtos e sapatos hiper-femininos, sem abandonar o bordeaux: dos revivalismos à gaveta de recordações da adolescência, passando pelas tendências mais ousadas, esta primavera traz consigo momentos de Moda que prometem ser dignos de nota. As passerelles garantem-nos peças arrojadas, mas guiadas também pela diversão que as temperaturas altas trazem sempre consigo, com o bom gosto a ser mais do que um mero acessório. Há dezenas de tendências desejosas de florescer nesta primavera e, por isso, selecionámos as 12 incontornáveis, para que saiba exatamente o que procurar.
Ombros assimétricos
Nesta estação, queremos forma, dimensão e volumetria, mas queremos também que a roupa reflita o estado de espírito playful e despreocupado que a primavera veste. Seja com ombros salientes ou clavículas despidas, os designers procuraram destacar uma das partes mais sensuais do corpo feminino com cortes e contornos inesperados. De Rick Owens a Alberta Ferretti, Schiaparelli ou Courrèges; independentemente da estética, as maiores casas de Moda não ignoraram o poder que carregam nos ombros para criar uma das tendências mais apetecíveis para a primavera.
Roberto Cavalli; Bottega Veneta
Gabriela Hearst
Rick Owens; Alberta Ferretti
Christopher Esber; Schiaparelli
Ferragamo
Andreādamo; Heliot Emil
Courrèges; Del Core
Capris
Ame-se ou odeie-se, as capris vieram para ficar. Está na hora de arrumar o trauma dos corsários - o expoente máximo dos anos 2000 - na gaveta, e tirar o ugly chic do armário, para que tenha o merecido destaque nesta estação. Qualquer semelhança com os corsários da nossa adolescência não é, naturalmente, pura coincidência e, 20 anos depois, as capris (a.k.a as novas calças) mostram a sua versatilidade. Têm tanto de interessante como de awkward, mas, com o styling certo, trazem a garantia de um look infalível, como comprovam Ottolinger, Coperni, Casablanca e Peter Do.
Ottolinger; Balmain
Andreādamo
Coperni; Casablanca
Junya Watanabe; Yuhan Wang
Blumarine
Supriya Lele; Vaquera
Ferragamo; Peter Do
Joias XL
Nesta estação, as joias querem-se grandes; enormes, para que não passem despercebidas nem nas noites de verão mais atribuladas - porque a extravagância não tem de pertencer somente às passerelles. As joias XL podem ser o complemento ou destaque perfeito para qualquer look e, em boa verdade, são também um cartão de visita que nos apresenta mesmo antes de dizermos uma palavra. Dos brincos gigantes Tove, Saint Laurent by Anthony Vaccarello e Giambattista Valli, passando pelas cuffs Loewe e Carolina Herrera, terminando nos colares oversized Y/Project ou David Koma, estas peças prometem um toque cool, ousado e interessante em cada look, servindo como um statement impossível de ignorar.
Prabal Gurung; Saint Laurent by Anthony Vaccarello
Y/Project
Loewe
Carolina Herrera; Anrealage
Andreas Kronthaler for Vivienne Westwood
Giambattista Valli
Etro; Tove
David Koma
Casablanca
Corporate Core
O mundo do corporate ganha outro encanto quando é acompanhado por looks à altura e, por isso, Jil Sander, Marni, Maison Margiela e Victoria Beckham são alguns dos nomes que garantem que podemos ser implacáveis no trabalho e na Moda. Com linhas e cortes maioritariamente masculino e twists que conferem feminilidade - como golas pronunciadas ou drapeados - a tendência corporate core ganha ainda mais força nesta primavera, mostrando que podemos reinventar as regras corporativas com estilo, personificando o significado de "girl boss". Afinal, para aborrecimento já bastam as folhas de Excel e as reuniões intermináveis.
Tod's; Heliot Emil
The Attico
Lanvin; Louis Vuitton
Maison Margiela; Victoria Beckham
Jil Sander
Ottolinger; Tove
Marni; Uma Wang
Bordeaux
Bordeaux, burgundy, cherry red, Gucci red - podemos dar-lhe o nome que quisermos, mas não podemos ignorar a sua presença. Este não é o Pantone oficial do ano, contrariamente ao peach fuzz, mas teria mil e um motivos para o ser. Se o tom já surgia em todos os feeds de Instagram e micro tendências do TikTok, as passerelles vieram também dar-lhe também o merecido destaque, provando que é uma cor elegante, sofisticada e sensual, que pode e deve estar em todos os closets nesta estação. Sugestões de peças a adicionar à wishlist não faltam, cortesia Gucci (obrigatoriamente), Rokh, Prada, Valentino, The Attico, Versace ou Hermès.Tom Ford; Bottega Veneta
Gucci
Rokh; Prada
Valentino; Saint Laurent by Anthony Vaccarello
The Attico
Altuzarra; Versace
Hermès; Masha Popova
Article
"Quero que as pessoas se apaixonem novamente pela Gucci": Sabato De Sarno partilha os seus planos para a marca da Kering
Read MoreCalções (muito) curtos
A sequela da grande tendência da estação passada, as hot pants, chega agora na sua versão short shorts. Stella McCartney, Paloma Wool, Max Mara e Tom Ford, nesta primavera, refinem o significado de “menos é mais”, porque a estação quente quer-se com “legs for days” - com muitas pernas e pouco tecido. Cintura subida ou descida, em tons neutros ou completamente trabalhados com missangas; todas as versões são válidas e apetecíveis. Só não nos podemos esquecer do creme hidratante e, já agora, do protetor solar. Ah! E se está a ponderar se estes calções são demasiado curtos então o mais provável é que sejam, na verdade, ainda demasiado compridos.Sportmax; Alexander McQueen
Isabel Marant
Ermanno Scervino; KNWLS
Gucci; Ferragamo
Tom Ford
Stella McCartney; Paloma Wool
Max Mara; Aniye Records
Deep V
Se os calções se querem curtos então os decotes, por sua vez, querem-se muito (mesmo muito) longos. O auge da sensualidade, sempre acompanhada de bom gosto, chega a esta primavera pronto para fazer cabeças virarem-se, com decotes altamente pronunciados, os famosos "deep V". Zimmermann, Giambattista Valli, Balmain e Roberto Cavalli dão-nos centenas de razões para querer aderir à moda - das versões mais românticas às assumidamente ousadas.Valentino; Blumarine
Roberto Cavalli
Carolina Herrera; Stella McCartney
MM6; Tom Ford
Balmain
Giambattista Valli; Zimmermann
Andreas Kronthaler for Vivienne Westwood; Di Petsa
Fem Shoes
Não muito altos, não muito gritantes, não muito desportivos e não muito senhoris: os fem shoes - sapatos altamente femininos - são a mistura certa entre jovem, elegante e atrevido. Com um aceno à estética coquette, porém numa versão mais arrojada, estes são os sapatos que não vamos largar por nada nos meses que se aproximam. Com as propostas de Nº21, Christian Dior, Kenzo, Tod's, Givenchy ou Fendi, o mais difícil será, certamente, encontrar espaço no closet para tantos pares.Givenchy; Fendi
Christian Dior
Prada; Balmain
Loewe; Nº21
Carolina Herrera
Altuzarra; Kenzo
Stella McCartney; Tod's
Franjas
É julho, estão 28 graus e não sabemos bem a que horas vamos chegar a casa: é mais ou menos esta a energia que transmite a tendência. Não negamos que pode, eventualmente, lembrar os tempos de ouro do Coachella, mas as franjas chegam agora numa versão mais sofisticada pelas cores, cortes e materiais escolhidos. Movimento, expressão, liberdade e diversão são as quatro palavras de ordem para definir a tendência, uma das mais expressivas da estação quente. Ferragamo, Bottega Veneta, Khaite, Alexander McQueen e Burberry são algumas das maiores casas de Moda que mostram o porquê das franjas serem uma das febres do momento.
Ferragamo; Calcaterra
Bottega Veneta
Prada; Valentino HC
Jil Sander; Khaite
Burberry
Gucci; Feben
Alexander McQueen; Mugler
Sporty
Quem disse que os fatos de treino não pertenciam à passerelle? Bom, talvez não os fatos de treino que usamos no ginásio ou para ficar em casa a ver filmes, mas o vestuário desportivo muito mais sofisticado tem, com toda a certeza, um lugar de destaque nas tendências da estação. Riscas, sais de ténis, polos e casacos desportivos são algumas das peças essenciais para aderir à tendência, que de desleixado não tem absolutamente nada: é uma espécie de Sporty Spice no seu melhor. GCDS, Dries Van Noten, Miu Miu e DSquared2 trazem sugestões.
Miu Miu; DSquared2
Dries Van Noten
Victoria Beckham; Coperni
Mains; GCDS
Louis Vuitton
Mowalola; Moschino
KNWLS; Vaquera
Folhos
Nas saias, nos casacos, nas camisas e nos vestidos: os folhos enchem a primavera e dão-lhe o toque romântico e floral de que esta tanto precisa. Não são exatamente groundbreaking, mas não é por isso que não merecem um lugar na lista das tendências incontornáveis. Em versões minimalistas ou, pelo contrário, que gritam “mais é mais”, prometem encher a vista e as avenidas, com versões de Yohji Yamamoto, Missoni, Moschino, Molly Goddard e Richard Quinn. Para usar e abusar.
Kei Ninomiya; Yohji Yamamoto
Y/Project
Ermanno Scervino; Tom Ford
Molly Goddard; Richard Quinn
Schiaparelli
Yuhan Wang; Missoni
Moschino; Junya Watanabe
Saias transparentes
Com a dose de atrevimento certa, chegam as saias transparentes à primavera. Com versões ousadas e mais arriscadas, ou optando por apostas seguras e menos reveladoras, há dezenas de versões da tendência que podem ser usadas. É necessária uma boa dose de personalidade para usar saias transparentes, mas elas são também a garantia de um visual cool e descontraído, como se nem sequer tivéssemos passado 40 minutos a pensar no look. Acne Studios, Ferrari, Michael Kors Collection, Sacai ou Luar mostram-nos o poder das transparências com propostas que prometem deixar qualquer um de queixo caído.
Givenchy; Acne Studios
Altuzarra
Christian Dior; Nº21
Ferrari; Michael Kors Collection
Peter Do
Luar; 16Arlington
Launchmetrics Spotlight; Vogue Runway
Sacai; Missoni
Most popular
Relacionados
Spotted: as maiores tendências de street style na Semana de Moda de Copenhaga
02 Feb 2024
Chemena Kamali fala sobre a Chloé: Karl, liberdade, Phoebe, empatia e o apelo duradouro dos anos 70
28 Feb 2024