As criações de Faith Ringgold, que combinam Arte e ativismo. Fotografia © Marion Berrin, cortesia Dior
A nona iteração da Dior Lady Art chegou à boutique da maison na capital. O projeto convida 11 artistas a estenderem as suas narrativas visuais a uma das carteiras mais icónicas de todos os tempos.
Poucas carteiras no mundo são capazes de transcender a Moda para se tornarem verdadeiros ícones de Arte e artesanato. A Lady Dior, desenhada em 1995 por Gianfranco Ferré e imortalizada no braço da Princesa Diana, permanece como o derradeiro símbolo de elegância e savoir-faire da maison francesa, e é igualmente a materialização desta proeza. Ao longo dos anos, o distintivo padrão cannage, a silhueta arquitetónica e os seus pendentes não apenas definiram o luxo moderno, mas também inspiraram interpretações criativas que ultrapassam os limites entre a Moda e a Arte. Agora, a coleção Dior Lady Art, uma celebração extraordinária da Arte global, chega a Lisboa pela primeira vez, oferecendo à cidade um vislumbre privilegiado da sua 9ª edição.
Com tons vibrantes e elementos pop, as propostas de Jeffrey Gibson são um reflexo dos códigos artísticos que o distinguem, promovendo o amor.
© Harry Eelman, cortesia Dior
Com a coleção Dior Lady Art, desde 2016, a Dior convida artistas contemporâneos a reinterpretar a icónica carteira, dando-lhe novas vidas através de um processo criativo que funde a sua linguagem única, estética e herança cultural com o design original. Para a nona iteração do projeto, Sara Flores, Jeffrey Gibson, Woo Kukwon, Danielle Mckinney, Duy Anh Nhan Duc, Hayal Pozanti, Faith Ringgold, Vaughn Spann, Anna Weyant, Liang Yuanwei e Huang Yuxing assumem o papel de protagonistas na transformação da peça num símbolo de metamorfose.
A presença da Dior Lady Art em Lisboa é um momento significativo tanto para a Dior como para a própria cidade. A boutique, inaugurada em novembro do ano passado, com os seus interiores luminosos e peças de assinatura Joana Vasconcelos, tornou-se um ponto de referência no coração da cidade e é agora uma das poucas moradas privilegiadas a testemunhar esta fusão de Arte e couture. No número 85 da Avenida da Liberdade, encontram-se algumas das carteiras que integram a coleção Dior Lady Art para exposição e aquisição, começando a mostra com 20 peças distintas.
A Natureza é a musa do trabalho de Duy Anh Nhan Duc, que usa frequentemente plantas nas suas instalações. A sua versão da Lady Dior é feita em pele vegan e inclui acabamentos em metal dourado que realçam a textura dos elementos naturais representados.
© Marion Berrin, cortesia Dior
O projeto é uma celebração de Arte sem fronteiras e também um aceno à essência do verdadeiro luxo, que reside no poder de inspirar, inovar e elevar - um legado exaltado na maison desde o seu início, com a inegável paixão de Monsieur Dior pelo universo artístico na sua totalidade.
Hayal Pozanti centra o seu trabalho artístico na conexão do ser humano com a Natureza, recorrendo a cores vívidas e formas fluidas.
© Joe Perri, cortesia Dior
Most popular
Algo velho, algo novo, algo emprestado e algo azul: um casamento escandinavo com carimbo português
17 Jan 2025
O que acontece se jantar só fruta durante vários dias? Uma nutricionista responde
13 Jan 2025
Relacionados
"Living Beautifully in Paris": a capital da Alta-Costura pelos olhos de Mathilde Favier, Diretora Mundial de Celebridades de Dior Couture
07 Oct 2024
Numa viagem pelas suas melhores memórias festivas, eis os preparativos de Victoria Guerra para uma noite Dior
12 Dec 2024