Lifestyle   Tendências  

A estética das legendas

25 Jul 2018
By Rui Matos

Começaram na sétima arte, evoluíram para o pequeno ecrã e agora começam a invadir as fotografias de Instagram. Será esta a nova tendência da aplicação móvel?

Começaram na sétima arte, evoluíram para o pequeno ecrã e agora começam a invadir as fotografias de Instagram. Será esta a nova tendência da aplicação móvel? Ainda embrionária, já há alguns nomes de peso a proliferá-la - provavelmente, o suficiente para uma iminente adesão em grande escala.

Selena Gomez @selenagomez © Instagram
Selena Gomez @selenagomez © Instagram

Quando se é a personalidade com mais seguidores no Instagram, não há melhor meio de divulgação do que a rede social para anunciar novos projetos. Talvez esse tenha sido o pensamento de Selena Gomez, que recentemente partilhou o teledisco de Back To You, uma das músicas que pertence à banda sonora de 13 Reasons Why. Nos stills que publicou, e que serviram de teasers para o produto final, havia imagens de Gomez acompanhadas de legendas como: “I know I’d go back to you” (“eu sei que voltaria para ti”). 

 

Assim que a cantora norte-americana continuou com a promoção do novo single, começaram a surgir comentários sobre um suposto caso de plágio. Neste caso em particular, para com Sarah Bahbah, uma artista de origem palestiniana, que tem como cunho pessoal a partilha de imagens com legendas nos trabalhos fotográficos que assina. Situações muito instagramáveis são encenadas e Bahbah captura o momento para, posteriormente, inserir diálogos que surgem da sua própria imaginação, ou até mesmo versos de letras de músicas de estrelas pop como Rihanna. 

A italiana Gucci, que tem vindo a colaborar com vários artistas emergentes - muitos deles provenientes de plataformas digitais como o Instagram -, no início de 2018, aventurou-se na reinterpretação da linha Guilty com Gucci Guilty Absolute Pour Femme. Na campanha desta fragrância, o diretor criativoa Alessandro Michele convidou Sarah para dirigir a produção artística, dando assim o mesmo tratamento que dá no seu trabalho, ainda que não tenha sido a primeira vez que marca utiliza as legendas nas suas campanhas: há dois anos, para a estação fria de 2016, Michele e companhia voaram até ao Japão para fotografar as criações daquela estação. Quem captou os momentos foi Glen Luchford que, no tratamento final, adicionou legendas, entre elas: “the beat continues” (“a batida continua”).

Mais recentemente, foi a vez da francesa Dior partilhar a campanha de outono/inverno de 2018. Eis que, a acompanhar as fotografias de Pamela Hanson, aparecem legendas. É seguro dizer que parece haver aqui uma padronização e tentar descobrir quem desencadeou esta tendência é tão, ou mais, complexo do que perceber o que é que surgiu primeiro: o ovo, ou a galinha? As imagens com textos podem ter-se iniciado em vários momentos, entre os quais através da proliferação dos memes (que utilizam texto nas imagens) e o crescimento da indústria audiovisual com legendas (para que se consiga alcançar um maior número de indivíduos). 

Resta agora esperar para perceber se esta é mais uma das tendências de Instagram que está pronta para se massificar.

Rui Matos By Rui Matos

Relacionados


Moda  

Soul and Steel

22 Nov 2024

Moda   Eventos  

Uma viagem em primeira classe para a época festiva com a nova coleção Mango Selection

22 Nov 2024

Guestlist   Tendências  

Eye patches: o segredo para um olhar rejuvenescido

22 Nov 2024

Moda  

Sinfonia de estilo: como o guarda-roupa cria uma identidade musical

21 Nov 2024