Não só vai fazer um favor à sua pele, como fará com que todos os seus pincéis durem muito mais tempo.
© iStock
© iStock
Já arrumou o guarda-roupa? Já leu aquele livro que andava a adiar? Já experimentou receitas novas e não sabe o que fazer mais por casa? Se sim, considere oportuno uma limpeza aos seus pincéis de maquilhagem. Aqueles que disse precisar limpar, mas também os mesmos que adia sempre para o dia seguinte, para a semana seguinte, para o mês seguinte. Quem nunca?
Nós pintamos, contornamos e iluminamos os traços do nosso rosto todos os dias com os pincéis de maquilhagem, porém, nem sempre podemos dizer o mesmo sobre a frequência com que os limpamos. Dar-lhes uma limpeza regular e completa, para que não se acumulem bactérias indesejadas - que podem criar irritações à pele -, é a atividade perfeita para quem anda a adiar os banhos a estes companheiros da maquilhagem.
Recorda-se da última vez que se dedicou verdadeiramente a eles? Existem sempre responsabilidades que adiamos até à última, mas quando se trata da nossa rotina de cuidados com a pele, esta é (mesmo) uma tarefa que não podemos nem devemos ignorar. E se acha que uma pele cuidada resulta apenas dos produtos que utiliza e da sua rotina de Beleza, teria razão, se não existisse este passo tão importante no processo que muitas de nós nos esquecemos.
Para garantir que os seus pincéis permaneçam em perfeitas condições e longe da acumulação de células mortas, óleos e bactérias, sugerimos que aproveite bem estes dias em casa e limpe estes amigos (muitas vezes) esquecidos. Não sabe como? A Vogue explica.
O que o usar para limpar os pincéis
Qualquer pincel (ou beauty blender) que seja utilizado para colocar creme, base, corretor ou sombra de olhos deve ser regularmente lavado, devido ao produto que se vai acumulando nas fibras sintéticas. Existem diversos produtos de limpeza para pincéis de maquilhagem, porém, se optar por não comprar nenhum, o método mais eficaz de limpar os nossos companheiros de maquilhagem requer, segundo vários makeup artists, apenas água e sabonete líquido (de preferência).
Deixe secar os pincéis corretamente
Depois de irem a banhos, é necessário retirar o excesso de água e enxaguá-los numa toalha seca para que não reste grande humidade nos mesmos. Em seguida, enrole as partes de baixo dos pincéis a uma toalha e deixe-os ligeiramente inclinados para baixo (no canto de uma mesa, por exemplo). Deste modo, a água não penetra o interior do pincel e não se corre o risco de danificar o material.
Organize os pincéis
Uma vez que os pincéis estão já prontos para voltarem ao seu lugar, nada melhor do que os organizar de uma maneira que funcione melhor para si. O método de arrumação poderá ser diferente de pessoa para pessoa, no entanto, se tiver um especial cuidado com a maneira com que os organiza, garantimos que o resultado final, assim como a sua rotina de Beleza, permitirá que não volte a cair no caos, perdão, nos mesmos padrões. Portanto, o ideal é mantê-los em organizadores de acrílico transparente (para que os consiga ver melhor) ou, para as mais práticas, em copos de suporte para pincéis.
Procure por pincéis que já tiveram dias melhores
Com o tempo, os pincéis parecem ficar cada vez mais macios e moldados às nossas necessidades, utilização após utilização. No entanto, se observar uma significativa queda de fibras, talvez seja a altura propícia para os substituir. Espreite, na galeria, as nossas sugestões para fazer um upgrade no seu kit de maquilhagem.