Robert Wun Alta-Costura FW24 | Launchmetrics Spotlight
A Vogue Portugal foi ao backstage da coleção de Alta-Costura celebratória do designer.
Atingir o marco de uma década é mais que razão para celebrar na indústria da Moda. Especialmente quando se trata de uma marca independente. Particularmente quando se trata de uma marca independente que se foca quase exclusivamente em Alta-Costura, privada do privilégio de poder vender carteiras em massa. Robert Wun é uma rara história de sucesso. Não que o facto seja uma surpresa, basta olhar para qualquer uma das coleções do designer para entender a razão da sua resiliência. Com uma visão idiossincrática, Wun é um dos nomes mais jovens a ser aceite pela exclusiva The Fédération de la Haute Couture et de la Mode. As suas criações não conquistam apenas a passerelle, os seus looks tornaram-se os momentos mais entusiasmantes da passadeira vermelha. Beyoncé, Lady Gaga, Adele, Cardi B - a lista das suas clientes inclui os maiores nomes da cultura pop.
O sucesso de Wun não se estranha, o designer apela a uma necessidade inegável na indústria da Moda. Fartos de simplicidade e desconstrução, muitos são aqueles que equiparam complexidade à beleza. A associação é natural no caso do designer, as suas criações são refrescos para a sede de glamour. A sua coleção outono/inverno 2024 não é diferente.
Para celebrar o momentâneo aniversário, Wun criou uma coleção inspirada pelo conceito de tempo. Apropriadamente chamada de Time, a coletânea de 25 looks é uma curiosa exploração de como o tempo nos influencia. Desde as memórias do designer a como o guarda-roupa muda com as mudanças meteorológicas - o tempo permeia o ADN da coleção. É exatamente com as estações do ano que o desfile começa, looks sombrios encontram-se repletos de “neve.” Eventualmente a chegada de borboletas trompe-l’oeil quebram o gelo, introduzindo delicadas flores. Seguem-se looks vibrantes que incluem os detalhes mais reconhecíveis de Wun. Bainhas queimadas, layering complexo e pregas arquitetónicas: a coleção é uma introspeção da primeira década da sua marca. O desfile termina com vestidos que apelam a uma divindade cósmica, o último look em específico utiliza um véu meticulosamente imbuído de cristais que nos remete ao céu noturno. Equiparar Moda à arte é por vezes discutível, mas a possibilidade de dúvida dissipa-se ao observar uma coleção do designer: Robert Wun cria verdadeiras obras de arte.
Robert Wun Alta-Costura FW24
Launchmetrics Spotlight
A Vogue Portugal foi ao backstage do desfile do designer para entender as suas inspirações, o seu processo e a sensação de atingir o marco de uma década.
Primeiramente, muitos parabéns pela coleção. Muito obrigado!
O desfile foi uma coletânea complexa de referências. Qual foi o ponto de começo? O nome da coleção é uma referência ao próprio conceito de tempo. Esta coleção marca o nosso 10º aniversário, foi a oportunidade perfeita para uma retrospetiva. O tempo é interessante, pode ser físico, psicológico ou emocional. É interessante pensar como o nosso vestuário interage com o passar do tempo. As nossas roupas mudam à medida que as estações passam. É nessa relação que foquei a primeira parte da coleção. As estações desenrolam-se a partir do inverno e, eventualmente, passo para uma análise da beleza das flores. Também são seres tão afetados pelo tempo, são coisas que nascem para morrer. A parte final da coleção é sobre a minha memória, as borboletas são usadas como uma metáfora.
Robert Wun Alta-Costura FW24
Launchmetrics Spotlight
Porquê a escolha de borboletas? Existe um momento em específico que me ficou na memória. Houve um jogo de ténis onde a Naomi Osaka teve de parar um jogo porque uma borboleta aterrou no seu corpo. Neste momento, onde a natureza faz com que o tempo pare interessa-me bastante.
Robert Wun Alta-Costura FW24
Launchmetrics Spotlight
10 anos é um aniversário importante. Especialmente como uma marca independente, como se sente ao atingir esta meta? Sinto uma gratidão gigante. Não tenho muito tempo para parar e pensar no que isso verdadeiramente é. Tenho de me focar em continuar a nadar. Mas sinto-me emocionado pela quantidade de pessoas que nos apoiaram e que nos continuam a apoiar.
Esta coleção utiliza cor de forma bastante intencional, qual é a sua relação com a cor? Eu amo cor. Acho que é uma ferramenta para contar histórias. Eu nunca sou alguém que utiliza cores como forma de criar um elemento de choque. Não é algo que faça parte de uma decisão de marketing - é o princípio de muitos dos meus looks. É a partir das cores que tudo se desenrola.
Mencionou que as suas memórias pessoais desempenharam um papel importante na construção desta coleção. Há alguma que se destaca? Todos os looks florais são referências a uma experiência com alucinógenos que tive no meio de uma floresta. As intensidades das cores derivam dessa experiência também. É uma sensação mágica: as flores começam a girar, as abelhas acenam, toda a natureza passa a ser consciente. É incrível [Risos].
Robert Wun Alta-Costura FW24
Launchmetrics Spotlight
Most popular
Relacionados
Becoming Karl Lagerfeld | Os bastidores da série numa entrevista com os criadores
15 Jun 2024