Estilo   Pessoas  

Ageless: estilo em qualquer idade

18 Apr 2018
By Rui Matos

A Moda está a dar tempo de antena aqueles que têm a sabedoria de uma vida e um estilo irrepreensível. Há, inclusive, quem lhes chame a próxima geração da indústria.

A Moda está a dar tempo de antena a quem tem a sabedoria de uma vida e um estilo irrepreensível. Há, inclusive, quem lhes chame a próxima geração da indústria. Irónico? Nada.

Anna Von Rueden para a Vogue Portugal (fevereiro de 2018) | Realização de Jan Kralicek |Fotografia de Branislav Simoncik
Anna Von Rueden para a Vogue Portugal (fevereiro de 2018) | Realização de Jan Kralicek |Fotografia de Branislav Simoncik

Nos últimos anos temos assistido a um crescendo de mulheres mais velhas a tomarem conta da indústria da Moda. Protagonizaram campanhas, capas de revista e editoriais de Moda, como foi o caso de Anna Von Rueden no editorial Primeiro dia do resto das nossas vidas para a Vogue Portugal de fevereiro. São it girls, influencers ou bloggers; Vestem Chanel, Vetements, Balenciaga, Saint Laurent, Dolce & Gabbana, Valentino ou J.W. Anderson, e são o epítome da elegância. Uma verdadeira inspiração para as gerações vindouras. 

“Tenho 53 anos e quero ser saudável, ter estilo e ser moderna. Quero ser relevante, mesmo com as minhas rugas. Somos role models importantes para as mulheres mais novas,” afirma Alyson Walsh, jornalista e autora do livro Style Forever: the Grown-up Guide to Looking Fabulous e do blogue That’s Not My Age, em entrevista ao The Guardian.

A seguir as pisadas de Walsh pelos meandros da Moda está Lyn Slater, uma antiga professora da Universidade de Nova York que, aos 61 anos, decidiu fundar Accidental Icon. “Comecei o blogue porque não estava a encontrar uma plataforma digital ou uma revista que oferecesse uma estética urbana, moderna, intelectual e que falasse para mulheres como eu,” escreve Slater, a norte-americana que já protagonizou uma campanha para a espanhola Mango e que afirma ser frequentemente contactada por diferentes marcas para fazer publicações na sua conta de Instagram. 

Se pertence ao clã das mulheres que pensa que envelhecer é um filme de terror, Slater, Jan de Villeneuve ou Maye Musk são a prova do contrário. Através das suas fotografias de Instagram dá para perceber que, muito provavelmente, estas it girls e Greynnaisance, como são apelidadas as modelos com mais de 50 anos, estão a viver a melhor fase da vida delas. 

 

“Gosto mais de ser modelo agora que sou mais velha. É mais apropriado com o meu estado de espírito. Aqui estou eu com as minhas rugas e as pessoas só têm que aceitar isso. Quando era mais jovem, nunca senti que era bonita. Era muito insegura. Hoje em dia sou muito mais feliz. Parei de pintar o cabelo e é bom não ter essa preocupação de manter uma imagem quase impossível. É muito mais fácil envelhecer. Sou como sou,” afirmou Jan de Villeneuve ao New Statesman.

As grandes marcas de luxo como Céline, Lanvin, Calvin Klein e Saint Laurent também já têm no seu currículo campanhas protagonizadas por estas mulheres. Um dos casos mais icónicos dos últimos anos é o de Joan Didion quando, em 2015, foi escolhida para fazer parte da campanha de verão da francesa Céline. Não que fosse necessário uma campanha de luxo para percebermos a genialidade de Didion mas a verdade é que, assim que foi divulgada a fotografia da norte-americana, foi amor à primeira vista. E então, o mundo inteiro voltou a homenagear a escritora que desde os anos 60 nos faz sonhar através das suas estórias. 

Estas são as mulheres de agora, que nos inspiram e dão alento para um futuro promissor onde a idade não passa de um número. Envelhecer nunca soou tão bem. 

Rui Matos By Rui Matos

Relacionados


Moda  

Soul and Steel

22 Nov 2024

Moda   Eventos  

Uma viagem em primeira classe para a época festiva com a nova coleção Mango Selection

22 Nov 2024

Guestlist   Tendências  

Eye patches: o segredo para um olhar rejuvenescido

22 Nov 2024

Moda  

Sinfonia de estilo: como o guarda-roupa cria uma identidade musical

21 Nov 2024