Água Benta procura vir desafiar o papel tradicional da produção e da Moda, questionando o seu excesso e as tradições de um outro tempo que não mais voltará.
Esta colaboração traz o regresso de Ana Beatriz e Maria a casa, tendo como palco principal a reinvenção do traje tradicional português e de tudo aquilo que o representa.
As peças de Constança Entrudo estão expostas num lavadouro Lisboeta local, um tanque municipal onde gerações e gerações de mulheres se dedicaram à lavagem e tratamento das peças de roupa diariamente. Um lavadouro que está prestes a encerrar, uma consequência da crescente gentrificação da cidade de Lisboa.
Mais do que uma homenagem ao espaço e à sua vasta história, este projecto procura também celebrar a tradição e a estética do lavadouro como um espaço onde a durabilidade e essência dos tecidos foi sempre uma prioridade. "Nós acreditamos numa indústria de Moda sustentável, onde a qualidade do tecido, durabilidae e reuso de materiais estão no impulsionar de uma nova era do design", explicam Ana Beatriz e Maria, responsáveis pelo livro Água Benta.
Moda e direcção criativa: Ana Beatriz Alves.Fotografia: Maria Martins.Roupa: Constança Entrudo.Modelo: Pedro Angelino @wearemodels
Conheça o projeto completo e a história por detrás na edição de junho da Vogue Portugal.