Queremos que este espaço seja um aglomerado de mãos amigas que podem ajudar quem quer que não possa sair de casa a aceder a bens de primeira necessidade ou artigos de farmácia necessários.
Às vezes, os piores momentos trazem o pior das pessoas ao de cima. E às vezes não. Às vezes, revelam o que mais há de humano na Humanidade. Como o sentido de comunidade.
E a Vogue quer ajudar a apurá-lo. Depois dos exemplos de Diogo Faro, Moço dos Recados e da conta de Instagram Vizinho Amigo, que se disponibilizaram a dar a mão - metafórica, claro - a quem mais precisa, queremos que este espaço seja um aglomerado de mãos amigas que podem ajudar quem quer que não possa sair de casa (porque faz parte de um grupo de risco, por exemplo), a aceder a bens de primeira necessidade ou artigos de farmácia necessários.
Se está disponível para ajudar, deixe-nos uma mensagem no nosso Instagram com o nome, contacto de preferência e zona em que pode oferecer apoio que incluiremos aqui neste artigo, para que a ajuda chegue a quem precisa.
Da mesma forma, se tiver um negócio que possa ajudar desta mesma forma com entregas em casa - uma mercearia, supermercado ou farmácia, ou entrega de cabazes, entre outros - com capacidade para fazer chegar produtos nestes dias de quarentena, envie-nos também uma mensagem com o nome e tipo de negócio, zona em que opera e contacto preferencial.
Este serviço comunitário é o melhor sentido de comunidade. E a ajuda pode estar à distância de um clique.
Rede Solidária de Lisboa
Compras, entrega de refeições e/ou medicamentos e passeio de animais domésticos, são três das tarefas em que a Rede Solidária de Lisboa, um projeto da Câmara Municipal de Lisboa, vai prestar apoio a todos aqueles que estão impedidos de as realizar. As pessoas disponíveis para realizar estas tarefas solidárias, excluindo, claro, o grupo de risco (idosos, pessoas com deficiências e pessoas suspeitas de Covid-19 e em isolamento domiciliário), podem inscrever-se aqui.
#WeCare, juntos pelo comércio local
A plataforma Too Good To Go, que combate o desperdício alimentar, não quis ficar de braços cruzados e lançou um novo projeto, o #WeCare, que permite que os restaurantes utilizam a app como uma plataforma de takeaway, para que estes estabelecimentos continuem disponíveis para todos. Basta entrar na aplicação e fazer uma pesquisa por We Care para ter acesso a todos os restaurantes aderentes.
Junta de Freguesia do Parque das Nações
Com uma rede de apoio de compras em supermercado e farmácia, a Junta de Freguesia do Parque das Nações disponibilizou um serviço para ajudar quem está nos grupos de risco mais vulneráveis ao Covid-19. Pessoas com mais de 65 anos, com doenças crónicas em quarentena decretada pelas autoridades de saúde ou com um grau de incapacidade superior a 80% podem requer deste serviço. As entregas ao domicílio acontecem entre as 9h30 e as 16h30.
Contactos: 911 877 477 e 918 711 066
Brigadeirando
As lojas na LX Factory podem ter fechado, mas a Brigadeirando disponibiliza os seus bolos por encomenda - com entregas a serem efetuadas nas zonas de Lisboa e Cascais.
Contacto: brigadeirando.pt
Leaf
O restaurante especializado em comida saudável encerrou as suas portas no dia 13 de março, mas continuam a trabalhar para levar refeições a casa. A ementa é publicada semanalmente na conta de Instagram e as entregas acontecem às terças e sextas (na área das Caldas da Rainha e arredores, num raio de 50km).
Contacto: instagram.com/leefyourlife
Maria Biológica
Entrega na sua casa de Cabazes frutas e legumes 100% Biológicos e Permacultura. O pagamento é feito através de transferência bancária ou MBWay, se for em dinheiro terá que ser feito através de um envelope ou saco para que o mínimo de contacto seja evitado.
Contacto: instagram.com/mariabiologica
Junta de Freguesia de Benfica
Foi criado um serviço de entregas ao domicílio de bens essenciais (alimentação e farmácia) aos grupos mais vulneráveis ao vírus. Todos os habitantes da freguesia com mais de 60 anos, doentes crónicos e utentes do atendimento social são abrangidos por este serviço.
Contactos: atendimentosocial@jf-benfica.pt ou 21 712 3003/21 713004. Seg-Sex 09.30-16.00.
Casa da ComidaAqui é possível encomendar refeições congeladas para casa, cabazes familiares e encomendas para empresas - com entregas a decorrer na Grande Lisboa, em Oeiras e Cascais.Contacto: comercial@casadacomida.pt ou 218 115 020.
Comida independente
A mercearia e loja de vinhos está a fazer entregas ao domicílio, incluindo legumes e fruta biológicos diretamente do produtos. A entrega é combinada por telefone (sem custos) e os sacos serão entregues à porta e o pagamento é feito por meios eletrónicos, ou transferência bancária.
Contacto: 213 951 762
Mercearia Criativa
Estão disponíveis entregas de pão, queijos, conservas, ovos, vinhos, bolos, bolachas, chocolates e simpatia. A entrega é combinada por telefone (sem custos) e os sacos serão entregues à porta e o pagamento é feito por meios eletrónicos, ou transferência bancária.
Contacto: 218 485 198
Come Prima e Forno d’Oro
O chef Tanka Sapkota, que detém vários restaurantes em Lisboa (Il Mercato, Come Prima, Forno d’Oro e Casa Nepalesa) disponibiliza o serviço de entregas ao domicilio através dos restaurantes Come Prima e Forno d’Oro. O pagamento pode ser feito por transferência ou em dinheiro na quantia exata.
Contactos: Come Prima: 213902457 | Forno d’Oro: 213879944
Easy Tasty
O serviço de entregas - que funcionava apenas para locais de trabalho - passou também a fazer entregas em casa nas zonas de Lisboa, Amadora, Oeiras e Sintra.
Contacto: easytasty.pt