Lifestyle   Agenda  

Amazing Grace: filme-concerto de Aretha Franklin estreia-se em Portugal

19 Aug 2019
By Mónica Bozinoski

Gravado em 1972, numa igreja em Los Angeles, o arrepiante e eletrificante Amazing Grace de Aretha Franklin vai chegar às salas de cinema portuguesas a 12 de setembro, num filme-concerto daquele que é um dos maiores álbuns gospel de todos os tempos.

Gravado em 1972, numa igreja em Los Angeles, o arrepiante e eletrificante Amazing Grace de Aretha Franklin vai chegar às salas de cinema portuguesas a 12 de setembro, num filme-concerto daquele que é um dos maiores álbuns gospel de todos os tempos.

©D.R.
©D.R.

Foi no dia 16 de agosto de 2018 que o mundo perdeu Aretha Franklin — mas a voz, a presença, o poder e a influência da Rainha do Soul, da cantora que fazia magia em qualquer estilo musical, da diva de todas as divas, continuam vivas em cada canto e cada esquina, para nos relembrar o porquê de Aretha Franklin ser, hoje e sempre, uma das maiores cantoras norte-americanas.

Agora, um ano depois da sua morte, Aretha Franklin vai chegar ao grande ecrã com Amazing Grace, um filme-concerto da gravação do álbum homónimo de 1972, um dos mais vendidos da cantora e um dos mais aclamados e bem sucedidos álbuns de gospel de todos os tempos, no qual ficaram imortalizados temas como Mary, Don't You Weep, Climbing Higher Mountains e, claro, Amazing Grace. 

Gravado durante dois dias do mês de janeiro do mesmo ano, perante a congregação da Igreja do Reverendo James Cleveland, em Los Angeles, o filme-concerto Amazing Grace promete levar o álbum do mesmo nome, já por si verdadeiramente arrepiante e eletrizante, a um novo patamar. "Ela estava ali para um serviço religioso", explicou Sabrina Owens, sobrinha de Aretha Franklin, ao The Guardian. "A forma como ela se conduziu a si mesma naquele momento foi totalmente diferente daquela dos seus concertos pop. Os olhos dela estavam fechados. A cabeça dela estava para trás. Ela estava inteiramente focada em algo maior." 

Originalmente realizado por Sydney Pollack, responsável por longas-metragens como Tootsie, Eyes Wide Shut e Out of Africa, o filme documental foi posteriormente continuado por Alan Elliot depois da morte do realizador, em 2008. Apesar de ter atravessado diversos problemas técnicos e entraves devido à falta de autorizações, Amazing Grace acabou por ver a luz do dia em novembro de 2018, data em que se estreou no festival DOC NYC, em Nova Iorque. Depois de ter sido exibido em diversas salas de cinema nos Estados Unidos da América, na Irlanda, no Reino Unido, na Austrália e em França, o projeto está finalmente (e, felizmente) pronto para aterrar em Portugal a 12 de setembro.

Mónica Bozinoski By Mónica Bozinoski

Relacionados


Moda  

Soul and Steel

22 Nov 2024

Moda   Eventos  

Uma viagem em primeira classe para a época festiva com a nova coleção Mango Selection

22 Nov 2024

Guestlist   Tendências  

Eye patches: o segredo para um olhar rejuvenescido

22 Nov 2024

Moda  

Sinfonia de estilo: como o guarda-roupa cria uma identidade musical

21 Nov 2024