Stella Maxwell para Melissa Odabash
A Vogue Portugal viajou até às Canárias para conhecer propostas de swimwear irresistíveis que ganharam palco nesta edição da Gran Canaria Swim Week.
Sabemos que, ao olhar pela janela, o tempo lá fora não será convidativo a pensar em fatos de banho - o mindest de verão terminou e, agora, sonhamos apenas com sábados de sofá e bebidas quentes. Contudo, é sempre verão em alguma parte do mundo e na Gran Canária há (quase) 365 dias de sol por ano. Da ilha, chegaram as derradeiras inspirações de swimwear e, mesmo que em breve não tenhamos dias de praia à nossa espera, vale a pena ter em mente 5 designers que se destacaram na Gran Canaria Swim Week e que, por isso, terão lugar cativo no guarda-roupa do próximo verão.
Esta iniciativa está ao abrigo da Gran Canaria Moda Cálida - um programa de ação do setor têxtil da Moda criado e promovido pelo Departamento de Indústria, Comércio e Artesanato do Cabildo da Gran Canária - e perceciona a Moda como um setor com uma infinitude de possibilidades e enorme capacidade de expansão. Assim, apresenta-se como um hub que valoriza designers e projetos nacionais e internacionais que dinamizam o setor têxil e fortalecem a indústria da região. A Gran Canaria Swim Week by Moda Cálida (GCSW) - que se realiza em outubro e é o evento principal de swimwear na Europa - é a maior referência do projeto e uma parte crucial sua da identidade, como conta Minerva Alonso, responsável por dar vida e coordenar esta iniciativa. Na verdade, a Moda é o ponto que liga a ilha e o resto do mundo, enaltecendo talentos emergentes e estabelecidos e apoiando os seus projetos para que o swimwear - uma parte tão vincada no ADN da região - possa partir da ilha para o mundo.
Pela primeira vez na história da GCSW, designers norte-americanos apresentaram as suas coleções graças a uma parceria com o Council of Fashion Designers of America (CFDA), uma das entidades mais importantes no mundo da Moda. Alejandra Alonso Rojas e Cynthia Rowley foram os nomes eleitos para representar os Estados Unidos, aumentando assim a visibilidade do evento no país. Já a top model Stella Maxwell foi nomeada embaixadora desta edição do evento, desfilando para nomes como Melissa Odabash, Aurelia Gil e Carlos Sanjuan.
Victoria Cimadevilla
O prémio de Melhor Coleção foi atribuído a Victoria Cimadevilla com Flor del Desierto, uma coleção que celebra a força e a resiliência femininas. O troféu para a Melhor Coleção Sustentável foi ganho pela Econaked pelo uso de materiais responsáveis e práticas ecológicas que protegem o oceano. Chacho Svnrs ganhou o prémio para a Melhor Coleção Emergente com Chacholand.
Pela Gran Canaria Swim Week passaram dezenas de designers com propostas que não só se mostraram criativas, mas também capazes de ir além do esperado. Estes fizeram emergir looks que são um sonho de um dia de praia e vão muito além de biquínis de duas peças. Eis os 5 nomes a ter em conta.
Alexandra Miró
Melissa Odabash
Foi em 1999 que Melissa Odabash lançou a marca homónima e rapidamente se estabeleceu como um nome que evoca desejo e sofisticação, aludindo a um estilo de vida luxuoso. Após mais de 20 anos na indústria, é conhecida pelo seu saber-fazer, orgulhando-se de usar tecidos de qualidade superior. Nesta edição da mostra de Moda, a designer apresentou uma coleção que se iniciou com o esplendor do animal print, surgindo este representado em biquínis de diversas silhuetas, fatos de banho, saias e vestidos. As propostas seguintes mantiveram-se em tons sólidos maioritariamente, com cortes femininos e muito favorecedores. O desfile encerrou com coordenados brancos com estampados de corais em tons azuis claros, mostrando opções de saída de praia inegavelmente elegantes e que podem facilmente ser usadas durante todo o verão - mesmo que a praia não esteja nos planos.
Palmas
É a pop art dos anos 70 e a arte geométrica imbuída com um toque de futurismo a grande influência das peças que Palmas apresentou na GCSW. Com estampados e elementos geométricos e minimalistas, Pedro Palmas - o visionário por detrás da marca - propõe uma coleção onde brilham fatos de banho, biquínis e roupa de praia (e não só) em tecidos em lycra e chiffon. A paleta de cores escolhida manteve-se neutra, oscilando entre tons como amarelo torrado, verde escuro e castanho e os contrastes foram valorizados, como observado em propostas onde os Pantones brancos, pretos e encarnados sobressaíram. Os designs destacaram-se também graças aos recortes inesperados e foram ainda complementados por aplicações e acessórios dourados que elevaram os looks, conferindo elegância e sofisticação - quem disse que as joias XXL não têm lugar também na praia?
Cynthia Rowley
Cynthia Rowley começou a carreira após se ter mudado para Nova Iorque, onde fundou a marca homónima que já lhe valeu, inclusivamente, um CFDA Award. A sua estética é altamente focada num sentido de aventura onde o surf tem destaque e num estilo de vida idílico que vem acompanhado de propostas de Moda elevadas que fazem coexistir o luxo e e a descontração. A marca guia-se pela filosofia de que a Moda deve ser uma aventura e, por isso mesmo, a designer propôs-se a correr riscos na passerelle que resultaram na perfeição. Na apresentação encontrámos looks de praia apetecíveis em tons metalizados, com bordados, padrões, flores e transparências e que deram à coleção uma enorme diversidade de opções mas que funcionaram em equilíbrio. Observámos também algumas tendências recorrentes neste desfile, como o uso de elementos utilitários, como visto na saia cargo, ou hot pants - uma das modas mais gritantes dos últimos tempos. A sustentabilidade desempenha ainda um papel importante no processo de produção de Cynthia Rowley e, por isso, são produzidas quantidades limitadas de cada peça para evitar o excesso de stock, sendo os fatos de mergulho e de banho produzidos com materiais reciclados e tecnologia ecológica para um impacto reduzido.
Carlos Sanjuan
Carlos San Juan é apaixonado pela sua ilha e o seu universo criativo gira, precisamente, em torno de uma realidade centrada na praia, na luz, na cor e na sensualidade. Pensada para mulheres que valorizam a sofisticação e distinção, a coleção apresentada na Gran Canaria Swim Week é um passaporte direto para dias e noites passados em lugares de praia exclusivos. Para o criador, cada peça de vestuário é uma obra de arte que deve envolver e celebrar o corpo feminino e, desse modo, realçar a sua beleza e sensualidade de uma forma natural. Com recurso a tecidos que criam danças subtis entre as transparências e opacidades, Carlos Sanjuan optou por deixar brilhar um rol de cores inspirado na riqueza do oceano - com tons como safira, turquesa e coral - realçando assim a pele morena e beijada pelo sol. Como retoque final, optou ainda por ostentar joias douradas que maximizam este efeito. A marca é uma excelente aposta para quem procura silhuetas de swimwear diversificadas - algumas mais modernas e outras inegavelmente arrojadas - e saídas de praia que completam na perfeição os biquínis e fatos de banho escolhidos.
Most popular
Relacionados
Margarida Corceiro revela os seus segredos para uma pele saudável pós-verão | Beauty Confessions
19 Sep 2024