Cortesia de The Good Store
O guia da Vogue para as melhores lojas vintage em Berlim faz parte da nossa coletânea das melhores lojas vintage de todo o mundo, com a curadoria de editores de todo o globo. Quer esteja a viajar e à procura de algumas lojas fantásticas para visitar durante a sua estadia, ou esteja curiosa sobre os baús de tesouros vintage locais, a compilação da Vogue tem tudo o que precisa.
Poucas cidades têm as camadas de história de Berlim. É um destino procurado pela sua cultura e contracultura, mas é também um viveiro de vintage - com lojas repletas de peças vintage extremamente cobiçadas dos anos 2000 e 90 que deixam os nostálgicos do Y2K em alvoroço. Em Berlim, a onda vintage é levada a sério, com algumas lojas (como a Endyma) a funcionar apenas por marcação e sem endereço público - quem sabe, sabe. Depois, há a Pinneapple Gallery, que entrou na lista da GQ das 100 melhores lojas vintage do mundo - um feito e tanto - e lojas como a Wsiura, que é tão Berlim com B maiúsculo quanto possível, com um baloiço sexual na cave da sua loja.
Mas nem todos são artigos para passar pelo segurança do Berghain; há também uma cena vintage centrada na Moda e nos têxteis anteriores à década de 1960, se souber onde procurar. Para ajudar, apresentamos-lhe o guia da Vogue sobre o melhor vintage de Berlim, elaborado com a ajuda dos nossos editores da Vogue Alemanha.
Endyma
Cortesia de Endyma
Como é que a Endyma descreve as suas ofertas? "Vintage obsessivamente específico". Venha aqui quando estiver à procura de verdadeiras peças de colecionador ou navegue pela maior coleção Helmut Lang do mundo, como a Endyma orgulhosamente anuncia. Fundada por Michael Kardamakis em 2014, a loja apresenta-se como uma parte arquivo histórico de vestuário, parte empreendimento de pesquisa, parte loja. Marque uma visita antes de ir até lá - a Endyma é sinónimo de negócios!
Sing Black Bird
Cortesia de Sing Blackbird
Quem procura a roupa perfeita para uma saída noturna em Berlim deve dirigir-se à Sing Black Bird. Inaugurada em Neukölln em 2009, esta loja vintage faz a curadoria de peças em segunda mão que evocam os dias de glória dos anos 90 e do Y2K. Pense em calças de ganga rasgadas e muito Jean Paul Gaultier.
Morada: Sanderstraße 11, 12047 Berlin.
Neuzwei
Cortesia de Neuzwei
Localizada no bairro de Berlin-Neukölln, a concept store Neuzwei foi fundada em 2016 por Barbara Molnar e oferece uma seleção cuidadosamente pensada de peças vintage e em segunda mão. Quer seja um devoto de Junya Watanabe ou um amante de Jean Paul Gaultier, há algo para todos. A seleção está organizada por cores e, embora a loja esteja aberta de quinta a sábado, a maioria das suas peças pode ser comprada online 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Morada: Weserstr. 53, 12045 Berlin.
Pineapple Factory Gallery
Cortesia de Pineapple Factory Gallery
C. Sauerland
Com galeria no nome da loja, pode esperar um pouco de espetáculo quando se trata do inventário da Pineapple Factory Gallery. Por cima, cadeiras Thonet em madeira de bentwood vintage pairam e o calçado é exposto em degraus. Para além das peças de arquivo Comme des Garçons e Jean Paul Gaultier que estão à venda, os amantes do design também podem comprar artigos de colecionador de design de interiores. Esta é uma loja para aqueles que marcham ao seu próprio ritmo, por isso, naturalmente, não mantêm um horário de funcionamento consistente. De acordo com a biografia da loja no Instagram: "Nós não seguimos o horário do google, por isso enviem uma DM".
Morada: Gormannstraße 23, 10119 Berlim.
The Good Store
Cortesia de The Good Store
Inaugurada em 2014, a The Good Store está repleta de peças em segunda mão de "designers de designers" como Jil Sander e Dries Van Noten. Mas a loja de consignação (que está sempre a aceitar doações) não se limita a peças estritamente em segunda mão. A Good Store também apoia marcas de joalharia de Berlim, como Kiki Dieterle, YCCIJ e Oni Studio, a sua própria coleção interna de Good Jewelry.
Morada: Pannierstrasse 31, 12047 Berlin.
Wsiura Berlin and Wsiura Lite
Cortesia de Wsiura Lite
Localizada entre os bairros de Neukölln e Kreuzberg, a Wsiura é o mais "berlinense" possível (há um sex swing na cave da sua localização original - e a segunda, Wsiura Lite, também fica em Berlim). Fundada por dois criativos polacos baseados em Berlim, Grzegorz Matląg e Dawid Mayser, o nome da loja em polaco é irónico - significa uma mulher rude e mal vestida. Dirija-se aqui para uma seleção fantástica de artigos vintage de Thierry Mugler, Versace e Jil Sander, Margiela (Linha 10) e muito mais.
Morada: Sanderstraße 22, 12047 Berlim.
Ironic Gallery
Cortesia de Ironic Gallery
Sediada em Neukölln, a Ironic Gallery é uma loja que oferece vintage a sério, mas que não se leva demasiado a sério. Uma seleção dos seus produtos pode ser encontrada online no separador "Catálogo" - procure calças de ganga Dior by John Galliano com graffiti, vestidos de crochet Christian Lacroix e malas de viagem reminiscentes dos anos 50. Dirija-se à loja para encontrar achados prontos para a discoteca e uma seleção de livros e revistas de arte.
Morada: Flughafenstraße 24, 12053 Berlin
Spitze
Cortesia de Spitze
Se anda à procura de antiguidades e vintage, a Sptize é a instituição berlinense que tem de conhecer. Não vai encontrar aqui roupa pronta para o Berghain - as ofertas vintage da Spitze param por volta de 1960 e começam nos anos 1960. O que vai encontrar são vestidos de renda vitorianos, vestidos de cintura subida dos anos 40 e tudo o que está pelo meio. Para além disso, há tecidos para os fãs da história da Moda admirarem. Inaugurada em 1985, a loja foi adquirida por Katharina Göres em 2020.
Morada: Suarezstraße 53, Charlottenburg.
Juno Juno Shop
Cortesia de Juno Juno
Inaugurada em 2018 pela vocalista da dupla musical em ascensão Juno Francis, a loja foi um sucesso tão grande que, desde então, abriu uma segunda localização em Gotemburgo, na Suécia, e tornou-se o trabalho a tempo inteiro de Francis. Na loja original, em Neukölln, os visitantes podem esperar peças como vestidos de quimono Kenzo raros, vestidos maxi Roberto Cavalli de cortar a respiração e calças de ganga Moschino com tachas. Segundo Francis, é onde "os gatos mais cool da cidade" fazem as suas compras.
Morada: Weserstr. 165, 12045 Berlim.
Traduzido do original, aqui.