Cortesia de Madame Pauline Vinatge
O guia da Vogue para as melhores lojas vintage em Milão faz parte da nossa coletânea das melhores lojas vintage de todo o mundo, com a curadoria de editores de todo o globo. Quer esteja a viajar e à procura de algumas lojas fantásticas para visitar durante a sua estadia, ou esteja curiosa sobre os baús de tesouros vintage locais, a compilação da Vogue tem tudo o que precisa.
O vintage vive fora do universo da Moda - existe para além das tendências. Pode representar um desejo de renovação, a conversão do velho em novo e, mais poeticamente, a realização de devaneios adolescentes. Não há maior satisfação do que comprar a peça de vestuário ou o acessório cobiçado nos anos de pré-adolescência passados a folhear revistas. Mas onde é que o melhor vintage vive realmente? Nas capitais da Moda, claro.
Milão é agora um foco de atividade vintage. Escondidas em pitorescos cartões postais urbanos, atrás da Piazza Castello, ou a um passo das Colunas de San Lorenzo, as boutiques vintage de Milão são um destino obrigatório para quem vive a Moda em Milão. Para restringir os destaques vintage da cidade, reunimos o guia da Vogue para o melhor vintage de Milão, com a ajuda dos nossos editores da Vogue italiana.
Madame Pauline Vintage
Madame Pauline Vintage
@madamepaulinevintage
Encontrará tesouros nas maravilhas cavernosas de Madame Pauline Vintage, um destino para os amantes do vintage e colecionadores de artigos retro irreverentes. Atraindo todas as gerações com as suas ofertas, a boutique é um endereço de visita obrigatória tanto para socialites e It girls como para senhoras impecáveis de estilo milanês - sabe como é: cabelo prateado, alfinete ao peito e mala de herança no pulso. Com ofertas cuidadosamente seleccionadas, a loja também cria coleções personalizadas, incluindo Bandana, uma das favoritas entre as frequentadoras mais queridas da Madame.
Morada: Foro Buonaparte 74, 20121 Milão.
Cavalli e Nastri Vintage
Cavalli e Nastri Vintage
@cavallienastri
Uma instituição para as guloseimas vintage e com os seus tecidos de arquivo, cores e inspirações, a Cavalli e Nastri é uma das lojas vintage mais famosas de Milão. A loja é como uma visita guiada à história da Moda, desde os chapéus de 1920 à la Louise Brooks, passando pelas saias Corolle das empregadas domésticas dos anos 50, até Versace dos anos 90, descaradamente glamorosa. Uma Meca para designers e stylists, a boutique tem a intimidade que se espera de uma sala de chá com a sua música suave, formas e cores.
Morada: Via Gian Giacomo Mora, 3, 20123 Milão.
Franco Jacassi Vintage Delirium
Vintage Delirium Franco Jacassi
@vintage_delirium
Situada num pátio na parte velha de Milão e decorada com mobiliário de época, a Vintage Delirium de Franco Jacassi abriu em 1985 e, desde então, comporta uma das mais extensas colções de roupa vintage do mundo. Além disso, é também um tesouro para os investigadores de Moda com a sua considerável seleção de tecidos de Alta-Costura e vintage; a boutique apresenta uma fantástica coleção de botões com mais de 50 mil modelos, bem como um verdadeiro arquivo de revistas, fivelas, aplicações antigas e muito mais.
Morada: Via Giuseppe Sacchi, 3, 20121 Milan.
Vincent Vintage Bijoux
Cortesia de Vincent Vintage Bijoux
Alberto Degano
O gabinete de curiosidades pessoal de Manuel Menini, Vincent Vintage Bijoux, em Porta Venezia, possui uma coleção interminável de joias e bijuterias vintage, com um foco particular no período georgiano. Uma paragem ideal para os aficionados por joias, a boutique sabe como surpreender com as suas exibições teatrais que dão vida a cada peça. Para os nostálgicos da Idade de Ouro da joalharia, a loja é o local ideal para os estilos britânico e do século XIX.
Morada: Via Lazzaro Spallanzani, 11, 20129 Milão, tel. 3389743349.
Groupies
Groupies
@groupiesvintage
Um destino para todos aqueles (de qualquer idade!) na sua fase de rebeldia adolescente; Groupies é o paraíso dos inconformados. A loja centra-se no street style, com ênfase nos anos 1990 e 2000. Entre camisas de manga curta estampadas e bijuteria em PVC saída dos nossos sonhos de manga de infância, é o local perfeito para se entregar a compras divertidas.
Morada: Via Gian Giacomo Mora, 7, 20123 Milan.
PWC Milano
PWC Milano
@pwcmilano
Escondida numa rua lateral da Piazza XXIV Maggio, a PWC Milano é o local ideal para os club kids de Milão e não só. O sortido da boutique é consistente mas não previsível, oferecendo ao seu círculo de clientes fiéis tanto o vestido de seda inspirado em Cher Horowitz como os estampados tie-dye para usar com botas pretas de plataforma em pele envernizada. A pièce de résistance é a estação de acessórios, onde as toucas de veludo ao estilo da Regência e os alfinetes de tecido são comercializados juntamente com um visual totalmente em pele.
Morada: Via Pietro Custodi, 12, 20136 Milão.
Lipstick Vintage
Lipstick Vintage Milano
@lipstickvintage_milano
Situada algures entre o passado e o presente no Corso Garibaldi, a Lipstick Vintage tem uma seleção extravagante de criações de pronto-a-vestir e acessórios intermináveis. O seu vasto leque de produtos destina-se a todos, desde os românticos inconsoláveis até aos minimalistas que se recusam a usar cores. A boutique oferece às suas clientes musas da elegância, desde a Mona Lisa a Cate Blanchett, e sugestões para imitar o seu estilo.
Morada: Corso Garibaldi, 79, 20121 Milan.
Bivio
Bivio Milano
@bivio_milano
Muito mais do que uma loja vintage, na Bivio pode comprar e vender as suas peças de marca. Os compradores da loja compram exclusivamente a particulares, selecionando as peças uma a uma e oferecendo ao vendedor a dupla opção de receber dinheiro ou um cupão para gastar na boutique - o que não seria difícil de fazer.
Morada: Via Gian Giacomo Mora 4, 20123 Milão.
20134Lambrate
20134Lambrate
@20134lambrate_vintage
A dois passos do centro de arte e design da Via Ventura, a 20134Lambrate encontrou a sua casa debaixo de um letreiro de barbearia dos anos 40. É o endereço a conhecer se o seu guarda-roupa tende a misturar épocas; no interior, as peças de vestuário do século XX são mostradas num manequim adornado com acessórios dos anos 1980. E uma vez que os amantes da Moda tendem a adorar a beleza em todas as suas formas, há uma seleção de mobiliário e acessórios cheios de cor, como candeeiros, cadeiras, vasos e espelhos.
Morada: Via Conte Rosso, 22, 20134 Milão.
Lo Specchio Di Alice
Lo Specchio Di Alice
@lo_specchio_di_alice
Embora tenha sido inaugurado nos anos 90, entrar no Lo Specchio di Alice não é muito diferente de entrar no espelho de Lewis Carroll - só que, aqui, está num mundo onde os anos 60 nunca acabaram. Os compradores vão encontrar memorabilia do passado, desde cintos Cherokee a bomber jackets pintados à mão, desde sapatos de dança a botas biker. É um espaço para verdadeiros exploradores - os clientes podem passar horas à procura da compra perfeita entre centenas e centenas de ofertas.
Morada: Corso di Porta Ticinese, 64, 20123 Milão.
Humana Vintage Milan
Humana Italy
@humanavintageitalia
A Humana (que também pode ser encontrada online) vê o vintage como uma forma de viver de modo sustentável, mas a loja faz muito mais do que oferecer roupa em segunda mão - a Humana é, de facto, uma organização humanitária fundada em 1998 que através da venda da sua roupa em segunda mão apoia projetos de educação, agricultura sustentável, proteção da saúde e desenvolvimento comunitário em Itália e não só. As lojas estão repletas de roupa, acessórios, joias e artigos de Moda italiana dos anos 60 até aos dias de hoje.
Morada: Via Cappellari, 3, 20123 Milan.
Sous Vintage Shop
Sous Vintage Shop
@sousvintageshop
Inaugurada em 2010 e situada no bairro de Navigli, a Sous Vintage eleva o conceito de segunda mão a um novo patamar, oferecendo não só roupas e acessórios usados, mas também coleções e eventos de jovens criativos indie que reciclam tecidos e materiais descartados para criar algo novo. A loja foi criada por Eva Fiorucci e Carolina Ferrari.
Morada: Alzaia Naviglio Pavese, 52, 20143 Milão.
Traduzido do original, aqui.