“Juntos somos mais fortes” seria o slogan de uma marca que é, acima de tudo, um coletivo. Um coletivo de pessoas, de ideias, de inovações. Um coletivo do agora. Um coletivo chamado Awaytomars.
“Juntos somos mais fortes” seria o slogan de uma marca que é, acima de tudo, um coletivo. Um coletivo de pessoas, de ideias, de inovações. Um coletivo do agora. Um coletivo chamado Awaytomars.
Alfredo Orobio, fundador e CEO da Awaytomars ©Awaytomars.com
Alfredo Orobio, fundador e CEO da Awaytomars ©Awaytomars.com
Tudo começou na pós-graduação de Cultura e Tendências da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, mais precisamente durante o trabalho de conclusão do curso. A ideia por detrás do projeto de Alfredo Orobio era descobrir como é que o avanço dos media sociais podia influenciar a distribuição de informação criativa entre pessoas de diferentes culturas. “Após a realização da pesquisa, descobri que as pessoas estavam a utilizar plataformas como Facebook, Instagram, Pinterest, para compartilhar as suas ideias criativas com outras pessoas”, explica Orobio à Vogue. “O mais interessante deste processo é que existia um engagement crescente de comentários, feedbacks e sugestões de melhorias, mas toda essa informação criativa acabava por ficar perdida e esquecida na rede.”
Com este conhecimento debaixo da manga, Alfredo Orobio foi da teoria para a prática. “Como proposta de projeto, propusemos um ambiente online próprio, onde as pessoas do mundo todo pudessem compartilhar suas ideias, dar sugestões umas às outras e trabalhar em conjunto para criar produtos de Moda de forma inovadora e colaborativa.” E foi assim que, da teoria para a prática, nasceu a Awaytomars, a primeira marca a criar Moda através de uma comunidade internacional de talentos criativos, incentivando assim a partilha de ideias e a integração entre diferentes culturas.
“Lançamos a plataforma-teste em março de 2015, como parte da plataforma LAB da ModaLisboa, que desde então tem sido nossa casa para experimentação e desenvolvimento de marca”, explica o fundador e CEO. “A participação na ModaLisboa foi o grande divisor de águas da Awaytomars, tanto pela plataforma de desfile como pela exposição internacional com grandes nomes do jornalismo. Foi na ModaLisboa, em 2017, que tivemos a honra que conhecer a Suzy Menkes, que mais tarde nos convidaria para fazer um keynote speech na sua conferência internacional, ao lado de nomes como Maria Grazia Chiuri, Antonie Arnault, Christian Louboutin, entre outros.”
“Nunca pensei em desistir da Moda.”
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