Lifestyle  

Há um mês que bebo chá verde em vez de café: eis o que torna esta mudança tão saudável

24 Mar 2025
By Maria Goldbach

Maria Klaumann fotografada por Élio Nogueira, com styling de Loizos Sofokleous e maquilhagem de Jessica Carvalho para o Mother Nature Issue da Vogue Portugal, publicado em maio de 2024.

A autora Maria Goldbach deixou de beber café durante um mês e passou a beber chá verde. Eis 7 razões pelas quais o chá verde é mais saudável do que o café.

A minha rotina matinal é sagrada para mim. Levantar-me, tomar banho, tratar da pele, lavar os dentes, tomar suplementos, maquilhar-me, vestir-me, ir para o escritório. Mas a rotina não acaba aí, pelo contrário – a minha parte preferida do dia é na minha secretária: a primeira bebida quente. E sim, digo bebida quente porque mudei para esta categoria há cerca de um mês. Costumava ir diretamente para a máquina de café e beber o meu café expresso ou com leite de soja (o mais importante era que estivesse bem quente). Mas agora a chaleira é o meu novo destino, porque há um mês que estou a beber chá verde em vez de café.

7 razões pelas quais o chá verde é mais saudável do que o café

Nunca fui a típica “viciada em café”, mas duas a três chávenas já faziam parte do meu dia a dia. A primeira de manhã, a segunda depois do almoço e outra à tarde, se necessário. Não era um consumo excecionalmente elevado, mas fazia-me sentir alerta, porém também inquieta e um pouco trémula. Tinha lido muitas vezes nas redes sociais e na Internet que o chá verde era a alternativa mais saudável ao café, e a minha pesquisa revelou uma lista completa de benefícios que me encorajaram a dar início a esta minha nova experiência.

1. L-teanina para relaxamento e concentração

O chá verde contém L-teanina, um aminoácido que tem um efeito calmante, ao mesmo tempo que pode aumentar a concentração. Em combinação com a cafeína, a L-teanina promove uma mente relaxada mas alerta – ideal para um ritmo de trabalho concentrado.

2. Teor ligeiro de cafeína

Uma chávena de chá verde contém geralmente menos cafeína do que uma chávena de café. Dependendo da variedade, o chá verde contém 20 a 50 mg de cafeína, enquanto o café contém 80 a 120 mg por chávena. Além disso, a cafeína do chá verde é libertada muito mais lentamente do que a do café, pois está ligada à L-teanina. Por conseguinte, o efeito estimulante demora um pouco mais a fazer-se sentir, mas também é mais duradouro. O resultado é um aumento de energia suave e duradouro – sem o típico crash do café.

3. Menos ácido – mais saudável para o estômago

Como o café é mais ácido, pode causar irritação no estômago, ou até azia. O chá verde é geralmente mais suave para o estômago e tem menos probabilidade de causar problemas digestivos.

4. Mais antioxidantes – bom para a sua saúde

Ao contrário do chá preto, o chá verde não é fermentado e, por isso, contém antioxidantes naturais, especialmente catequinas, que têm um efeito anti-inflamatório, apoiam a saúde das células e reforçam o sistema imunitário. O chá verde também ultrapassa o teor de antioxidantes do café, que é normalmente torrado.

5. Bom para o coração

Alguns estudos mostram que o chá verde tem um efeito positivo no coração. As evidências sugerem que o consumo regular pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares, uma vez que os antioxidantes reduzem a inflamação, o que por sua vez pode levar a muitas doenças crónicas e também a alguns tipos de cancro.

6. Estimula o metabolismo

O chá verde estimula o metabolismo e pode aumentar o metabolismo energético. Estudos indicam que a combinação de cafeína e catequinas no chá verde pode ter um efeito redutor na digestão de gorduras e na absorção de gorduras no estômago e nos intestinos.

7. Menos tremores ou nervosismo

Algumas pessoas reagem ao café com nervosismo, tremores ou coração acelerado. Como a cafeína do chá verde é libertada mais lentamente, estes efeitos secundários são menos comuns.

O teste: bebi chá verde em vez de café durante um mês

O que me ajudou a iniciar a minha experiência foi o facto de eu gostar geralmente de chá verde – nem toda a gente gosta. Especialmente nos primeiros dias, ainda sentia falta do sabor mais intenso do café, que me fazia sempre pensar “estás prestes a acordar”. Mas, ao fim de uma semana, habituei-me à minha nova bebida quente e bebi as minhas três chávenas por dia.

A primeira coisa que notei é que os meus níveis de energia parecem mais “equilibrados”. Não tenho um impulso súbito de manhã – olá, bom dia! – mas o crash da tarde também é muito menos pronunciado. Também não tenho problemas em adormecer à noite (normalmente tomo a minha última chávena de chá por volta das 16 horas). Quando bebia café à noite, por vezes tinha dificuldade em adormecer.

O que também noto é que tolero melhor o chá verde. Como gosto de tomar uma bebida antes de comer, o meu café matinal já me provocou azia em algumas ocasiões - com o chá verde isso não acontece. A lista de efeitos positivos continua, sinto-me menos trémula e consigo concentrar-me melhor ao longo do dia. De facto, também tenho a sensação de que o meu apetite voraz, que aparece sempre o mais tardar à tarde, diminuiu e, por isso, não estou constantemente a pensar no próximo lanche.

A minha conclusão após um mês com chá verde

Após um mês, posso dizer que sou fã do chá verde. Em conjunto, todos estes fatores fazem com que me sinta mais equilibrada, relaxada e, ao mesmo tempo, alerta. Já não consigo imaginar a minha rotina sem chá verde. Durante a semana, limito-me ao chá verde em saqueta, mas quando tenho um pouco mais de tempo, fico feliz por beber um matcha latte com leite de soja. Apesar de ter desistido completamente do café no primeiro mês, continuarei a tomar um café de vez em quando no futuro, se me apetecer. Afinal de contas, o importante é divertirmo-nos – e para mim, uma chávena de café ainda faz parte da rotina de domingo.

Traduzido do original, disponível aqui.

Maria Goldbach By Maria Goldbach

Relacionados


Lifestyle  

Produtividade tóxica: como desconectar sem ficar com a consciência pesada

27 Jan 2025

Beleza  

Good hair, great day: a psicologia do cabelo perfeito

21 Mar 2025

Beleza  

Cortisol, com “c” de catástrofe: uma espécie de droga moderna

22 Jan 2025

Beleza   Guestlist  

Eis como prevenir a queda de cabelo sazonal

18 Nov 2024