Beleza   Compras  

Beleza sem lixo: um guia de compras sustentável

23 Jun 2021
By Joana Rodrigues

Praticamente tudo o que compramos vem numa embalagem de plástico, parece que não temos outra opção. Mas isso não é verdade, e estamos aqui para o provar.

Praticamente tudo o que compramos vem numa embalagem de plástico, parece que não temos outra opção. Mas isso não é verdade, e estamos aqui para o provar.

© Istock images
© Istock images

Em 2019, um estudo revelou que apenas 9% do plástico é reciclado. A equipa liderada por Jenna Jambeck anunciou que 79% de todo o plástico alguma vez produzido - que, na altura, eram 8,3 biliões de toneladas - esteja numa lixeira, ou nos oceanos. A mesma equipa estima que, em 2016, 11% do lixo produzido durante o ano tenha acabado no mar, o que corresponde a cerca de 23 milhões de toneladas.

Parece que reciclar já não é suficiente – cada vez mais surgem alternativas ao plástico e formas de o reaproveitar. Mas pode ser difícil encontrar onde comprar determinados produtos que sejam vendidos com o compromisso de proteger o planeta da poluição. No que toca a produtos de beleza e higiene, são poucas as opções disponíveis na maioria das superfícies de venda. Por isso, fomos pedir algumas sugestões a Anna Masiello (ou, como é conhecida no Instagram, @hero_to_0), que utiliza a sua plataforma online para partilhar dicas sobre como levar uma vida zero waste.

No que diz respeito a produtos de rosto, como gel de limpeza ou creme hidratante, a ativista recomenda a loja Organii e a marca Unii, e confessa que “a qualidade [de produtos de beleza sustentáveis] é muito melhor”. Na loja Mind the Trash, está disponível uma enorme variedade de sabonetes, máscaras faciais e outros acessórios de limpeza. Segundo Anna, estes artigos “são feitos com ingredientes biológicos e seguros para nós e para o ambiente”. Além disso, “os produtos sólidos até duram mais tempo”.

Na loja Maria Granel, pode encontrar ainda uma seleção de desodorizantes, que são embalados em tubos de cartão ou em latas que podem ser reutilizadas. Quanto a produtos para o cabelo, estão disponíveis vários champôs e amaciadores sólidos, para os diferentes tipos de cabelo. Para a higiene oral, pode encontrar desde escovas de bambu a fio dentário de amido de milho ou pasta de dentes natural e vegan na Mind the Trash. A loja oferece, ainda, uma seleção de lâminas e outros produtos para os cuidados da barba.

Anna garante que “as lojas Mind the Trash, Maria Granel e Loja do Zero têm muitas opções” de produtos de higiene feminina: “copos menstruais, pensos reutilizáveis, cuecas menstruais... alguns destes até feitos em Portugal”. No que toca à contraceção, ainda não há produtos livres de plástico, mas pode encontrar preservativos de latex adequados para vegans, feitos sob condições de comércio justo. A jovem de origem italiana deixa uma sugestão mais sustentável: “o método da Natural Cycles, que é mais zero waste comparado por exemplo à pílula ou preservativos, mas requer mais atenção”.

Quanto a maquilhagem, são poucas as opções disponíveis sem plástico. Para já, pode adquirir batons que são embalados em papel, na Loja do Zero e na Mind the Trash.

Apesar de haver muitos produtos sustentáveis à venda em lojas online, “isto não significa que sejam acessíveis a todos”, confessa Anna. Até porque muitas destas alternativas, quer sejam produtos alimentares ou de higiene, “ainda têm um preço mais alto do que produtos comerciais que são feitos com ingredientes e embalagens mais baratos”.

Desde escovas de dentes a protetores solares, pode revolucionar os seus cuidados de beleza, que não têm de produzir mais lixo - lembre-se, não há um planeta B.

Joana Rodrigues By Joana Rodrigues

Relacionados


Moda   Compras   Tendências  

Trend Alert | Vestidos de linhas direitas

09 Jan 2025

Moda   Notícias   Atualidade  

Y/Project anuncia que irá fechar portas

09 Jan 2025

Moda   Entrevistas   Casamentos  

Das borboletas aos contos de fadas, as joias de Cata Vassalo eternizam histórias de amor

08 Jan 2025

Curiosidades  

Porque é que a desconexão digital é (ainda) mais importante depois das férias

07 Jan 2025