Tendências   Moda  

Bullet bra: a tendência de sutiãs que dominou a Semana de Moda de Paris

31 Mar 2025
By Margaux Anbouba

Fotografia: Acielle / Style Du Monde

Uma peça que vai direta ao assunto.

Estará o sutiã em forma de bala de regresso? No desfile da Miu Miu outono/inverno 2025, em Paris, uma silhueta familiar foi vista na passerelle: as modelos ostentavam um decote pontiagudo por baixo das malhas e dos tops com logótipos.

O “bullet bra”, a tendência de lingerie desta estação

Estará Miuccia Prada a ser irónica? “Sutiãs, alfinetes, peles sintéticas... todos os acessórios emblemáticos da feminilidade que a designer reapropriou, questionando-nos: o que retemos desta feminilidade num mundo em mudança? Será que nos ajuda em tempos de guerra ou de perigo?”, escreve Sarah Mower na Vogue Runway.

Salvatore Dragone / Gorunway.com

Não é por acaso que Miuccia Prada apresenta este ano o seu sutiã em forma de bala. Embora o termo evoque uma certa violência, este modelo deve o seu nome à sua estrutura cónica, obtida graças a um corte angular que molda o peito. Ironicamente, no entanto, este modelo foi muito popular durante a Primeira e a Segunda Guerras Mundiais.

“Quanto mais pontiagudo, melhor”

“Quando os sutiãs sem alças apareceram pela primeira vez, as pessoas costumavam dizer 'quanto mais pontiagudo, melhor'”, diz Illisa, especialista em lingerie vintage. A sua boutique, no terceiro andar do Manhattan Art and Antiques Center, vende lingerie datada do final do século XIX até aos anos 40, bem como espartilhos dos anos 50, e conta com Addison Rae, Madonna e Jean Paul Gaultier entre os seus clientes. “Desde a série Bridgerton, muitas jovens vêm ter comigo para me pedirem lingerie vintage”, explica. No seu apogeu, nos anos 50, o sutiã bala estava muito longe das formas volumosas e dos push-ups da Era Victoria's Secret. Mas nunca saiu completamente de Moda: um vestido dos anos 40 ou 50 não fica melhor com roupa interior que era tendência na mesma altura?

O “bullet bra”: um modelo cultural

“É provável que eu tenha cerca de mil sutiãs sem alças dos anos 40 e 50”, continua Illisa, que, sem surpresa, conquistou um público de culto para o icónico espartilho de peito pontiagudo desenhado por Jean Paul Gaultier para Madonna. Se não gosta de roupa interior em segunda mão, não precisa de esperar pela coleção outono/inverno 2025 da Miu Miu para adotar um bullet bra. De acordo com os especialistas do blogue A Bra That Fits, o sutiã Jeunique é o único sutiã moderno que ainda é cortado “como antigamente”. A coleção Seraphim de Contessa Mills também inclui um conjunto de sutiã e cuecas em seda preta e champanhe. “O meu objetivo era combinar o fascínio intemporal da lingerie de cobertura total com o conforto moderno”, explica a casa sobre este design inspirado nas pin-ups. “Queria desenhar peças que recordassem o espírito de uma época passada, celebrando ao mesmo tempo a beleza da mulher atual: livre, confiante e elegante. É mais fácil usar um conjunto Seraphim do que peças com 80 anos!”

Opções em diferentes cores

O sutiã com armação Willow da Araks, feito de charmeuse e algodão fino, tem uma forma mais suave, com uma caraterística que não se encontra no vintage: está disponível em tons brilhantes e multicoloridos. “A forma como se corta o padrão de um sutiã pode mudar completamente a forma do peito e o seu aspeto”, acrescenta a designer Araks Yeramyan. “É possível alterar o formato do peito dependendo da forma como se cortam as costuras. O tipo de tecido utilizado também influencia a forma. Por exemplo, a seda tecida não é tão elástica como um tecido que contém elastano, este último permite-lhe obter formas mais severas”. E com razão: criar um sutiã é como esculpir. Outros modelos da marca, como o sutiã balconette Gita em verde-canário ou o Beatrice em chiffon de seda, oferecem alternativas a uma ponta demasiado proeminente. “Um peito mais pontiagudo acentua e chama a atenção para a forma da mulher. É uma forma subversiva, especialmente hoje em dia, quando os corpos das mulheres são censurados nos media”, conclui Araks Yeramyan.

Traduzido do original, disponível aqui.

Margaux Anbouba By Margaux Anbouba

Relacionados


Moda   Tendências  

As 12 tendências-chave para a primavera/verão 2025

13 Mar 2025

Casamentos  

Something borrowed, something new: a ascensão dos vestidos de noiva em segunda mão

28 Mar 2025

Moda  

Sinfonia de estilo: como o guarda-roupa cria uma identidade musical

21 Nov 2024

Entrevistas   Moda  

“Há algo bastante ousado nele" – Uma conversa entre Jean Paul Gaultier e o seu novo designer convidado, Ludovic de Saint Sernin

24 Sep 2024