E quem as recomenda são as top que tanto admiramos.
É (quase) oficial: o verão acabou. Chegou ao fim mais uma temporada de sol, calor, praia e piscina. Foi bom enquanto durou e enquanto se aproveitaram os melhores meses do ano para relaxar. Mas, terminada a estação, sabemos bem quem acabou por sofrer durante estes últimos tempos: o cabelo. Os danos que a silly season fez parecem irreparáveis - as pontas estão espigadas, a cor perdeu o brilho e a hidratação é algo que lhe é estranho.
Está na hora de voltar a tratar disto que é o nosso melhor acessório. Por isso, haverá alguém melhor para nos aconselhar do que as musas para quem olhamos para inspiração? Entre atrizes e modelos estas são as dicas que nos deixam para que possamos tentar.
Gisele Bündchen
A top brasileira que conhecemos nas passerelles do Victoria’s Secret Fashion Show é, sem dúvida, um exemplo do cabelo que queremos ter: as suas ondas loiras estão sempre brilhantes e saudáveis, apesar do seu enorme comprimento. O que é que Bündchen faz para as manter? Não escova o cabelo. Como tem uma cabeleira fina e frágil, a Bündchen apenas a penteia no banho e utiliza os dedos para tirar os nós. Além disso, evita usar um secador e tenta sempre deixar secar naturalmente depois de uma lavagem.
Adriana Lima
Se há algo que é memorável da modelo da Bahia é o seu enorme cabelo escuro, que é a sua imagem de marca e o melhor acessório que pode ter. Foi apenas aos 18 anos que se estreou com a mais cobiçada marca de lingerie e, desde aí, não há quem não conheça a brasileira. Para manter o cabelo longo e forte, Lima aplica uma máscara diy, segundo o seu hairstylist Alfredo Lewis: amassar um abacate com uma banana e duas colheres de maionese, aplicar generosamente e deixar atuar durante 45 minutos. A modelo confessou, também, que o seu segredo para manter o comprimento é fazer exercício físico: “quanto mais faço exercício, mais depressa cresce!”. Bom, parece que está na hora de voltarmos ao ginásio.
Emily Ratajkowski
Foi em 2013 que a modelo britânica se deu a conhecer ao mundo depois de ter participado no videoclipe de Blurred Lines, de Robin Thicke. Para além de ser uma personalidade que vemos frequentemente no Instagram, também já passou pelas passerelles de Dolce & Gabbana, Marc Jacobs, Savage x Fenti e Bottega Veneta. Já passou de morena e loira, mas confessa que tem o cabelo fino, por isso, a sua estratégia é massajar um sérum no couro cabeludo para estimular o crescimento e ainda utiliza óleo para nutrir as pontas.
Blake Lively
Conhecemos a atriz californiana em Gossip Girl (2007-2012) como Serena van der Woodsen e não há quem não conheça a sua enorme cabeleira loira, que nos aparece sempre saudável, longa e simplesmente sublime. A dica de Lively foi herdada da sua mãe e implica algo que provavelmente tem na dispensa: “costumava pôr óleo ou maionese na metade de baixo do cabelo antes de tomar banho. Assim, quando o lavava, o champô não secava as pontas, tornando-as quebradiças”.
Blake Lively e Ryan Reynolds © Getty Images
Blake Lively e Ryan Reynolds © Getty Images
Priyanka Chopra
Chegou aos olhos do público de todo o mundo quando, em 2000, ganhou o concurso Miss Mundo. Hoje, a indiana é atriz em Bollywood e em Hollywood - e é casada com o mais novo membro dos Jonas Brothers, Nick Jonas. Quanto ao seu cabelo, que costuma usar num comprimento médio e com ondas, parece ter sempre um aspeto suave e fofo. Segundo Chopra, o seu segredo para o manter forte e saudável é uma herança indiana: massajar óleo de coco no couro cabeludo. A prática começou com a mãe, conta, que, três vezes por semana, lhe aplicava óleo e entrançava o cabelo. Hoje, fá-lo sozinha: “aqueço-o um pouco e faço uma massagem com óleo de coco e envolvo o cabelo numa toalha quente, para que absorva tudo. Faço-o duas vezes por mês”.
Emily DiDonato
Já vimos a modelo em desfiles da Chanel, Balmain, Givenchy, Louis Vuitton e Loewe, mas conhecemo-la em 2010, quando se tornou no rosto da campanha da fragrância Acqua di Gioia, de Giorgio Armani - e não há quem a tenha visto e não se recorde dos seus brilhantes olhos azuis no meio do cabelo escuro. DiDonato entretanto começou um canal no YouTube, onde partilha as suas dicas e experiências como modelo. O seu regime para cuidar do cabelo é complexo, e inclui estratégias como lavá-lo apenas uma vez por semana, e com água fria, utilizar champô seco entre lavagens e evitar ao máximo aplicar calor - nada de secador ou alisador de cabelo.
Miranda Kerr
Foi em 2007 que se tornou a primeira modelo australiana a ser um Anjo da Victoria’s Secret, mas é muito mais para além de modelo: fundou uma empresa de cosméticos e skincare orgânicos, a Kora Organics, e já escreveu dois livros de autoajuda. Segundo Kerr, o segredo para um cabelo saudável é nutrir-se de dentro para fora: a sua alimentação é variada e rica em vitaminas e gorduras boas. A empreendedora diz que come salmão, abacate, amêndoas e ainda cozinha em óleo de coco ou de macadâmia.