Victor VIRGILE/Gamma-Rapho via Getty Images
A maison francesa anunciou Matthieu Blazy como o seu novo diretor criativo, hoje, dia 12 de dezembro, em comunicado.
A Chanel nomeou Matthieu Blazy como diretor artístico de Moda da casa, responsável por todas as colecções de Alta-Costura, ready-to-wear e acessórios, anunciou a Chanel na quinta-feira, pondo fim a meses de intensa especulação. O diretor artístico responderá a Bruno Pavlovsky, presidente da Chanel Fashion e da Chanel SA.
Alain Wertheimer, presidente executivo mundial, e Leena Nair, CEO mundial da Chanel, consideraram o designer, numa declaração conjunta, “um dos mais talentosos designers da sua geração”. “A sua visão e o seu talento reforçarão a energia da marca e a nossa posição como líder do luxo. Sob a liderança de Bruno Pavlovsky, estamos confiantes de que Matthieu Blazy continuará a moldar o que está por vir e a escrever uma nova página na criação da Chanel”, afirmaram.
“Estou convencido de que ele será capaz de jogar com os códigos e o património da casa, através de um diálogo contínuo com o estúdio, os nossos ateliers e as nossas maisons d'art”, disse Pavlovsky. “A sua personalidade audaciosa, a sua abordagem inovadora e poderosa à criação, bem como a sua dedicação ao artesanato e aos materiais nobres, levarão a Chanel a novas e entusiasmantes direções.”
Após a saída repentina de Virginie Viard da Chanel, em junho de 2024, o cargo ficou vago, o que culminou numa avalanche de rumores sobre quem ficaria com aquele que é, sem dúvida, o cargo mais cobiçado da Moda. Nos últimos seis meses, designers como Hedi Slimane e Simon Porte Jacquemus foram considerados os principais candidatos.
Blazy, que vem da Bottega Veneta, tem um historial irrepreensível, o que o torna adequado para o cargo na Chanel, que envolve a conceção de 10 coleções por ano (duas de ready-to-wear, duas de Alta-Costura, duas pré-coleções, uma cruise, uma de Métiers d'art, mais Coco Beach e Coco Neige). Nascido em Paris, o designer de 40 anos formou-se em La Cambre, em Bruxelas, em 2007, e passou por Raf Simons e Maison Margiela, onde trabalhou na linha de Alta-Costura Artisanal da marca e ganhou reconhecimento pelo seu trabalho. Em 2014, tornou-se designer sénior da Céline, sob a direção de Phoebe Philo, antes de se reencontrar com Raf Simons na Calvin Klein como vice-presidente de design de Moda feminina e masculina de 2016 a 2019. Em 2020, tornou-se o braço direito de Daniel Lee na Bottega Veneta como diretor de design. Após a saída repentina de Lee, foi nomeado diretor criativo em 2021 e apresentou a sua primeira coleção para a casa italiana em fevereiro de 2022.
Sob a direção de Blazy, a Bottega Veneta tornou-se uma das marcas mais populares de Milão, com grande ênfase no artesanato. A marca tem-se revelado particularmente resistente à recessão do luxo. As vendas aumentaram 4% nos primeiros nove meses de 2024, atingindo 1,23 mil milhões de euros, tornando-a a marca com melhor desempenho entre as casas de Moda da Kering. O desfile primavera/verão 2025 foi bem recebido, com destaques que incluíram: peças deliberadamente vincadas, camisas às riscas, vestidos de noite fluidos de paillette totalmente em pele e muito mais. Hoje, quinta-feira, a Bottega Veneta anunciou que Louise Trotter lhe sucederia como diretora criativa da casa italiana.
A Chanel será um teste muito maior para o designer. As receitas da empresa atingiram 19,7 mil milhões de dólares em 2023, um aumento de 16% em relação ao ano anterior, tornando-a a segunda maior marca de luxo do mundo, atrás da Louis Vuitton. (O setor da Moda, incluindo carteiras, ready-to-wear e calçado, gerou cerca de 14 mil milhões de dólares, de acordo com as estimativas do diretor-geral do HSBC, Erwan Rambourg). A empresa, agora liderada pela diretora-geral Leena Nair, duplicou os lucros na última década e esta nomeação desempenhará um papel fundamental na próxima fase de crescimento - de modo a não aumentar a pressão do cargo.
“Estou entusiasmado e honrado por me juntar à maravilhosa casa Chanel. Estou ansioso por conhecer todas as equipas e por escrever este novo capítulo em conjunto”, afirmou Blazy.
Blazy juntar-se-á à casa em 2025.
Traduzido do original, disponível aqui.
Most popular
Algo velho, algo novo, algo emprestado e algo azul: um casamento escandinavo com carimbo português
17 Jan 2025
O que acontece se jantar só fruta durante vários dias? Uma nutricionista responde
13 Jan 2025