Ao longo de uma hora, não só nos vamos perder na história de sete décadas da maison francesa, como também vamos descobrir todo o processo por detrás desta exposição.
Ao longo de uma hora, não só nos vamos perder na história de sete décadas da maison francesa, como também vamos descobrir todo o processo por detrás desta exposição.
À medida que esta crise global continua, e nos é aconselhado ficar em casa, a cultura não é apenas bem-vinda, mas sim necessária. Qualquer iniciativa que nos faça viajar através do conforto de nossa casa é motivo para que os nossos olhos brilhem e a nossa mente se esqueça da dura realidade que enfrentamos. Com isso em mente, a Maison francesa disponibilizou no seu canal de YouTube um documentário que nos leva pelos bastidores da exposição Christian Dior, Designer of Dreams, que esteve patente no Musée des Arts Décoratifs, em Paris, entre julho de 2017 e janeiro de 2018, e no ano seguinte no museu britânico Victoria & Albert Museum.
Esta exposição, que se revelou um blockbuster das exposições de Moda, traça o percurso da Casa francesa desde a sua criação em 1947 - num período pós-Segunda Guerra Mundial, onde Christian Dior definiu a elegância feminina com o seu New Look - até à atualidade com Maria Grazia Chiuri, passando, claro, por todos os diretores criativos que sucederam o fundador: Yves Saint Laurent, Marc Bohan, Gianfranco Ferré, John Galliano, Raf Simons e Maria Grazia Chiuri.
Com realização de Benjamin Wu, este documentário segue os curadores desta exposição, Florence Müller e Olivier Gabet, enquanto selecionam aquilo que vai ser exposto. Peças de Alta-Costura de arquivo, fotografias nunca antes vistas, esboços de Monsieur Dior, objetos, acessórios e ainda obras de arte de grandes mestres. Uma verdadeira viagem pelos mais de 70 anos da Maison francesa.
“O Bar Suit é um ícone, não apenas para a Dior, mas para a História da Alta-Costura e da Moda”, afirma Müller em determinada cena. “É muito raro na Moda haver uma ruptura tão definitiva, uma revolução iniciada através de uma coleção.” Esta é um exemplo das várias histórias que temos oportunidade de ver e ouvir. Enquanto Müller nos dá uma perspetiva mais focada na Moda, Gabet explora a conexão entre o mundo da Arte e a Maison Dior através de artefactos e obras de arte que foram incluídas em Christian Dior, Designer of Dreams. Entre as obras de arte expostas estão peças do Egito - que acompanharam o emblemático desfile da primavera/verão de 2004 de John Galliano - e pinturas de Sterling Ruby - que fizeram parte do desfile de Alta-Costura do outono/inverno de 2012 de Raf Simons.
É hora de preparar os cocktails e desfrutar desta viagem, sem preocupações.
Most popular
Relacionados
John Galliano nas suas próprias palavras: O designer reflete sobre uma década extraordinária na Maison Margiela
23 Dec 2024