© Getty Images
Melanie Grant é uma facialista de celebridades muito requisitada. A bíblia que escreveu sobre a saúde da pele, The Modern Guide To Skin Health, tem prefácio escrito pela sua cliente Victoria Beckham. "Com duas décadas de experiência na indústria e com estúdios em Sydney, Melbourne, Los Angeles e Londres, bem como estúdios temporários em Paris, Melanie estabeleceu-se como uma das maiores especialistas mundiais em cuidados da pele", escreveu a estrela. Estas são algumas das melhores dicas retiradas do livro de Melanie Grant e da secção Skin School do seu website.
Cinco dicas profissionais para uma pele perfeita
Escolha um esfoliante adequado ao seu tipo de pele
A regra número um para uma pele saudável é tratá-la de acordo com o seu tipo. A esfoliação é uma parte essencial de qualquer rotina de cuidados da pele. "A esfoliação regular (2 a 3 vezes por semana) é essencial para manter uma barreira cutânea saudável e funcional", afirma a especialista. Os esfoliantes químicos, particularmente os alfa-hidroxiácidos (AHA), como o ácido glicólico, são ótimos para peles mistas. Para aquelas que são oleosas ou congestionadas, os esfoliantes físicos devem ser evitados. Em vez disso, experimente um esfoliante químico suave, como os beta-hidroxiácidos (BHAs) e, em particular, o ácido salicílico, uma vez que penetram profundamente na derme para remover todas as impurezas. Além disso, são antibacterianos e anti-inflamatórios.
Os poli-hidroxiácidos (PHAs) são os esfoliantes químicos mais suaves, já que não penetram profundamente na pele como os AHAs ou BHAs e são, consequentemente, menos irritantes - são ideais para quem tem pele sensível. Procure ingredientes PHA, como a gluconolactona e o ácido lactobiónico, que também têm propriedades hidratantes e anti-inflamatórias. Para peles secas, utilize os esfoliantes químicos mais suaves uma ou duas vezes por semana, para evitar a descamação da pele. "Recomendo um produto à base de ácido lático, pois é antimicrobiano e uma das formas mais suaves de AHA."
Desenvolva tolerância a ingredientes ativos
Uma das crenças de Melanie relativamente aos cuidados de pele, tal como afirma a maioria dos especialistas, é a máxima de que menos é mais. "Quando usamos demasiados produtos ou mudamos frequentemente de um para outro, podemos danificar a barreira protetora da pele e o seu papel antimicrobiano. Mas com tantos ingredientes ativos poderosos disponíveis, desde os de limpeza aos hidratantes, não é surpreendente que possamos acidentalmente cair no excesso. Os retinóis e os ácidos, por exemplo, podem causar irritação quando utilizados em conjunto, uma vez que ambos esfoliam a pele."
É tudo uma questão de dosagem e de como combinar as fórmulas. "Embora eu encoraje a utilização de ingredientes ativos, estes devem ser usados com cuidado. Devem ser sempre introduzidos em doses baixas, permitindo que a pele desenvolva gradualmente uma tolerância." Adicione apenas um ingrediente ativo de cada vez à sua rotina de cuidados de pele e espere um mês (o tempo que a pele demora a renovar-se naturalmente) antes de introduzir outros produtos ativos. No início, utilize uma dose muito baixa de produto, apenas uma ou duas vezes por semana, antes de passar gradualmente a uma utilização mais frequente após algumas semanas, ou mesmo meses.
Use vitamina C por baixo do protetor solar
O motivo? Aumenta dez vezes a sua eficácia! Estudos demonstraram que a utilização de um creme que contenha o poderoso antioxidante vitamina C (que deve ser guardado numa embalagem opaca e bem fechada) significa que a pele está bem protegida contra os danos causados pelos radicais livres, criados pelos raios UV. Se há algo em que Melanie é inflexível, é quando se trata da importância de utilizar protetor solar todos os dias, seja no verão ou no inverno. Um produto de maquilhagem híbrido que contenha proteção solar (frequentemente em bases) não é suficiente. "Se só quiser aplicar um único produto na pele, que seja o protetor solar.”
Na verdade, é parte integrante da rotina a que chama de anti-ageing starter pack, o pacote anti-envelhecimento para iniciantes que recomenda aos seus clientes: retinol, protetor solar e terapia de luz LED. "Utilize um protetor solar adequado ao seu tipo de pele. A maior parte dos tipos de pele - incluindo as secas, desidratadas e com tendência para manchas - será capaz de tolerar uma fórmula química, mas os cremes minerais são ideais para as peles sensíveis. Aplique 15 a 20 minutos antes de sair de casa e volte a aplicar durante o dia."
A derradeira ferramenta de beleza? Uma máscara LED
De acordo com Grant, as escovas de limpeza facial não são um ótimo investimento porque, na verdade, os resultados serão os mesmos caso a limpeza seja feita com as mãos. No entanto, se há uma ferramenta que a especialista recomenda ter em casa, é uma máscara LED. "Estas máscaras ajudam a aumentar a síntese de colagénio, a hidratação, a cicatrizar a pele e a reduzir as imperfeições. A terapia LED faz maravilhas em todos os tipos e problemas de pele." Invista num aparelho de boa qualidade e utilize-o duas a três vezes por semana, para além de fazer tratamentos ocasionais em clínicas que utilizam uma máquina LED mais potente.
"Existem três tipos de tratamento LED: luz vermelha, luz branca e luz azul. Cada luz penetra na pele com uma frequência diferente, permitindo que problemas de pele específicos sejam direcionados e tratados de maneiras diferentes", explica. "A luz vermelha aumenta a energia celular para acelerar a reparação e a renovação, estimular a síntese de colagénio, aumentar a hidratação e melhorar a circulação para reverter os danos. A luz vermelha é ideal para restaurar a vitalidade e a luminosidade da pele. A luz branca é direcionada para as células mais profundas para desencadear o processo de cicatrização, acalmar a vermelhidão e a irritação, reduzir a pigmentação e promover a saúde da pele. Gosto de a combinar com a luz vermelha para obter efeitos rejuvenescedores. A luz azul destrói as bactérias causadoras do acne e melhora a luminosidade da pele, ao mesmo tempo que acalma e reduz a vermelhidão e a inflamação da pele."
O pepino é efetivamente bom para a área dos olhos
Aplicar fatias finas de pepino fresco na zona ao redor dos olhos é um remédio de avó eficaz para "desinchar e hidratar" a zona. Além disso, proporciona um momento de relaxamento. "O tratamento caseiro do pepino para as olheiras não é brincadeira. Quando aplicado frio, ajuda a contrair os vasos sanguíneos que causam a pigmentação, desde que se deixe atuar durante pelo menos 10 minutos." Se não tiver pepino, mergulhe saquetas de chá em água quente e coloque-as no frigorífico durante um mínimo de 10 minutos, estas vão atuar como um corretor eficaz - a cafeína vai conceder um aspeto mais desperto e revigorado.
Artigo originalmente publicado aqui.
Most popular
Algo velho, algo novo, algo emprestado e algo azul: um casamento escandinavo com carimbo português
17 Jan 2025