Três anos depois de ter assumido a liderança criativa da maison francesa, a designer britânica fecha este capítulo.
Três anos depois de ter assumido a liderança criativa da maison francesa, a designer britânica fecha este capítulo.
“Depois de três anos maravilhosos, chegou a hora de encerrar o meu capítulo na Givenchy”, começou por escrever, na sua conta de Instagram, Clare Waight Keller para anunciar que está de partida da Casa francesa.
Foi em março de 2017 que a designer britânica assumiu a liderança criativa da Givenchy, tornando-se assim na primeira mulher a assumir este cargo desde que Hubert de Givenchy fundou a maison em 1952. “Tendo sido a primeira mulher a assumir o cargo de diretora artística nesta marca lendária, sinto-me honrada por ter tido a oportunidade de valorizar o seu legado e trazer-lhe uma nova vida.”
Waight Keller não tinha o trabalho facilitado. Antes de si, Riccardo Tisci passou 12 anos à frente da Ginvechy, conseguindo resgatar a marca do esquecimento e torná-la num sucesso de vendas e sendo um dos pioneiros na fusão entre a Moda de luxo e a Moda urbana. A fasquia era alta, mas a designer, que anteriormente tinha passado seis anos na Chloé, decidiu revolucionar por completo a estética da Givenchy, deixando assim de part o lado mais gótico e sexy de Tisci. A revolução de Clare começou nos arquivos da Givenchy e foi com eles em mente que a designer transformou os clássicos do fundador em peças sofisticadas, funcionais e muito urbanas.
Apesar do curto espaço de tempo que passou nos ateliers da marca, Clare conseguiu alguns feitos memoráveis: vestiu Meghan Markle no dia do seu casamento, foi galardoada com o prémio de Womenswear Designer of the Year pelo British Fashion Council e ainda trouxe a linha de Alta-Costura de volta para as passerelles, talvez aquilo que mais gosto lhe deu. “Focar o mundo com base na Alta-Costura tem sido um dos maiores destaques da minha jornada profissional. Partilhei tantos momentos incríveis com as equipas brilhantes dos ateliers e do estúdios de design da Givenchy: o vosso talento e dedicação excepcionais vão permanecer para sempre na minha memória.”
Segundo o WWD, a Givenchy vai anunciar a nova “organização criativa” num futuro próximo. Dada a ausência de um diretor criativo e devido ao encerramento das fábricas devido à pandemia causada pelo novo coronavírus, a marca cancelou a coleção Resort e anunciou também que não iria produzir a coleção de outono/inverno 2020 da Alta-Costura.