Entrevista
A evolução da marca que criou a icónica rotina dos três passos - e a evolução da entrevista mais importante da história da cosmética.
Em 1967, na edição de agosto da Vogue US, Carol Phillips, editora de beleza, entrevistava o conceituado dermatologista americano Norman Orentreich, precursor de vários procedimentos estéticos dermatológicos e capilares. Intitulada Can Great Skin Be Created?, esta entrevista originou uma onda de choque na indústria com a sua proposta ousada de que qualquer pessoa podia ter uma pele fantástica, independentemente da sua genética. O segredo do Dr. Orentreich para os cuidados com a pele era simples, mas não básico, e tinha sido testado nos seus doentes durante uma década: limpar, esfoliar, hidratar.
Nesta entrevista icónica, a mistura do tom descontraído entre os dois, com a inovadora premissa dos três passos, impactou a empresa Estée Lauder. Na época, o CEO, Leonard Lauder, estava ansioso para desenvolver a empresa para além da marca com o nome da sua mãe e queria torná-la multimarca. Ambicionava atrair um consumidor moderno, que fazia mais perguntas e exigia mais resultados. Carol Phillips estava a falar para esse público, e a entrevista ao Dr. Orentreich mudou, verdadeiramente, a história da cosmética. No ano seguinte, em setembro de 1968, surgia a marca Clinique, tendo ambos como co-fundadores.
EADV - European Academy of Dermatology & Venereology
Clinique
A Clinique foi a primeira marca a criar o conceito de uma rotina cosmética em três passos (em três minutos), e a comunicar a importância da consistência na aplicação bidiária dos cosméticos para uma pele saudável e bonita. Até hoje, a Clinique é uma marca investida nesta missão, com um ADN científico e dermatológico que dita as suas inovações constantes e sempre assertivas, sendo, por isso, presença regular nos maiores e mais reputados congressos científicos mundiais da especialidade, como o EADV - European Academy of Dermatology & Venereology - que aconteceu recentemente em Amesterdão e para o qual a Vogue foi convidada. Neste congresso, pudemos assistir ao lançamento da última novidade na gama SMART - Smart Clinical Repair™ Overnight Recovery Cream + Mask - e entrevistar Janet Pardo (Senior Vice-President Product Development da CLINIQUE) que, há mais de 20 anos, é responsável por desenvolvimentos de produtos de Skincare e Makeup da marca, e Christie Sclater (Senior Vice-President Global Marketing) que nos responderam a algumas questões importantes para compreendermos a visão da Clinique para o futuro desta indústria.
Começamos pelo princípio: Can great skin be created?
Janet Pardo: Em 1967, o Dr. Norman Orentreich respondeu a esta pergunta com um poderoso “sim”, e, mais de 55 anos depois, a resposta permanece a mesma. A Clinique continua a trabalhar com dermatologistas para cumprir a promessa de que uma pele excelente pode, efetivamente, ser criada.
Como é que a Clinique se mantém sempre à frente das expectativas dos consumidores, especialmente em termos de personalização e eficácia?
Janet Pardo: Sendo uma marca criada por dermatologistas, estamos sempre a aprender com os nossos médicos, a ouvir as perceções dos seus pacientes e a manter-nos ligados aos nossos consumidores. Embora isso possa ser visto como uma inovação, a personalização e a eficácia têm sido um alicerce da marca desde o seu lançamento, em 1968. Isto começa na nossa filosofia de formulação: produtos equilibrados em termos de ingredientes para que sejam eficazes, mas bem tolerados, mesmo pelas peles mais sensíveis. As fórmulas da Clinique são projetadas para funcionar em sincronia com a pele. Uma “dança perfeita” entre alta eficácia e suavidade. Chamamos a isso “ciência sincronizada”. Também em termos de diagnóstico, estamos sempre a evoluir e usamos ferramentas para poder personalizar da melhor forma o aconselhamento. O Clinique Clinical Reality (CCR), é a ferramenta de diagnóstico da Clinique que determina as soluções certas de skincare e maquilhagem. Analisa a pele - avaliando o tipo e as preocupações - usando tecnologia avançada de Inteligência Artificial baseada em mais de 55 anos de pesquisa dermatológica, mais de 3 milhões de análises faciais e 80 data points. Com tecnologia de luz avançada e estabilidade, o Clinique Clinical Reality Pro garante um diagnóstico e imagens faciais altamente precisos. E o Clinique Clinical Reality Micro, oferece uma oportunidade de hiperfocar em determinadas áreas da pele, para fornecer detalhes adicionais sobre “pés de galinha”, manchas escuras, poros, oleosidade, células mortas e níveis de hidratação. Com estas leituras, os Beauty Advisors fazem aconselhamentos personalizados e acompanham o “antes e depois”.
Christie Scalter: No início deste ano, a Clinique e a Icahn School of Medicine (Mount Sinai) anunciaram uma parceria filantrópica para a criação do Mount Sinai-Clinique Healthy Skin Dermatology Center. O Centro irá desenvolver investigação inovadora em dermatologia, explorando as bases biológicas do envelhecimento da pele, alergias cutâneas e doenças inflamatórias da pele. Os conhecimentos adquiridos com esta investigação têm como objetivo estimular os avanços no campo da dermatologia e da saúde da pele. Além disso, irão inspirar a Clinique na inovação de produtos cada vez mais adaptados a pessoas com pele alérgica ou sensível.
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Clinique
O foco na pele sensível faz parte do ADN da marca. Isso continua a justificar a ausência total de fragrâncias nos produtos?
Janet Pardo: Nada de supérfluo entra nas nossas fórmulas. A própria fragrância é considerada um alergénio e um irritante e, por isso, todos os produtos Clinique são 100% sem fragrância. Esta proposta de segurança, que começou em 1968, continua a ser mantida até aos dias de hoje.
Sabemos que o aroma é importante para a perceção da agradabilidade dos produtos. No contexto da neurocosmética, como medem o impacto positivo dos produtos no humor dos utilizadores?
Christie Scalter: A Clinique acredita que todas as pessoas têm uma relação com a sua pele e estamos empenhados em acompanhar esta relação, uma vez que somos uma marca que cria uma pele ótima para todos. Em janeiro de 2024 fizemos um inquérito global conduzido pela Material - líder na indústria de dados de consumo - com participantes várias idades em todo o mundo. Este foi um inquérito quantitativo especificamente para utilizadores de hidratantes. Foi interessante ver como as diferenças culturais afetam a perceção dos consumidores sobre a sua relação com a própria pele. Por exemplo, os consumidores japoneses estão 3 vezes menos satisfeitos com a sua pele do que os consumidores dos países ocidentais. Pessoalmente, fiquei surpreendida com a forma como os consumidores avaliaram os cosméticos em relação a outras atividades que melhoram o humor, por exemplo, classificando-os como mais importantes do que a meditação ou tomar um café. A experiência sensorial dos cuidados de pele também foi muito importante para nós. A Clinique é, e sempre foi, uma marca sem perfume. Isto significa que a experiência sensorial é ainda mais importante para nós quando os consumidores aplicam os nossos produtos. Aprender a sua importância do ponto de vista da psicodermatologia foi interessante e irá certamente inspirar também o nosso futuro desenvolvimento de produtos. Das conclusões mais significativas que obtivemos foi o reforço de preferência dos consumidores pelas rotinas simples e consistentes, que garantam uma hidratação adequada da pele e que também lhes tragam felicidade, confiança e conforto.
A Clinique tem vários produtos virais no Tik Tok. O que pensam da obsessão dos adolescentes com os cosméticos?
Christie Scalter: A Clinique sempre foi uma marca multigeracional e estou confiante de que esta geração não vai ser diferente. Há décadas que ouvimos estórias de mães que apresentam aos seus filhos a Clinique como a sua primeira marca de cuidados de pele. A educação desempenha aqui um papel fundamental. Os adolescentes, ou a Geração Alfa, têm acesso fácil à informação, mas precisam de apoio e orientação para interpretar/processar corretamente a enorme quantidade de informação a que estão expostos. Nesta idade jovem, especialmente antes da puberdade, não precisam de usar quaisquer ingredientes ativos, e é uma altura perfeita para os educar sobre a higiene adequada, a importância do ritual e do uso de protetores solares. Atualmente, na Clinique, concentramo-nos na comunicação com os pais, e em dar-lhes esta orientação quando se dirigem ao nosso balcão e pedem conselhos para os seus filhos. A maioria das marcas de cosméticos para “adultos” não testa os produtos em crianças. Na Clinique, seguimos sempre as orientações dos dermatologistas, especialmente dos nossos dermatologistas parceiros. Os cosméticos são divertidos e adoramos o interesse dos jovens consumidores em explorar as rotinas de cuidados com a pele. Embora a limpeza suave e sem perfume, a hidratação, a proteção solar e o bálsamo labial façam sentido na manutenção de uma pele saudável, recomendamos sempre aos pais que procurem o conselho do seu médico ou dermatologista antes de comprarem qualquer produto para os seus filhos, especialmente antes da puberdade.
A limpeza é, desde sempre, um ponto essencial na rotina Clinique. Na entrevista de 1967, Carol Phillips questionava o que era um verdadeiro “cleansing job”. No dia de hoje, como veem o papel da limpeza no sistema de 3 passos?
Janet Pardo: Limpar o rosto é um primeiro passo importante na rotina para preparar adequadamente a pele para os restantes cuidados. Remover oleosidade, resíduos e, à noite, a maquilhagem, é essencial. A pele possui um processo natural de renovação, e a limpeza ajuda a remover o acúmulo e a eliminar as células mortas que podem obstruir os poros e causar imperfeições e opacidade. Com uma limpeza adequada, a pele fica em ótimo estado para absorver o restante da rotina.
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Clinique
Que conselho de cuidados com a pele acredita que todos deveriam seguir?
Janet Pardo: A Clinique começou com a ideia de compliance, consistência, “adesão”. Não se tratava apenas de obter produtos de cuidados com a pele; mas também sobre como usá-los e garantir que se pensasse em ter um ritual que se fizesse duas vezes ao dia. Podemos ter o produto, mas se não o usarmos, ele não fará diferença. Temos incentivado à consistência desde o primeiro dia; desde o anúncio do Sistema de 3-Passos com a escova de dentes: escove os dentes duas vezes ao dia, faça o Sistema de 3-Passos duas vezes ao dia. A adesão é essencial.
Quais as principais inovações em cosmética que moldarão o futuro da indústria nos próximos cinco a dez anos?
Janet Pardo: Clássicos nunca saem de moda, e o mesmo se aplica à beleza. Limpeza profunda, esfoliantes suaves, hidratantes direcionados e séruns especializados inspirados nas últimas descobertas dermatológicas continuarão a ser indispensáveis. Ingredientes gold standard, como Retinoides, Péptidos, AHA/BHA e Ácido Hialurónico, por estarem dedicados às preocupações fundamentais da pele, como envelhecimento, tom irregular/manchas, acne e desidratação, continuarão a prosperar. As tecnologias para abordar essas preocupações provavelmente alcançarão um novo nível. Por exemplo, a pesquisa sobre células senescentes (células da pele envelhecidas) pode ajudar a reverter o envelhecimento. Tecnologias relacionadas com o fator de crescimento epidérmico (EGF) e a energia celular também exploram abordagens de rejuvenescimento da pele. A tendência da skinification dará um salto ao alavancar ainda mais os ingredientes em voga nos cuidados com a pele para outros segmentos de beleza, como a maquilhagem. Na verdade, esta é outra filosofia de formulação da CLINIQUE: tudo o que sabemos sobre skincare é aplicado nas nossas bases de maquilhagem, por exemplo. Há décadas que fazemos isso.
Christie Scalter: Para além de tudo o que a Janet salientou, gostaria de sensibilizar para o aumento da pele sensível, a nível mundial. Isto não é uma tendência; isto é um facto. As pessoas, os consumidores de todo o mundo, estão a ficar com a pele mais sensível e precisam de produtos que ajudem adequadamente nas suas preocupações com a pele.
Analisando a fórmula do novo Clinique Smart Clinical Repair™ Overnight Recovery Cream + Mask, encontramos ingredientes-estrela, como os péptidos, com várias ações distintas no envelhecimento cutâneo. Que tipo de resultados podemos esperar.
Este é um creme e máscara de noite, para o rosto e pescoço, com ação global no envelhecimento. Otimiza o processo natural de reparação noturna da pele, reduzindo visivelmente as rídulas e as rugas. Também ajuda a restaurar a barreira cutânea, mais frágil durante a noite, melhorando a resistência da pele. Como ingredientes principais, gostava de salientar que tem neuropéptidos e péptidos de sinalização, e também adenosina, uma biomolécula natural noturna que ajuda a acalmar a irritação, melhorando a sensibilidade cutânea. Graças aos 12% de ácido hialurónico em solução, assegura hidratação profunda, preenchimento e alisamento da pele. Estes resultados estão clinicamente comprovados após duas semanas.
Janet Pardo & Joana Nobre, no EADV - European Academy of Dermatology & Venereology.
Clinique