Suzy Menkes conversou com dois inovadores portugueses sobre a forma como a nova geração de consumidores olha para ideias mais personalizadas de exclusividade.
Suzy Menkes conversou com dois inovadores portugueses sobre a forma como a nova geração de consumidores olha para ideias mais personalizadas de exclusividade.
Partilhando o palco com Suzy Menkes, Alfredo Orobio, fundador da AWAYTOMARS, conversa com o público da CNI Luxury Conference em Lisboa ©Indigital
O futuro do luxo depende da compreensão acerca do que o conceito de luxo significa para a próxima geração. Para perceber melhor como abordar este mercado em evolução, Suzy Menkes convidou dois inovadores portugueses para conversarem sobre a importância do espírito disruptivo, e questionar os consumidores de luxo na Condé Nast International Luxury Conference.
Paula Amorim, detentora e presidente do Amorim Luxury Group, um dos mais poderosos grupos no mercado de luxo português, tem moldado "um novo luxo" desde a criação da empresa, em 1990. O objetivo do grupo é criar uma oferta de um estilo de vida que penetra todas as dimensões da vida dos consumidores, ao direcionar-se para uma nova geração e uma nova geografia. "Moda, gastronomia, hotéis, resorts, um mundo de je ne sais quoi", disse Amorim. "Num lugar genérico onde tudo já foi feito, damos um tom sensual, uma atitude surpreendente.".
Paula Amorim no palco da CNI Luxury Conference, com Suzy Menkes ©Indigital
Uma "insatisfação saudável" com o seu negócio é o que faz com que Amorim esteja na linha da frente, e o seu conhecimento dos consumidores internacionais é inestimável: "Sei que os meus consumidores são raros, diversos e complexos; estão bem conectados e têm poder", explicou. "O que podemos oferecer àqueles que têm tudo? Àqueles que exigem o inesperado? Eles não querem produtos, querem experiências únicas, sentir algo que seja um reflexo dos seus valores. Quanto mais virtuais as nossas vidas se tornam, mais apetite temos por autenticidade, serviços humanos, um respeito pela privacidade, pelo anonimato, pela personalização, por produtos feitos à medida, por conteúdo e por relações.".
Para Amorim, compreender que os consumidores têm nas suas mãos o poder de decisão de conectar ou desconectar a qualquer momento é uma ideia crucial para o sucesso.
Em contraste, Alfredo Orobio, fundador da AWAYTOMARS, tem criado uma ligação com a nova geração ao repensar o campo tradicional da Moda. Criada em 2015, a AWAYTOMARS convida criadores a partilharem as suas ideias num forúm digital de co-criação. As ideias mais inteligentes são notadas, discutidas e desenvolvidas, e todas as pessoas que têm um papel no processo criativo são recompensadas. AWAYTOMARS não é detentora de um único produto - a comunidade de 10.000 criadores de mais de 90 países é que é.
O que é que o sucesso deste novo modelo significa para a restante indústria do luxo e da Moda? "Nenhum de nós é tão poderoso quanto todos nós", explicou Orobio. "Quando não existem egos envolvidos, conseguimos levar as ideias mais longe.". Um exemplo claro é a primeira colaboração da marca com a brasileira de culto Melissa, que é, neste momento, a maior colaboração do mundo.
A quarta edição da conferência anual Condé Nast International Luxury Conference em Lisboa acontece nos dias 18 e 19 de abril. Para mais informações, visite www.cniluxury.com/2018.
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