Suzy Menkes explora o futuro da indústria cosmética com a ex-modelo e guru de skincare Marisa Berenson e com Simona Cattaneo, da Coty Luxury.
Suzy Menkes explora o futuro da indústria cosmética com a ex-modelo e guru de skincare Marisa Berenson e com Simona Cattaneo, da Coty Luxury.
Marisa Berenson nasceu do estilo. Como neta da designer italiana Elsa Schiaparelli, até as fotos de batizado de Berenson entraram na Vogue. Aos 16, foi "descoberta" pela amiga da família e editora da Vogue, Diana Vreeland, e rapidamente subiu a escada do sucesso enquanto modelo. Musa, atriz e pin-up de Hollywood são todas descrições de Berenson, agora com 74, que traduziu o seu poder no ecrã e no palco para uma linha de skincare.
"Eu fui catapultada para o mundo da fama e da beleza com 16 anos, mas sem estar realmente preparada para isso, porque tinha crescido em internatos", contou a Suzy Menkes na Condé Nast International Luxury Conference. Uma viagem à Índia - "eram os anos 70 e toda a gente estava à procura de paz e amor e bem-estar" - ajudou-a a "encontrar-me e a trabalhar no meu próprio bem-estar". Tornou-se vegetariana e aprendeu a desenvolver um estilo de vida holístico. Ao longo destes sete meses, descobriu um óleo de figo da Índia que se tornaria mais tarde no primeiro produto da sua linha.
Foi quando conheceu o parceiro Jean-Michel Simonian, o nome por detrás do luxuoso spa de La Mamounia, mais tarde em Marraquexe, que a sua marca ganhou uma dimensão séria. O par colaborou num novo spa no Marrakech Sofitel, para o qual Berenson desenhou a decoração e começou a experimentar na criação de loções e poções para as salas de tratamento. A sua fórmula de figo da Índia rica em antioxidantes era a estrela e tornou-se na base de cada ritual de Spa.
Como modelo e atriz, a beleza é essencial para o seu bem-estar, porque se preocupa com a longevidade da sua carreira, mas esclareceu, "cada mulher e cada homem que conheço preocupa-se com a sua aparência e com o estar saudável o mais possível. Hoje em dia, temos tanta noção de tudo o que pomos no nosso corpo e que pomos na nossa pele."
No tema da tecnologia e inovação, continuou: "o próprio ser humano é a maior autenticidade". Cuidar da alma é o mantra pessoal de Berenson e tornou-se no coração da linha de pele Marisa Berenson Sublime Care. Agora, está à procura de apoio financeiro de uma grande corporação para "levar a nossa pequena marca de nicho a um novo nível".
© Indigital/CNI Luxury
© Indigital/CNI Luxury
A representar o lado corporativo da indústria, Simona Cattaneo, Chief Marketing Officer da Coty Luxury, tem estado no negócio há anos e está bem posicionada para oferecer conselhos a marcas pequenas como a de Berenson. Antes diretora de Beleza da Burberry, com passagens pela Dior e L'Oréal, foi recrutada pela Coty para dirigir o seu departamento de Beleza de luxo e emprestar ao império norteamericao de Beleza conhecimentos valiosos sobre como traduzir a essência da casa de Moda numa linha de Beleza.
"A sapiência do consumidor e as redes sociais significam um novo comportamento do cliente que desafia as convenções do luxo, por isso, como atraímos este novo consumidor num mundo barulhento e cheio de concorrência?", Cattaneo perguntou à audiência. A Beleza tem um ponto de partida de vantagem sobre a Moda, por causa dos seus preços de mercado mais baixos que são uma porta de entrada dos consumidores nas marcas de luxo. E, continuou, a Beleza tem tido um papel chave na história, na autoexpressão e cultura, por isso toda a gente consegue relacionar-se com ela.
As marcas devem, aconselhou Cattaneo, "mudar-se do contar histórias para protagonizar histórias" quebrando códigos e inovando dentro de casa. Mas ao mesmo tempo devem "lutar por inclusão". Onde o luxo é muitas vezes considerado como exclusivo, a indústria de Beleza deve pôr um ponto final no preconceito e cruzar as gerações transversalmente para serem incluídas tanto numa forma universal como local.
A personalização, acrescentou, tem sido mais difícil para a beleza que para a Moda, mas graças à tecnologia, os consumidores podem ser criadores de produtos como fragrâncias. Esta comunicação de um para um é crucial. "temos de mover-nos na relação transacional com os clientes para uma que é emocional", aconselhou. "Porque a autenticidade conduz o respeito", algo que Berenson deve ter cuidado para não diluir se decidir juntar forças com um conglomerdade de Beleza de luxo.
A quarta edição da conferência anual Condé Nast International Luxury Conference em Lisboa acontece nos dias 18 e 19 de abril. Para mais informações, visite www.cniluxury.com/2018.
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