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#CNILux Dia 2: A visão de Johnny Coca para a Mulberry

20 Apr 2018
By Alice Newbold, Vogue Daily Editor, em direto da CNI Luxury Conference em Lisboa

Em conversa com Suzy Menkes e Eugenia de la Torriente, diretora da Vogue Espanha, o designer explicou a sua visão a 360º para a criação de um branding da marca de herança britânica.

Em conversa com Suzy Menkes e Eugenia de la Torriente, diretora da Vogue España, o designer explicou a sua visão a 360º para a criação de um branding da marca de herança britânica.

© Indigital/CNI Luxury

Nascido em Sevilha e com os estudos em Paris, Johnny Coca tem uma perspetiva internacional sobre a vertente inglesa inerente à Mulberry. Desde que tomou o leme criativo da casa, em 2016, pegou na herança e talento artesanal da etiqueta de Somerset para conferir-lhe uma personalidade fresca e orientada para a Moda. O aplauso para o aluno de Céline tem sido palpável, com a imprensa constantemente surpreendida com o modo como Coca está a reinterpretar a essência dos códigos britânicos com um twist espanhol.

"Quando não és inglês, vês o que é britânico de uma forma diferente", explicou Coca a Eugenia de La Torriente, diretora da Vogue España, e a Suzy Menkes. A sua missão na Mulberry é "manter o lado britânico da marca e proteger a sua herança, mas trazer uma individualismo forte e correr riscos."

A sua formação em arquitetura significa que ele considera o custo de todas as decisões criativas. "Sou um apaixonado pela matemática física, esperava por isso ter sido um engenheiro aeronáutico, mas apaixonei-me pela Moda", explicou. "Os dois são muito parecidos, porque tudo está relacionado com a proporção - a técnica, o processo, tudo".

Esta meticulosa metodologia conduz a sua paixão pela consistência dentro da marca. "Tudo precisa de ser consistente com a mensagem - as lojas, as embalagens... eu quero desenhar por desenhar, não para o desfile, estou aqui para representar uma marca e torná-la bem-sucedida. O design não está relacionado com um produto, está relacionado com um ambiente inteiro". Por isso, o merchandising visual é uma espécie de teatro do retalho para Coca. 

"Quando vens de uma família de cultura, tentas injetar uma parte de ti próprio em tudo o que vês". Dos campos em Somerset - que descreve como uma série "de vilas a trabalhar em conjunto" -, ele está a espalhar o teatro da Mulberry, um produto de luxo de cada vez. 

Johnny Coca à porta da CNI Luxury Conference, em Lisboa.
Johnny Coca à porta da CNI Luxury Conference, em Lisboa.

A quarta edição da conferência anual Condé Nast International Luxury Conference em Lisboa acontece nos dias 18 e 19 de abril. Para mais informações, visite www.cniluxury.com/2018.

Alice Newbold, Vogue Daily Editor, em direto da CNI Luxury Conference em Lisboa By Alice Newbold, Vogue Daily Editor, em direto da CNI Luxury Conference em Lisboa

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