"Legendary Authors and the Clothes They Wore" é uma viagem sartorial pelo guarda-roupa dos nossos ídolos literários. É, também, o livro que temos de ter.
Diana Vreeland perguntou-se "Onde estaria a Moda sem a literatura?". É a ausência de resposta - ou uma resposta catastrófica - que liga o estilo às palavras num casamento sem divórcio.É certo que, nas séries e filmes e outras caricaturas que tal, ser escritor é o mesmo que ser ermita: alguém, vestido integralmente de preto ou com um pijama imundo, tem um cigarro na mão e uma máquina de escrever à frente. Os únicos acessórios que usa são folhas de papel mortas e os únicos flashes que vê são produto da cegueira que o assoma das raras vezes que abre os estores.Sabemos, felizmente, que não é tanto assim. Joan Didion é dos maiores ícones de estilo do último século (sabemos de cor a sua packing list por causa de The White Album), Virgina Woolf foi a derradeira inspiração das últimas temporadas de passerelle e é difícil imaginar um mundo em que não queiramos copiar tudo o que Zadie Smith põe no corpo. Terry Newman está aqui para nós.
O galardoado jornalista britânico reuniu numa única obra todas as nossas fantasias estilísticas e literárias, discorrendo sobre o guarda-roupa de 50 dos maiores autores de todos os tempos. Ao lado do fato branco de Tom Wolfe estão os laços perfeitos de Marcel Proust, de mãos dadas com a recusa de Gertrude Stein em usar corpetes está a alfaiataria de Fran Lebowitz. É, como dizia Samuel Beckett, "o tecido da linguagem". Não o diríamos melhor.
Most popular
Alice Trewinnard prepara-se para a GQ Night of the Year | Beauty Confessions
23 Nov 2024
Relacionados
Alice Trewinnard prepara-se para a GQ Night of the Year | Beauty Confessions
23 Nov 2024