Atualidade  

Conheça a Vogue Open Casting Class de 2023

06 Sep 2023
By Por Laia Garcia-Furtado, Fotografia de Charlotte Wales e Styling de Poppy Kain

A Vogue Open Casting Class de 2023. Fila de cima, a partir da esquerda: Mars, Colette Kanza e Abrar Mohamed. Fila do meio: Mengyao Wang, Cynthia Machava e Rayan El-Mahmoud. Fila de baixo: Dulmi e Rania Benchegra. Editora de moda: Poppy Kain

Há poucas coisas tão fascinantes quanto as histórias de como as modelos foram descobertas…

Shalom Harlow, 17 anos, a assistir a um concerto dos Cure em Toronto; Naomi Campbell, 15 anos, a ver montras em Covent Garden; e talvez a mais famosa, Kate Moss, à espera de embarcar num avião de regresso de umas férias nas Bahamas. A possibilidade de o estrelato estar ao virar da esquina alimentou as fantasias da moda durante décadas. Hoje, é mais provável que as descobertas ocorram nas redes sociais do que na rua (em 2015, a lendária maquilhadora Pat McGrath encontrou Paloma Elsesser, então desconhecida, depois de se ter deparado com a sua conta de Instagram) - uma evolução emocionante que, no entanto, alterou toda uma indústria, para não falar das definições de beleza e da própria noção de como um modelo pode ou deve ser.

A difícil, mas invejável, tarefa de analisar todas as fotografias e vídeos foi realizada pelo comité de jurados, que incluía editores da Vogue de todo o mundo, profissionais da indústria, incluindo a diretora de parcerias de moda do Instagram, Eva Chen, Elsesser, e Piergiorgio del Moro e Samuel Ellis Scheinman, os fundadores da DM Casting.

As oito finalistas que poderá conhecer abaixo - e que serão apresentadas num próximo documentário da Vogue acerca do projeto - vêm de Accra e Marraquexe, Tóquio e Paris, Los Angeles, Joanesburgo, província de Henan e Londres. "Já fizemos concursos de modelos no passado e os resultados foram fantásticos", diz Scheinman, "mas ter esta escala enorme e a identidade criativa específica que a Vogue traz aos projetos entusiasmou-nos."

Numa quarta-feira quente de julho, o Big Sky Studios, no norte de Londres, encheu-se de uma energia elétrica. "O facto de estarmos todas juntas fez-nos sentir como uma comunidade unida de sonhadoras", diz Rayan El-Mahmoud, modelo de Accra, no Gana. "Rimo-nos e apoiamo-nos umas às outras." Para Abrar Mohamed, uma londrina que se licenciou em Estudos Clássicos no King's College uma semana depois de terminadas as filmagens, os sentimentos de ansiedade dissiparam-se assim que chegou ao estúdio. "A questão principal que me passava pela cabeça era se eu seria suficientemente boa", confessa, "mas o afeto e a bondade de todos deram-me um novo sentido de confiança em mim própria".

A música - desde Afrobeat a R&B e, sim, até "Vogue" de Madonna - encheu o estúdio e preparou o ambiente para os finalistas se revezarem em frente à câmara. "A música - mesmo todas as canções que nunca tinha ouvido antes - trouxe uma atmosfera tão alegre à sessão fotográfica", diz Mengyao, que veio da cidade de Zhoukou, na província chinesa de Henan. Para Cynthia Machava, de Joanesburgo, a aventura começou assim que o voo foi marcado: nunca tinha estado num avião antes. "Quando soube que tinha sido selecionada", diz, "pensei que estava a sonhar acordada."

Para Mars, natural de Los Angeles, que acabou de concluir um curso em psicologia e estudos femininos, feministas e queer em Vassar, e que pretende tornar-se terapeuta, as lições aprendidas nas filmagens foram preciosas. "A minha parte favorita foi quando estávamos a filmar todos juntos", diz. "Lembrou-me que ser modelo é uma arte - e que é preciso muito trabalho!"

Também vale a pena referir que, para alguns, este trabalho e competências têm um objetivo superior. "Não se tratava apenas de realizar um sonho", diz Rania, que veio de Marraquexe, em Marrocos. "Tratou-se de uma determinação firme para quebrar estereótipos e dar-nos a possibilidade de abraçarmos as nossas identidades sem remorsos."

Cynthia Machava, Joanesburgo, África do Sul

TURNING POINT | Vestido Versace em versace.com.

Abrar Mohammed, Londres, Reino Unido

TAKE A BOW | Top e saia Balenciaga. Botas Gianvito Rossi. Brincos Ara Vartanian.

Colette Kanza, Paris, França

A STEP AHEAD | Vestido Alexander McQueen. Sapatos Dolce & Gabbana. Brincos Ara Vartanian.

Mars, Los Angeles, Califórnia

WINNING ATTITUDE | Vestido Marc Jacobs; bergdorf goodman .com.

Rania Benchegra, Marraquexe, Marrocos

STAY HIP | Vestido e cinto Tom Ford . Sapatos Miu Miu. Brincos Mizuki.

Mengyao Wang, cidade de Zhoukou, província de Henan, China

BLUE MOOD | Trench Alaïa. Brincos Noor Fares.

THIS SIDE UP | Body e saia Maison Margiela. Sapatos Givenchy. Anel e brincos Noor Fares. Anel pedra lua e diamante Hermès.

ALL'S PAIR | Benchegra: top e vestido Dolce & Gabbana. Brinco Noor Fares. Machava: casaco, blusa, saia e cinto Saint Laurent by Anthony Vaccarello. Pulseira Repossi.

NEW FACES | Rayan El-Mahmoud: vestido Gucci, curcas Fifi Chachnil, brincos e anel Noor Fares e botas Schiaparelli. Mars: vestido Gucci, brincos Mizuki e anel Noor Fares e botas Schiaparelli.

*Originalmente publicado aqui.

Fotografia@CharlotteMWales
Styling@PoppyKain
Cabelo#ShingoShibata
Maquilhagem#KanakoTakase
Unhas@Sasha_Goddard_
Coreografia@EricVonChristison
Produção@MiniTitleLTD
Set design@AliceKPK
Por Laia Garcia-Furtado, Fotografia de Charlotte Wales e Styling de Poppy Kain By Por Laia Garcia-Furtado, Fotografia de Charlotte Wales e Styling de Poppy Kain

Relacionados


Casamentos  

O vestido de noiva vermelho é a tendência nupcial mais inesperada de 2025

21 Feb 2025

Moda  

High Noon | Editorial de Moda

21 Feb 2025

Lifestyle  

Paixão ou propósito? Como encontrar sentido na vida profissional

20 Feb 2025

Moda   Compras  

14 acessórios de cabelo para complementar qualquer look

20 Feb 2025