Enquanto esperamos que 'Lady Bird' chegue às salas para nos arrebatar (e vemos Chama-me Pelo Teu Nome em loop), revimos os nossos filmes coming of age preferidos.
Enquanto esperamos que Lady Bird chegue às salas para nos arrebatar (e vemos Chama-me Pelo Teu Nome em loop), revimos os nossos filmes coming of age preferidos.
Não há tradução portuguesa para o género cinematográfico coming of age (sim, já se tornou um género), mas o dicionário Merriam-Webster diz-nos que é qualquer coisa como "a obtenção de proeminência, respeitabilidade, reconhecimento ou maturidade". São rituais de passagem, são a consolidação da personalidade e são os retratos dos primeiros momentos em que, infelizmente, vamos começando a perder a inocência.
Sem nunca menosprezar os anos 80 e 90, a última década tem sido dourada para os filmes que, ao mesmo tempo que nos fazem voltar à infância e adolescência, nos obrigam a lidar com os problemas que ainda não resolvemos. E podem ser leves ou pesados, caricaturais ou visceralmente realistas, mas atingem-nos sempre num ou noutro ponto fraco. É por isso que os amamos e os odiamos e lhes estamos eternamente agradecidos.
Most popular
Relacionados
Alice Trewinnard prepara-se para a GQ Night of the Year | Beauty Confessions
23 Nov 2024