É uma trend à espera de que acontecer no TikTok.
É uma trend à espera de que acontecer no TikTok.
Antes das danças do TikTok, existiu a Macarena. Tocava em todas as festas escolares, bar mitzvah e aniversários no final dos anos 90 e início dos anos 2000. Lançada em 1996, passou mais de 14 semanas no Top 100 e tem permanecido nos nossos corações desde então. Embora se tenha transformado num nome familiar e ligeiramente nostálgico ao lado de The Hustle ou The Electric Slide, a verdade é que a Macarena é o reflexo dos dias de hoje. É uma ilustração do que faz um TikTok viral: uma deliciosa melodia acompanhada por uma dança fácil de recordar.
Na sua versão original, Macarena é uma canção de flirt, com letras como: “Não me podem ter / Por isso todos vêm e dançam ao meu lado.” O vídeo mostra-nos um grupo de miúdas a dar com as tendências da época, ao lado de dois cantores, Antonio Romero Monge e Rafael Ruiz Perdigones do grupo Los del Río. As bailarinas usam calções, botas go-go, coordenados justos, tudo muito revelador. Todo este imaginário poderia muito facilmente viver no TikTok. "Sinto que a Macarena se liga mais culturalmente ao fenómeno da tendência das danças do TikTok", diz Bardia Zeinali, realizadora do vídeo. "O vídeo tem muitas grelhas e um efeito de slot machine que é vertical”.
A versão Vogue da Macarena entrega todo esse imaginário. Imaan Hammam usa uma saia metálica de tamanho reduzido e um top cintilante da Versace. Paloma Elsesser mexe as ancas com um top Coperni verde lima e uma saia de ténis Collina Strada plissada. Oyinda dá vida a um vestido de ganga sem ombros que é adornado com um cinto borboleta da Blumarine - a agora marca fetish dos anos 2000. Sherrie faz playback com um top brilhante e calças baggy Stella McCartney, juntamente com uns Apple AirPods Max. Já Bad Bunny é um heartthrob ao mesmo tempo que se movimenta com um coordenado Bottega Veneta verde lima ultra-brilhante, e os seus óculos de sol Versace.
O remake do vídeo Macarena coincide com o frenesim das tendências dos anos 2000. A barriga está cada vez mais à mostra. As cores são cada vez mais brilhantes e os padrões verdadeiros caleidoscópios. A Moda tornou-se numa festa de nostalgia maximalista e o TikTok é um ótimo veículo para mostrar isso mesmo. Além disso, fazer a Macarena soa como uma desafio perfeito para mostrar as melhores roupas dos anos 2000.
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