Cada tiara na coroação será carregada de significado.
Cada tiara na coroação será carregada de significado.
© Getty Images
A Princesa de Gales poderá usar a Lover's Knot Tiara, uma das favoritas da falecida princesa Diana.
No último andar da nova e discreta loja em Mayfair da Chrome Hearts (sem sinalização visível, é preciso tocar para entrar, etc.), há uma tiara em ouro branco com diamantes no valor de quase um milhão de libras, entre as correntes de prata e ouro 18 quilates totalmente rock and roll, anéis de caveira e cruzes góticas pelas quais a marca de Los Angeles é conhecida. A alguns quarteirões de distância, na sede da antiga joalharia Garrard, há tiaras de alta joalharia para comprar, a partir de apenas £220.000 para uma versão recortada de diamante e pérola (online, as tiaras Garrard estão disponíveis no Net-a-porter.com a partir do preço um pouco mais acessível de £72.000).
Caminhe um pouco mais e encontrará tiaras à seria para alugar ou comprar na joalharia Hancocks, incluindo a Anglesey Tiara da era vitoriana, criada por volta de 1890, uma mistura gloriosa de pedras antigas, completa com pergaminhos e cachos, que também pode ser convertida num colar rivière de diamantes.
Esta peça em particular foi usada por Marjorie Paget, marquesa de Anglesey na coroação do rei George VI em 1937. Foi fotografada por Cecil Beaton, parecendo adequadamente inatangível para a ocasião. Foi então usada novamente por outra marquesa, Dame Shirley Paget, para a coroação da rainha Elizabeth II, em 1952. Qualquer uma das 2.000 pessoas convidadas para a coroação do rei Carlos III e sua consorte, a rainha Camilla, a 6 de maio, é muito bem-vinda para considerar a dita para o seu terceiro passeio de coroação por uma quantia não revelada (também pode ser adquirida na hora - preço, naturalmente, mediante solicitação).
Esta não é uma lista exaustiva de todos os lugares onde pode comprar ou alugar tiaras em Londres, mas certamente parece haver uma parafernália de atividades relacionadas a tiaras a acontecer agora com a primeira coroação em mais de 70 anos. Mas isto tudo é por causa do evento?
© Getty Images
Aparentemente sim. Volte ainda mais atrás, para 1902, quando a Cartier abriu uma boutique na Bond Street pouco antes da coroação de Edward VII, e um total de 27 headpieces foram comprados para a ocasião, só aí. Na pintura de Edwin Austin Abbey “A coroação do rei Eduardo VII”, os diademas brilhantes das damas aristocráticas que estão na galeria logo atrás do rei e da rainha e seus companheiros não são menos fabulosos por estarem ao fundo. Tiaras e coroações, ao que parece, andam sempre de mãos dadas.
A celebração “comedida” deste ano significa que veremos menos tiaras a 6 de maio? Provavelmente. Mas não porque as tiaras já não sejam de rigueur. Chaumet, a célebre maison francesa que já adornou Napoleão Bonaparte e a sua imperatriz Joséphine, relatou vender mais tiaras no ano passado do que nunca, embora não necessariamente para participar de uma coroação - os clientes compraram-nas para usar em festas e casamentos. Garrard rotineiramente vende tiaras e headpieces de diamantes para clientes em todo o mundo, muitos dos quais também são adquiridos para usar em casamentos, e não apenas por noivas - sabe-se que festas de casamento inteiras encomendam tiaras de diamantes que combinam. As coroações podem ser raras, mas as tiaras ainda são um grande negócio.
© Getty Images
No entanto, não há regras absolutas em relação às tiaras, como Geoffrey Munn, autor de Tiaras: A History of Splendour, me disse. “Qualquer um pode usar uma!” diz. “Não precisa de ter um título. Tradicionalmente, deve casar-se ou, pelo menos, ficar noiva. E geralmente são usadas com traje branco ou 'loungewear'. No entanto, a tradição afirma que eram as mulheres da aristocracia – aquelas com títulos – que usavam tiaras para uma coroação e, como foi amplamente divulgado, o número de convidadas é menor do que no passado.
Quando a rainha Elizabeth II foi coroada em 1953, uma fotografia de toda a família real mostrou todas as mulheres - pelo menos 15 delas - usando uma espécie de tiara, incluindo a princesa Margaret, a duquesa de Kent e a rainha Martha da Noruega. O retrato da Família Real deste ano será menor. Sabemos que a duquesa de Sussex não estará presente, mas a nova princesa de Gales sim. Supõe-se também (embora o Palácio ainda não o tenha anunciado) que Sophie, duquesa de Edimburgo, princesa Anne e princesa Alexandra farão parte da festa de coroação, e possivelmente as princesas Eugenie e Beatrice também.
© Getty Images
É improvável que escolham entre toda a coleção real de tiaras. Dizia-se que a rainha Elizabeth II oferecia uma seleção aos membros de sua família extensa para ocasiões especiais (casamentos reais e banquetes de estado em particular), e o privilégio de decidir quem usaria qual tiara presumivelmente agora cabe à rainha Camilla, que recentemente preferiu a fabulosamente geométrica tiara Greville de Boucheron, que originalmente pertencia à Rainha Mãe.
Essa peça vai aparecer no sábado? É impossível dizer. Estas coisas são, como sempre, segredos bem guardados. Embora os detalhes das insígnias (as coroas da coroação, o orbe e o ceptro) tenham sido tornados públicos - incluindo exatamente quais diamantes da Coleção Real estão a ser usados em cada peça - as tiaras são consideradas itens pessoais (ao contrário das insígnias, que são consideradas itens sagrados que não podem sair dessas áreas), e não há razão para que membros da realeza anunciem com antecedência o que usarão.
© Getty Images
Talvez a Princesa de Gales dê um aceno à tradição e use a Lover's Knot Tiara que já usou inúmeras vezes antes. Uma tiara de pérolas e diamantes de Garrard, era a favorita de sua falecida sogra, a princesa Diana, e originalmente encomendada pela avó da rainha Elizabeth, a rainha Mary. Não seria surpreendente se outros membros da realeza também usassem tiaras especiais para a falecida rainha. A Girls of Great Britain and Ireland Tiara, também de Garrard, era uma das favoritas e usada pela Rainha em inúmeros retratos, incluindo aqueles que apareciam em selos e dinheiro. A Tiara Delhi Durbar, usada pela Rainha Mary, nunca foi usada pela Rainha Elizabeth, mas foi usada pela nova Rainha Camilla em 2005, quando era Duquesa da Cornualha. Talvez alguém use a tiara bandeau da rainha Mary, usada pela última vez pela duquesa de Sussex no dia do casamento, como uma homenagem à duquesa ausente.
Muito se falou sobre o valor das joias herdadas pelo rei Charles, mas quando se trata de tiaras, o que é usado neste dia importante de sua vida provavelmente terá muito mais a ver com significado e tradição do que valor monetário.
Traduzido do original, aqui.