‘Archive Editions, inspired by Bauhaus’ é uma coleção-cápsula de 13 peças inspirada pela estética da escola alemã, que em 2019 celebra o seu centenário.
‘Archive Editions, inspired by Bauhaus’ é uma coleção-cápsula de 13 peças inspirada pela estética da escola alemã, que em 2019 celebra o seu centenário.
Bauhaus não foi apenas uma escola de artes. Foi, no território europeu e mundial, a escola referência de muitos artistas, acabando por moldar determinadas vertentes no mundo das artes. Fundada em 1919 por Walter Gropius, Bauhaus tinha uma ideia base: Gesamtkunstwerk (em português: obra de arte total), que pretendia fundir todas as vertentes artísticas num só campus. O movimento foi de tal maneira revolucionário que hoje, 100 anos depois da sua criação, continua a inspirar milhares de indivíduos, entre eles os responsáveis pelas criações da marca londrina COS, Christophe Copin e Nicole Bischofer.
Para celebrar o centésimo aniversário da Bauhaus, a COS foi ao seu arquivo e selecionou 13 peças (seis femininas, seis masculinas e um acessório) que melhor refletissem a estética e essência da escola alemã, que vai também ao encontro da própria marca: moderna, funcional e prática. Com grande foco nas formas geométricas e nos cortes, esta coleção é essencialmente monocromática, remetendo para o próprio edifício da escola Bauhaus, com apontamentos brancos.
Os tecidos, que vieram dos arquivos, foram escolhidos à mão e posteriormente explorados e atualizados para que possam encaixar nos dias de hoje. Na linha feminina, o design minimal com a alfaiataria são os grandes protagonistas; já os coordenados masculinos primam pela fusão entre o modernismo e a tradição.
‘Archive Editions, inspired by Bauhaus’ está disponível na loja online da COS.