A série que retratará o legado do couturier espanhol tem estreia prevista para 19 de janeiro na plataforma de streaming Disney+.
Cristóbal Balenciaga foi um dos principais responsáveis por mudar radicalmente a indústria da Moda. Era conhecido pelo seu nível de precisão e perfecionismo, marcando para sempre a história como um dos criadores mais importantes de todos os tempos. Do corte irrepreensível às silhuetas inovadoras, deixou uma marca indelével no universo da Moda e a série que chega no início de 2024 à Disney+ retratará, precisamente, este legado.
Imagem cortesia Disney+.
Deixando para trás uma carreira de sucesso nos ateliers de Madrid e San Sebastian, onde vestia a elite e a aristocracia espanhola, o criador parte para Paris. Contudo, na cidade da moda, o império da altura pertencia a Chanel, Dior e Givenchy, referências máximas da Alta-Costura. A série Cristóbal Balenciaga tem início com a apresentação da primeira coleção de Haute Couture do criador, em Paris, em 1937 e guiado pela obsessão por controlar todos os aspetos da sua vida, o couturier redefiniu a indústria, tornando-se lendário, e juntando-se aos grandes nomes da época.
Cristóbal Balenciaga é protagonizado por Alberto San Juan e tem um elenco internacional que dará vida a personagens amplamente conhecidas do século XX, como Anouk Grinberg (como Coco Chanel), Gabrielle Lazure (como Carmel Snow, editor in chief da Harper's Bazaar norte-americana); Patrice Thibaud (como Christian Dior), Anna-Victoire Olivier (no papel da atriz Audrey Hepburn) ou Belén Cuesta (como Fabiola de Mora y Aragón) e Cecilia Solaguren (no papel de esposa de Cristóbal Balenciaga, Virgilia Mendizabal).
Imagem cortesia Disney+.
Também a equipa técnica da série é composta por reconhecidos profissionais, nomeadamente o compositor Alberto Iglesias, vencedor de 11 Prémios Goya, Bina Daigeler, nomeada para os Óscares pelo filme Mulan e para os Emmy pelo figurino de Mrs. America, é a figurinista de Cristóbal Balenciaga, juntamente com Pepo Ruiz Dorado; Javier Agirre Erauso, vencedor de um prémio Goya por The Giant, é o diretor de fotografia, Mikel Serrano, vencedor de um Goya por The Giant e Akelarre é o diretor artístico, e Karmele Soler, vencedor de um Goya Award por A Pele Onde Eu Vivo é o responsável pela maquilhagem da série.
Imagem cortesia Disney+.
Most popular
Algo velho, algo novo, algo emprestado e algo azul: um casamento escandinavo com carimbo português
17 Jan 2025