E se um casaco pudesse ter o mesmo impacto ambiental que uma planta? A indústria da Moda sonhou e o CO2AT nasceu.
E se um casaco pudesse ter o mesmo impacto ambiental que uma planta? A indústria da Moda sonhou e o CO2AT nasceu.
© Fotografia de Frederico Martins
© Fotografia de Frederico Martins
Minimizar o impacto negativo no ambiente já não é suficiente. Para que o ideal de sustentabilidade seja verdadeiramente garantido, é preciso fazer mais do que “não continuar a estragar”. Hoje sabemos que é urgente reverter muitos dos problemas que assolam o momento climático corrente, problemas pelos quais o nosso guarda roupa já teve a sua quota-parte de responsabilidade.
No seio de tais ideais surgiu a iniciativa Future Before Fashion, um projeto da empresa paquistanesa Azgard9 que tem como objetivo contribuir para solucionar os desafios ambientais que o setor de vestuário atualmente enfrenta. Reconhecido na indústria pelo fabrico de denim, este produtor asiático possui uma rede de parcerias de nível global onde se destacam nomes como o conglomerado LVMH e o gigante de fast fashion Zara. Relativamente ao reposicionamento baseado nos valores da sustentabilidade, Ahmed Shaik, CEO da Azgard9, afirma: “Enquanto as marcas estão a pensar na próxima coleção, nós estamos a pensar em coleções de e para o futuro. Na verdade, em como as roupas podem ser pensadas daqui a cinquenta anos.”
Assim, foi com os olhos postos no amanhã que a empresa paquistanesa se decidiu unir às agências portuguesas Stream and Tough Guy e This is Pacifica para criar uma peça de vestuário inovadora. Algo que mais rapidamente imaginaríamos a descer uma passerelle de Moda no ano de 2043, mas que já é uma realidade do presente - o CO2AT.
Fabricado a partir de uma colaboração com o laboratório inglês Post Carbon Lab, o CO2AT é um casaco com propriedades de ser vivo. Esta é a primeira peça de vestuário que se revela capaz de absorver dióxido de carbono da atmosfera, transformando-o seguidamente em glicose e oxigénio. Por outras palavras, este modelo pioneiro comporta-se como uma planta, algo apenas possível devido à tecnologia (inspirada na Natureza) implementada no seu tecido. Tratado com pigmentação microbiana, é no capuz deste casaco que se encontram os microorganismos fotossintéticos responsáveis pela libertação de oxigénio. Durante o ciclo de vida desta peça de vestuário, o processo de fotossíntese que nela se efetua permite não só neutralizar os impactos da produção do casaco, como ainda melhorar o ambiente do seu utilizador ao produzir aproximadamente a mesma quantidade de oxigénio que um carvalho.
“O maior avanço que o CO2AT oferece é a compreensão de que a natureza já possui toda a tecnologia com a qual iremos projetar o futuro”, indica Filipe Mesquita, Diretor Criativo na empresa portuguesa This is Pacifica. E a verdade é que as inovações conseguidas nesta produção podem tornar-se numa realidade do quotidiano para a indústria da Moda. “Podemos ter um impacto positivo no meio ambiente e queremos mostrar aos nossos stakeholders que podemos ajudá-los a alcançar isso. Queremos mostrar-lhes como pode ser o futuro da Moda, hoje”, conclui Ahmed Shaikh.
A indústria da Moda deu assim mais um passo em direção ao futuro. Tecnologias como a que o CO2AT possui tornar-se-ão aos poucos a norma do setor. É o destino inevitável da Moda, dos seus consumidores, mas, acima de tudo, o destino necessário à sobrevivência do nosso Planeta.
Ficha técnica
Direção Criativa: Filipe Mesquita & Miguel DurãoEstratégia: João Ribeiro & Nicolas GrassiDesign: Filipe Mesquita, Pedro Serrão, Pedro Mesquita, Luís CepaProject Management: Ana FernandesBrand Direction: Bernardo Lago Cruz Videocase: Vladimiro LeopoldoDireção de Fotografia: João CastelaMúsica e Sound Design: Nuno CraveiroEntrevistas: Ahmed Sheikh (Azgard9 CEO), Dian-Jen Lin (Post Carbon Lab R&D)Filmagens em Londres: Louis HollisFilmagens no Paquistão: Hassan Bakhtiar Mirza, Yogi StudiosSound Mix: Guel3D film: @looooooch.kb3D render: @looooooch.kbFotógrafo In studio: Nuno Moreira Direção Criativa de Fotografia: Frederico MartinsVídeo e Edição: Raul SousaVideógrafos de Drone: Óscar Ribeiro & Liliana PinaAssistentes de Imagem: Pedro Sá, João Ferreira & Marina Rosillo @ Lalaland StudiosGaffers: STP AudiovisuaisCabelos e Maquilhagem: Patrícia LimaModelos: Maria Miguel @ Central Models & Paulo Spencer @Face ModelsProdução: Diogo Oliveira @ Lalaland StudiosRetouching: José Paulo Reis @ Lalaland Studios Photosyntetic R&D: PostCarbonLab (Dian-Jen Lin + Hannes Hulstaert)Produção do CO2AT: Toptuxedo (Isaac Gomes, António Costa)Tecido: LMA (Luís Dias) Etiquetas e transfers: Heliotextil (Miguel Pacheco, Conceição Teixeira, Ana Bulhosa)