Visionários, disruptivos e inovadores, pegaram na Moda pelos pés, viraram-na de cabeça para o chão e abanaram-na até que todas as regras caíssem e desmoronassem, como só os verdadeiros génios conseguem.
Visionários, disruptivos e inovadores, pegaram na Moda pelos pés, viraram-na de cabeça para o chão e abanaram-na até que todas as regras caíssem e desmoronassem, como só os verdadeiros génios conseguem. Audazes aos olhos de uns, maníacos aos olhos de outros, foram eles que nos ensinaram a querer mais do que o tecido, o corte e a costura.
Elsa Schiaparelli
O chapéu em forma de sapato desenhado por Elsa Schiaparelli em colaboração com Salvador Dalí, em 1937 ©Getty Images
O chapéu em forma de sapato desenhado por Elsa Schiaparelli em colaboração com Salvador Dalí, em 1937 ©Getty Images
A história de Elsa Schiaparelli é uma de muitas primeiras vezes. Nascida em Roma, numa família conservadora de aristocratas e intelectuais, Schiaparelli estudou Filosofia, escreveu um livro de poesia que deixou os pais enfurecidos, fugiu para Londres para se afastar de um pretendente russo, conheceu o marido na capital inglesa, mudou-se para Nova Iorque e, em 1922, voou para Paris, mãe solteira, depois de se divorciar. Foi aí que, em 1927, criou o primeiro pullover tricotado à mão com um laço trompe-l’oeil – e a popularidade foi tão monumental que a criadora teve que expandir a sua equipa para conseguir atender a todos os pedidos.
Com a coleção de malhas a catapultar o sucesso, Schiaparelli foi a primeira a introduzir o vestido wrap e o vestido-tuxedo, bem como a primeira a usar fechos visíveis na Alta-Costura, tanto para fins decorativos como práticos; foi a precursora das culottes, do power suit e do hard chic; foi responsável por integrar um soutien num fato de banho, por criar o casaco de noite, por transformar meros botões em pequenas obras de arte, e por conceber a cor shocking pink. Mas, de todos os contributos que deixou, nenhum soou mais alto do que a sua visão colaborativa, visão essa que a levou a unir forças com alguns dos nomes mais sonantes da época.