O anúncio foi feito esta manhã pelo próprio na sua conta de Instagram. Ainda não é conhecido o sucessor do designer belga.
Após quase quatro décadas de carreira, Dries Van Noten anunciou hoje que vai abandonar a marca homónima. "Tenho estado a preparar este momento há algum tempo e sinto que é altura de deixar espaço para uma nova geração de talentos que tragam a sua visão para a marca", afirmou o designer no Instagram. A sua última apresentação enquanto diretor criativo será o desfile masculino para a primavera/verão 2025, em Paris. Depois disso, a coleção feminina será feita pela sua equipa, por quem tem “plena confiança de que farão um ótimo trabalho”. Quanto à nomeação do seu sucessor, o criador afirma na mesma declaração que, em tempo oportuno, será anunciado o designer que continuará a história da marca - embora garanta que continuará envolvido na casa de Moda que tanto estima.
Dries Van Noten Woman FW16
Vogue Runway
Dries Van Noten Woman FW16
Vogue Runway
Na declaração, o designer belga aproveita ainda para agradecer a toda a equipa Puig - detentora da marca -, bem como aos fornecedores e a toda a equipa que durante tantos anos o ajudou a “concretizar tantas ideias bonitas”, deixando ainda um agradecimento especial a quem apoiou o seu trabalho. Ao longo dos seus 38 anos ao leme da Dries Van Noten, a marca expandiu-se imensamente, com com quatros desfiles por ano, novas lojas, acessórios e até linhas de beleza, e o criador garante que esta continuará a florescer: “Tenho a certeza disto: o futuro do DVN continua a ser brilhante.”
Dries Van Noten Woman SS20 com Christian Lacroix
Vogue Runway
Dries Van Noten deixará, sem dúvida, um legado na Moda pela sua carreira extraordinária e pelas ideias visionárias. Licenciou-se na Academia Real de Belas Artes da Bélgica em 1986 e, juntamente com Walter Van Beirendonck, Ann Demeulemeester, Dirk Van Saene, Marina Yee e Dirk Bikkembergs, fez história como parte dos Antwerp Six, o grupo de criadores que teve um impacto indelével na Moda graças às suas ideias ousadas e designs ímpares. Fundou a sua marca icónica em 1986, ficando célebre pela alfaiataria irrepreensível, onde as cores e texturas assumiram um papel central.
Dries Van Noten Men FW11
Vogue Runway
Os avós de Van Noten eram alfaiates e os pais tinham uma boutique de Moda, o que fez com que o criador, desde logo, desejasse ter um papel na indústria: Quando era um jovem de Antuérpia, o meu sonho era ter uma voz na Moda" - um sonho que terá sido, certamente, cumprido com as mais altas das distinções.
Dries Van Noten SS15
Vogue Runway
Dries Van Noten SS15
Vogue Runway
Most popular
Algo velho, algo novo, algo emprestado e algo azul: um casamento escandinavo com carimbo português
17 Jan 2025
Relacionados
Chemena Kamali fala sobre a Chloé: Karl, liberdade, Phoebe, empatia e o apelo duradouro dos anos 70
28 Feb 2024