O anúncio foi feito esta manhã pelo próprio na sua conta de Instagram. Ainda não é conhecido o sucessor do designer belga.
Após quase quatro décadas de carreira, Dries Van Noten anunciou hoje que vai abandonar a marca homónima. "Tenho estado a preparar este momento há algum tempo e sinto que é altura de deixar espaço para uma nova geração de talentos que tragam a sua visão para a marca", afirmou o designer no Instagram. A sua última apresentação enquanto diretor criativo será o desfile masculino para a primavera/verão 2025, em Paris. Depois disso, a coleção feminina será feita pela sua equipa, por quem tem “plena confiança de que farão um ótimo trabalho”. Quanto à nomeação do seu sucessor, o criador afirma na mesma declaração que, em tempo oportuno, será anunciado o designer que continuará a história da marca - embora garanta que continuará envolvido na casa de Moda que tanto estima.
Dries Van Noten Woman FW16
Vogue Runway
Dries Van Noten Woman FW16
Vogue Runway
Na declaração, o designer belga aproveita ainda para agradecer a toda a equipa Puig - detentora da marca -, bem como aos fornecedores e a toda a equipa que durante tantos anos o ajudou a “concretizar tantas ideias bonitas”, deixando ainda um agradecimento especial a quem apoiou o seu trabalho. Ao longo dos seus 38 anos ao leme da Dries Van Noten, a marca expandiu-se imensamente, com com quatros desfiles por ano, novas lojas, acessórios e até linhas de beleza, e o criador garante que esta continuará a florescer: “Tenho a certeza disto: o futuro do DVN continua a ser brilhante.”
Dries Van Noten Woman SS20 com Christian Lacroix
Vogue Runway
Dries Van Noten deixará, sem dúvida, um legado na Moda pela sua carreira extraordinária e pelas ideias visionárias. Licenciou-se na Academia Real de Belas Artes da Bélgica em 1986 e, juntamente com Walter Van Beirendonck, Ann Demeulemeester, Dirk Van Saene, Marina Yee e Dirk Bikkembergs, fez história como parte dos Antwerp Six, o grupo de criadores que teve um impacto indelével na Moda graças às suas ideias ousadas e designs ímpares. Fundou a sua marca icónica em 1986, ficando célebre pela alfaiataria irrepreensível, onde as cores e texturas assumiram um papel central.
Dries Van Noten Men FW11
Vogue Runway
Os avós de Van Noten eram alfaiates e os pais tinham uma boutique de Moda, o que fez com que o criador, desde logo, desejasse ter um papel na indústria: Quando era um jovem de Antuérpia, o meu sonho era ter uma voz na Moda" - um sonho que terá sido, certamente, cumprido com as mais altas das distinções.
Dries Van Noten SS15
Vogue Runway
Dries Van Noten SS15
Vogue Runway
Most popular
H&M relança peças de arquivo das suas colaborações emblemáticas com designers convidados
28 Oct 2024
O que é sexy agora? A Victoria's Secret apoia-se no seu passado para regressar às passerelles
16 Oct 2024
Relacionados
Chemena Kamali fala sobre a Chloé: Karl, liberdade, Phoebe, empatia e o apelo duradouro dos anos 70
28 Feb 2024