Back to Work Issue
"If you want to build a ship, don't drum up people to collect wood and don't assign them tasks and work, but rather teach the to long for the endless immensity of the sea." - Antoine de Saint-Exupéry
Setembro é um mês que sinaliza novos começos. Mais do que janeiro, setembro parece a madrugada de um novo ano. As férias e os dias de preguiça de verão acabam, regressamos às aulas, ao trabalho, à nossa rotina global... uns mais entusiasmados do que outros. Ter a oportunidade de trabalhar no que realmente gostamos e nos apaixona é um privilégio que, infelizmente, nem todos partilham. A mudança da energia relaxada do verão para os dias ativos do outono serve como metáfora para essa outra mudança, ou adaptação, que — como quase tudo na vida —, dependerá sempre de cada um de nós.
Alisa Volskaya para Setembro 2023
Branislav Simoncik
A vida é feita de ciclos e não é preciso esperar por setembro para experimentar algo de novo. Todas as manhãs temos a oportunidade de fazer algo diferente. A mudança acontece em pequenos passos e, ao criar um novo hábito, estamos no caminho certo para permitir que um novo comportamento comece. Todos os dias são um reinício, sem precisarmos de carregar no botão de reset. E naquilo que é a rotina que criamos para nós próprios, a conquista suprema é confundir a linha entre trabalho e lazer. Como diz o sábio clichê: “Faz o que gostas e não terás de trabalhar um único dia na tua vida.”
Temos o poder da transformação e, até como sobrevivência animal, precisamos tanto da remuneração pela qual trabalhamos como de transferir para o volume de horas que trabalhamos durante um ano inteiro a mesma adrenalina e prazer que procuramos num mês de férias. Transformar num desafio empolgante as tarefas que temos pela frente, sejam elas mais criativas ou mais repetitivas, depende de nós, temos na nossa mão o poder da imaginação, do humor e até do amor... a capacidade de transformação é um super poder, e é nosso. E sem tentar, não adianta manter a lista de queixumes infindável, uma lista com que muitas pessoas se arrastam até um novo ciclo de férias.
Othilia Simon para Setembro 2023
James Harvey Kelly
Desde a infância que somos programados para ver setembro como um recomeço. As lembranças da infância despertam uma nova energia quando nos lembramos das novas roupas, novos livros, novos colegas ou professores e dos desafios de corresponder às expectativas de aprender algo novo. Esta edição está impregnada dessa mesma energia, a do regresso a algo bom. O regresso a casa. O regresso à nossa segunda casa, o local de trabalho, onde (perdoem-me a franqueza) passamos mais horas com colegas do que com a nossa família durante um ano inteiro…
Minami Gessel para Setembro 2023
Michelle Watt
E é com esse espírito que recomeçamos, essa memória emocional profunda que nos liga à infância e que está presente ao longo desta edição, seja a planear novos looks que nos proporcionem conforto ou empoderamento. Novos prazeres e novas referências que nos enriqueçam a qualidade de vida no trabalho, o próprio trabalho, e a relação com quem é nosso cúmplice na rotina inevitável do dia a dia. A palavra rotina é vulgar e injustamente usada de forma depreciativa, simplesmente porque não a transformamos numa boa rotina. E se arregaçar as mangas não consta entre as tendências da estação que aconselhamos, preferimos a energia de “Let's work!” Porque, como disse Maya Angelou: “Nothing will work unless you do.”
*Todos os créditos na edição em papel. For the English Version, click here.