Queremos ver oceanos na vertical, estradas que correm no céu e insetos tecnológicos. E como conseguimos levar a ideia para o papel? A melhor fórmula é aquela que dispensa qualquer comentário.
*English Version [EV] below*
Queremos ver oceanos na vertical, estradas que correm no céu e insetos tecnológicos. E como conseguimos levar a ideia para o papel? Através da combinação de técnicas, de sobreposição de imagens e um toque de ironia - porque a crítica quer-se arrojada, inteligente e ousada. Mas a melhor fórmula é aquela que dispensa qualquer comentário.
[EV] We want to see vertical oceans, roads spread out against the sky and technological bugs. And how do we get the idea into paper? Through a combination of techniques, image overlapping and a touch of irony - because critique is meant to be bold, witty and daring. But the best formula is the one that exempts any comment.
© Johanna Goodman
© Johanna Goodman
Johanna Goodman
Arrojada e assertiva, mas também subtil e intimista - é assim que a norte-americana descreve o seu estilo. A formação académica em ilustração levou-a a colaborar com grandes títulos da imprensa, como o jornal The Guardian ou a revista Marie Claire. Na sua arte, que partilha nas redes sociais, a presença humana é uma constante, muitas vezes associada a elementos da vida cosmopolita ou da natureza.
[EV] Bold and assertive, but also subtle and intimist - this is how the north-american woman describes her style. Her academic training in illustration has led her to collaborate with big titles of the press, like The Guardian or the magazine Marie Claire. In her art, which she shares on social media, the human presence is a constant, often associated with elements of city life or nature.
Andrés Gamiochipi
Nascido e criado na Cidade do México, onde ainda hoje vive e trabalha, Gamiochipi é mais do que artista visual: é professor de Pintura Experimental em Santa Fé e baterista da banda No Somos Marineros. Enquanto criador, debruça-se no mundo das artes através de um método de justaposição de imagens, criando cenários improváveis e imaginários na natureza e na cultura visual.
[EV] Born and raised in the City of Mexico, where he still lives and works to this day, Gamiochipi is more than a visual artist: he’s a professor of Experimental Painting in Santa Fe and the drummer of the band No Somos Marineros. As a creator, he dives into the world of art through a method of image overlapping, creating unlikely and imaginative scenarios in nature and in visual culture.
Francesca Colussi Cramer
Hoje já com raízes formadas no País de Gales, no Reino Unido, a italiana estudou no seu país natal literatura e história da mulher, para depois vir a formar-se em design têxtil. É com essa base académica que criou um conceito artístico que lhe é tão próprio: a combinação de imagens de postais e fotografias vintage com trabalhos manuais em 3D, acrescentando uma dimensão de perspetiva às peças que ligam o passado ao presente.
[EV] Now rooted in Wales, in the United Kingdom, the italian woman studied literature and women’s history in her native country, only to graduate in textile design. It is with this academic foundation that she created an artistic concept that is so unique and only hers: the combination of pictures from vintage postcards and photos with 3D handcraft, adding a dimension of perspective to works that connect the past to present.
Mehmet Geren
Comentário social é a especialidade do artista turco que há mais de dez anos trabalha com arte em 3D e design gráfico. Numa técnica que mistura a obra de arte clássica - desde Leonardo da Vinci a Vincent van Gogh - com legendas irónicas ou ícones da cultura pop, como Uma Thurman em Kill Bill ou o bando de La Casa de Papel. É o equilíbrio perfeito que resulta numa página de Instagram inesquecível.
[EV] Social commentary is the specialty of the Turkish artist who has been working with 3D art and graphic design for over ten years. In a technique that mixes the classical work of art - from Leonardo da Vincir to Vincent van Gogh - with ironic captions or pop culture icons, like Uma Thurman in Kill Bill or the gang from La Casa de Papel. It’s the perfect balance, which results in an unforgettable Instagram profile.
Tom Fabia
O francês seguiu os passos dos pais quando decidiu enveredar pelo mundo da arte, sendo que o seu forte é, claramente, a fotografia de natureza. As suas musas são as montanhas, as árvores e o mar, que apresenta em montagens fantásticas, como se saídas diretamente de um sonho. Cada obra sem igual, o artista leva o no comments literalmente - as peças não têm descrição e estão à disposição da interpretação de cada um.
[EV] The French man followed his parent’s steps when he decided to follow the world of art, and his forte is, clearly, nature photography. His muses are the mountains, the trees and the sea, which he presents in fantastical montages, like they are straight out of a dream. Each piece is unparalleled, and the artist takes no comments literally - his works have no description and are available to be interpreted as one wishes to.
Originalmente publicada na edição No Comments da Vogue Portugal, de novembro 2021. Todos os crétidos e imagens na versão em papel.Originally published in the No Comments issue of Vogue Portugal, from November 2021. Full credits and story on the print version.