The Icons Issue
Não é novo o amor de Christian Louboutin por Portugal. Como não é novo o amor de Portugal por Christian Louboutin, que o tem feito sentir-se bem-vindo em diversos pontos do país.
Depois da morada em Lisboa, o designer de acessórios - com um portefólio criativo sobejamente reconhecido pelas suas solas vermelhas - inaugurou um hotel, em Melides, há cerca de ano e meio, que está prestes a ganhar um parente próximo ali perto. Nesta entrevista em vídeo, a Vogue falou com Louboutin não só sobre o seu já icónico Vermelho Melides Hotel (não nos esquecemos de perguntar sobre este nome tão adequado) e sobre o novo empreendimento, mas também sobre o Alentejo, sobre Lisboa, sobre Portugal em geral, sabendo que o criador tem um largo arcabouço e autoridade para falar sobre tudo isto com muito conhecimento de causa.
Numa conversa em inglês, muito pontuada por vocabulário português, que Christian já domina q.b, e algum francês, a multiculturalidade do diálogo é algo que é também apanágio daquele hotel exclusivo onde nos encontramos a conversar. Perfeitamente inserido e localizado no centro de Melides, Alentejo, a sua fachada não deixa adivinhar o que ali se descobre: vasto em estímulos visuais numa extensão que se alarga o suficiente para impressionar mas não para assoberbar, como se quer num projeto de luxo, prima pela curadoria exímia na arquitetura e decoração deste espaço que se assume - e é - único e especial.
Com materiais portugueses e referências lusas, há muito do nosso país no hotel de Louboutin, mas claro, também de Christian, que é um cidadão do mundo e tem orgulho em mostrá-lo. Com peças que o próprio foi descobrindo também um pouco por todo o globo, e que casam na perfeição com o projeto da arquiteta Madalena Caiado, o resultado é um destino que honra Portugal, mas que serve também de refúgio em "parte incerta" para quem quer uma morada que pisca o olho a qualquer parte do mundo. Inserido no meio da belíssima vegetação alentejana, foge da azáfama citadina, está, no entanto, mesmo ao lado das ruas "movimentadas" mais pitorescas do Portugal rural.
O Vermelho (e) Melides é local obrigatório de visitar, nem que seja para um almoço demorado no seu restaurante, Xtian. E se encontrar o próprio Louboutin nas redondezas, o que é altamente provável, saiba que ele faz parte do charme do próprio hotel e da zona - podemos atribuir-lhe já a nacionalidade portuguesa, se nos pedirem opinião -, como pode confirmar pela animada e honesta conversa acima.
Vermelho Melides | R. Dr. Evaristo Sousa Gago 2, 7570-635 Melides. T: +351 915 280 511