Esta tendência tem tanto de saudável como de relaxante.
Esta tendência tem tanto de saudável como de relaxante.
Um cabelo forte e saudável constrói-se desde a raiz, o que significa que, mais do que colocar óleo nas pontas ou fazer uma máscara capilar, torna-se importante cuidarmos do nosso couro cabeludo - o local onde nascem os nossos folículos capilares.
Começando pelo lançamento de champôs esfoliantes, a indústria da cosmética começou a acordar para esta temática há já alguns anos. Mais recentemente, vimos a difusão de uma nova ferramenta, que se mostra promissora no combate a problemas capilares comuns, como caspa ou queda de cabelo. Talvez seja tempo de adicionar mais um passo à nossa rotina de cuidados de cabelo, mais propriamente, introduzir a utilização de uma escova de couro cabeludo.
Mas, no fundo, o que é esta ferramenta?
Esta escova foi desenhada com dentes finos pensados não para desembaraçar os fios de cabelo, mas para esfoliar e massajar o couro cabeludo. Por ser usada, na maioria das vezes, em cabelo molhado, o seu material divide-se entre o silicone e o plástico, e as melhores opções possuem um design ergonómico capaz de facilitar uma auto-esfoliação. Atualmente, o mercado já apresenta diversas opções manuais e eletrónicas, embora as primeiras sejam as mais comuns (e mais acessíveis).
Como usar uma escova de couro cabeludo?
Tal como referimos, esta ferramenta deve ser usada preferencialmente com cabelo molhado e com o auxílio de um champô ou de um outro produto dedicado ao tratamento do couro cabeludo. Quando estas condições estiverem reunidas, a escova deve ser colocada sob o couro cabeludo e conduzida em movimentos circulares ou lineares, neste último caso, começando na frente do couro cabeludo e indo até à parte traseira do pescoço.
Este ritual deve ser repetido uma a duas vezes por semana, preferencialmente durante cinco minutos. É importante ter em conta de que uma esfoliação excessiva pode, tal como na pele, trazer mais problemas do que benefícios, provocando irritação ou vermelhidão no couro cabeludo.
Quais os benefícios em incluir este passo na nossa rotina de cuidados?
As vantagens são similares às da esfoliação facial, nomeadamente no que concerne a estimulação da circulação sanguínea e a remoção das células mortas ou de produtos em excesso. Para além disso, a utilização regular de uma escova de couro cabeludo facilita a absorção dos champôs, óleos ou ampolas que habitualmente colocamos no nosso cabelo.
Existem ainda outros benefícios que ocorrem de forma indireta, mas que são, muitas vezes, os mais procurados. Em primeiro lugar, esta ferramenta ajuda a evitar a formação de caspa, visto esta ser muitas vezes provocada por oleosidade quer em excesso, quer em falta. Dessa forma, uma esfoliação capilar frequente ajuda a equilibrar esses mesmos óleos, tornando menos provável o surgimento de caspa no couro cabeludo.
Seguidamente, e por ter um papel fulcral na estimulação dos folículos capilares, a utilização de uma escova de couro cabeludo torna os fios mais fortes e previne a queda de cabelo. Um benefício que é igualmente apoiado pela sensação de relaxamento trazida por este ritual. Quando bem realizada, uma massagem capilar exerce força sobre determinados pontos de pressão associados ao stress e à ansiedade. É o 2 em 1 perfeito: uma ferramenta que não só ajuda a manter o cabelo bonito e saudável, como também adiciona um passo tranquilizante à nossa rotina de Beleza.
Most popular
Alice Trewinnard prepara-se para a GQ Night of the Year | Beauty Confessions
23 Nov 2024
Relacionados
O que lhe reservam os astros para a semana de 26 de novembro a 2 de dezembro
26 Nov 2024
Alice Trewinnard prepara-se para a GQ Night of the Year | Beauty Confessions
23 Nov 2024