Mitch Greene fotografada por Aleksander Salski e com styling de Michal Koszek para o Lucky Issue da Vogue Portugal, publicado em março de 2023.
Na astrologia, os signos têm um carácter sazonal, ou seja, estão associados a determinados períodos do ano, consoante o elemento da natureza a que se referem. Por isso, alguns especialistas dizem-nos como lidar com as mudanças sazonais.
Tudo sobre as estações do zodíaco e como se preparar para entrar na sua estação
Se há uma altura em que cada signo do zodíaco se deve sentir particularmente entusiasmado, é seguramente a altura que corresponde à sua estação do zodíaco. Mas o que são exatamente as estações do zodíaco? Bem, é, literalmente, o seu tempo debaixo do Sol. Assim, com a energia que o Sol supostamente tem, não é de admirar que, quando cada signo chega à sua estação, se sinta especialmente confortável, com poder e mais na própria pele do que nunca. Mas como é que cada estação e as suas mudanças influenciam exatamente os diferentes horóscopos?
Para compreender esta questão, é melhor começar pelo princípio: a roda do zodíaco está dividida em 12 setores, cada um deles correspondendo a um signo. Por sua vez, os doze signos estão agrupados em estações do zodíaco, que coincidem com as estações do ano. A inclinação do eixo terrestre e a rotação da terra, juntamente com o movimento de translação em torno do Sol, provocam estas mudanças que resultam nas quatro estações anuais que conhecemos, mas são também a causa das mudanças de comportamento dos diferentes signos, sempre de acordo com a astrologia.
Ou seja, de uma forma geral, a estação do zodíaco de cada signo coincide com o mês em que o seu signo está alinhado com o Sol. É por isso que todos os signos pertencem a uma das estações do zodíaco.
O que que significa para um signo entrar na sua estação do zodíaco?
Quando os signos entram na sua estação do zodíaco, significa que estão a regressar à posição em que o Sol se encontrava na altura em que nasceram e em que o seu mapa astral foi criado. Por outras palavras, o regresso ao Sol está completo. "Não é nem mais nem menos do que quando o Sol transita pelo signo do zodíaco. Quando entramos numa estação, há uma mudança de energia arquetípica. A mudança fala-nos do fim de uma estação e do início de outra, só que de uma forma mais simbólica", explica Carlota, autora de Constelações e artista plástica. "Ter o Sol a transitar pelo seu signo solar abre uma porta para a manifestação, pois seria como um novo ano de vida e uma nova oportunidade de aprendizagem no karma", explica Dalila Salgueiro.
Em termos de recomendações, é aconselhável avaliar os objetivos e as resoluções para o novo ano. Quando o Sol transita em cada signo, abre-se um portal de energia e cabe à pessoa saber como utilizá-lo para avançar positivamente. É por isso que, para algumas culturas, a mudança de estação do zodíaco é uma espécie de ano novo em que se introduzem novas resoluções.
Como é que o início das estações influencia os signos? Que diferenças existem entre os signos da mesma estação?
Em função do signo do zodíaco através do qual o Sol transita, podemos classificar as estações do ano da seguinte forma:
Os signos cardinais e a estação cardinal
Os chamados signos cardinais incluem Carneiro, Caranguejo, Balança e Capricórnio. Por conseguinte, a estação cardinal é considerada como o período de regência de cada um destes signos. "São responsáveis pela transformação das situações, tomando a iniciativa de gerar mudanças concretas no seu ambiente, tomando decisões relevantes que trazem consequências não só a nível pessoal, mas também a nível coletivo. É por isso que sempre que estamos a transitar por um destes signos devemos tomar decisões nas nossas vidas que impliquem mudanças. É uma boa altura para mudar de emprego ou para deixar para trás uma relação que não traz nada de positivo para as nossas vidas. É um momento para uma mudança de imagem ou para nos reinventarmos profissionalmente. Durante a estação cardinal, os signos cardinais sentir-se-ão em casa, pois estão habituados a gerar novas ideias e a mudar constantemente. Os signos fixos, por outro lado, sentir-se-ão relutantes em avançar e em assumir esta nova energia que os tirará da sua zona de conforto", diz Dalila.
Os signos fixos e a estação fixa
Os signos fixos são Leão, Escorpião, Touro e Aquário e possuem a caraterística de permanecer, de criar raízes para poder colher o que se deseja.
Dalila ressalta que durante a estação fixa (período em que o Sol transita por esses signos) é um bom momento para estabelecer metas, elaborar projetos, rever orçamentos e custos, além de trabalhar elementos de um relacionamento que se pretende melhorar para avançar de forma positiva.
"Os signos cardinais e mutáveis tendem a sentir-se mais estagnados do que o habitual nestes períodos, pelo que é muito importante evitar a impaciência", pede a especialista.
"Os signos fixos, por outro lado, saberão usar esta energia para traçar estratégias e criar uma base sólida em todos os aspetos da sua vida", clarifica o fundador da The Manifesting App.
Os signos mutáveis e a estação mutável
Finalmente, entre os signos mutáveis, encontramos Gémeos, Virgem, Sagitário e Peixes. "A principal caraterística destes nativos do zodíaco é a sua capacidade inigualável de se adaptar à mudança e de reagir favoravelmente a esta. A estação mutável convida-nos a ser mais flexíveis à mudança, sem nos deixarmos agarrar ao passado” conclui Dalila a propósito das estações e da sua influência sobre os signos.
Quais são os efeitos das mudanças sazonais?
As mudanças sazonais ajudam-nos a evoluir e a sair da nossa zona de conforto, dependendo da nossa vontade de utilizar essa energia.
"Os signos fixos são os que tendem a sentir mais mudanças durante as estações mutáveis ou cardinais, pois apresentam mais resistência. Pelo contrário, durante as estações mutáveis, podemos sentir-nos muito mais ansiosos em relação ao futuro ou ao cumprimento de todos os objetivos, pelo que é necessário verificar se estão muito exaltados durante este período e se exigem demasiado de si", especifica a coach de Astro-Manifesting.
Como é que um signo se prepara para as mudanças de estação?
Quando um signo sai de uma estação, é necessário fazer perguntas como: como me estou a sentir internamente, que medos tenho, o que me limita, o que me impede? Além disso, é necessário estabelecer propostas para o futuro e novos objetivos para a nova etapa.
As estações zodiacais influenciam mais alguns signos do que outros?
Dalila explica que todos somos igualmente afetados, mas isso depende do nosso signo do zodíaco. "Para os signos fixos, haverá sempre mais medo da mudança durante as estações mutáveis e cardinais. Já os signos cardinais e mutáveis sentir-se-ão muito frustrados durante a estação fixa, porque sentem que os seus planos não estão a avançar. O mais importante é ser paciente e deixar fluir.
Por sua vez, Carlota sublinha que a forma como os signos se deixam afetar depende também de outros trânsitos planetários e dos aspetos que formam com os planetas natais da pessoa em questão, ou seja, do mapa astral. "A melhor maneira de saber exatamente como a energia existente nos vai influenciar, de acordo com a astrologia, seria conhecer o nosso mapa natal e a nossa revolução solar. Mas não se trata de alguns signos serem mais afetados do que outros pelas estações do zodíaco, mas da nossa decisão individual de conhecer a energia disponível que cada estação do zodíaco nos oferece e de a utilizar como uma ferramenta para aprofundar a nossa vida e os nossos processos. A astrologia é uma linguagem simbólica onde se reflete o mundano e o espiritual", descreve a autora de Constelações.
Para os signos que estão a entrar na sua estação zodiacal, feliz volta ao Sol!
Traduzido do original, aqui.