Launchmetrics Spotlight
Num mundo onde a fast fashion domina e as tendências chegam e desvanecem num instante, investir em peças vintage é um ato de (muito) estilo e consciência. O vintage é uma arte e, como em qualquer arte, há truques que fazem toda a diferença. Eis 8 dicas a ter em conta.
Encontrar verdadeiros tesouros exige um olhar treinado e muita paciência. Há noções básicas que vale a pena sublinhar, como a importância da relação com os vendedores (as melhores peças nem sempre estão à vista!), ou o poder de fazer boas perguntas: sejam elas acerca de tamanhos, materiais, ou até o motivo da venda do artigo - afinal porque é que alguém quereria vender uma Jackie em ótimo estado? Para ajudar nesta aventura que é a compra de artigos pre-loved - sejam de luxo ou não - reunimos 8 dicas imprescindíveis.
O tamanho é um jogo de épocas
As escalas de numerações mudaram muito nos últimos anos e, por isso, é frequente encontrar peças vintage em tamanhos que parecem demasiado grandes e, na verdade, correspondem a um tamanho muito mais pequeno nos dias de hoje. Para tirar teimas, nada melhor do que experimentar todas as peças, se possível, e, caso contrário, o melhor será pedir as medidas e fotografias necessárias. É igualmente importante saber bem as suas medidas antes de comprar - vai evitar alguns desgostos. E se a peça não for um ajuste perfeito? Uma boa costureira pode fazer milagres, na maioria das vezes.
O poder das alterações
Coser, remendar, apertar, alargar: as alterações fazem maravilhas e, na maioria dos casos, não são demasiado difíceis de fazer. Nada substitui um fit irrepreensível, por isso vale a pena investir também numa costureira ou alfaiate que consiga realizar as alterações necessárias e tornar a peça ainda melhor. À exceção de peças que são efetivamente demasiado apertadas ou trabalhadas, quase tudo tem arranjo, mas o bom senso também é importante: será que vale mesmo a pena arriscar?
Às vezes, as peças precisam de um bocadinho de amor
Ou seja, de uma boa limpeza. Seguindo a lógica do ponto anterior, é importante conhecer uma lavandaria de confiança que será capaz de remover pequenas manchas ou tingir peças, por exemplo. Avalie bem antes de comprar, tentando perceber se o defeito pode ser resolvido com uma ida à lavandaria. Se não, está disposto a usar a peça, ainda assim?
O velho truque das calças de ganga
Esta dica vem do tempo das nossas avós, mas ressurgiu no TikTok e tem surpreendido pela sua utilidade. Se quiser saber se um par de jeans serve mas não é possível experimentá-lo, basta pegar na cintura das calças e colocar à volta do pescoço: se der a volta perfeita, então, muito provavelmente, os jeans vão servir. Não é um truque infalível, mas quase.
Se a roupa é intimidante, comece pelos acessórios
Comprar vintage requer um bom olho e pode ser um desafio, com tantos fatores a considerar. Se escolher as peças de roupa perfeitas ainda parecer um dilema, comece primeiro com acessórios: são mais fáceis de encontrar e, muitas vezes, mais acessíveis do que uma peça de roupa, pelo que o risco será menor.
Se parecer bom demais para ser verdade, provavelmente é
Se um casaco Fendi custar menos do que um jantar, é bom desconfiar. A Moda vintage tem valor, e algumas peças mantêm - ou aumentam até - o preço ao longo do tempo. Se o valor parece irreal, vale a pena investigar para garantir que não está perante uma falsificação ou uma peça em péssimo estado disfarçado na fotografia. Para mais, um bom achado não tem necessariamente de ser uma peça de luxo: há centenas de artigos em pele sem marca que são autênticos tesouros, por exemplo.
Nunca descurar a secção masculina
Casacos estruturados, camisas oversized e até calças de alfaiataria masculinas podem ser facilmente incorporadas num guarda-roupa mais feminino. Se encontrar um blazer vintage perfeito na secção masculina, experimente, porque o corte pode surpreender. Garantimos que qualquer comprador profissional de peças pre-loved vai concordar com esta dica.
A paciência é uma virtude…
Sabemos que esta é uma dica aborrecida (e muito repetida), mas não deixa de ser importante. Às vezes, a peça dos nossos sonhos pode levar meses - ou até anos - para aparecer. Vale a pena ser meticuloso e sobretudo manter a mente aberta: o vintage é uma aventura que reside também no processo, não apenas na compra final. Prometemos que, quando encontrar aquela carteira perfeita Yves Saint Laurent que procurava há meses, tudo valerá a pena.
Most popular
.jpg)
.jpg)
Gracie Abrams em Lisboa: "Foi libertador ser um pouco mais 'barulhenta' nesta fase da minha vida"
13 Feb 2025

A Mango Selection apresenta a sua nova coleção: eis as escolhas de Vicky Montanari
12 Feb 2025
Relacionados
.png)


Algo velho, algo novo, algo emprestado e algo azul: um casamento escandinavo com carimbo português
17 Jan 2025