Dries Van Noten primavera/verão 2025 | Launchmetrics Spotlight
Não, não estamos a falar do coque espigado ou das molas em forma de borboleta.
Entre os penteados dos anos 2000, o apanhado lateral foi uma obra de arte à frente do seu tempo que não apreciámos. Num piscar de olhos, a era Y2K chegaria ao fim e 2012 atacaria com as suas coroas de flores e tranças espartanas.
Mas primeiro vamos contextualizar a situação de há duas décadas, quando tudo era mais fácil: Britney Spears era a rainha da pop, implorávamos à nossa mãe por um fato de treino Juicy Couture e ela também nos deixava entrar na Victoria's Secret para comprar um perfume de baunilha. Eram esses os tempos. Felizmente, ficámos com fotografias icónicas de it girls que usaram as tendências Y2K melhor do que ninguém. E não, desta vez não estamos a falar de Paris Hilton. Estamos a falar da sua irmã mais nova, Nicky Hilton. A modelo estava constantemente a experimentar penteados e desfilou em mais do que uma passadeira vermelha com os apanhados laterais mais incríveis: tinha o cabelo loiro platinado enrolado abaixo da nuca e deixava alguns cabelos fora do sítio para dar aquele efeito descontraído de Cali Girl. Por vezes, também usava as madeixas a emoldurar o rosto e mantinha invisivelmente o coque no sítio. Podia ser mais calma, mas Nicky ditava a Moda à sua maneira.
Paris e Nicky Hilton na década de 2000
Jeffrey Mayer / Getty Images
Nicky Hilton
John Shearer / Getty Images
Este penteado dos anos 2000 está agora a regressar em 2025 e não vem sozinho. É reinventado com duas outras tendências obrigatórias do Y2K: madeixas espessas e wetlook. Porque nos anos 2000, as tendências capilares não podiam ser mais divertidas, a balayage estava a anos-luz de aparecer e as madeixas coloridas eram o que estava em voga nos salões. Quanto mais grossas as madeixas, melhor, ninguém queria usar mechas subtis e desvanecidas. O meu ícone pessoal dos anos 2000, Nicole Richie (sempre a roubar as atenções) usava o cabelo castanho com madeixas loiras e encarnadas intercaladas. Selena Gomez também experimentou esta tendência no início da carreira.
Nicole Richie
Getty Images
Selena Gomez
Jon Kopaloff / Getty Images
Depois havia o wetlook, sim, aquele efeito acabado de sair do banho com quilos de mousse que estragávamos de qualquer maneira ao esticar apenas a franja. Sim, os anos 2000 foram divertidos, mas isso não significa que tenham sido consistentes. Guido Palau, o famoso cabeleireiro britânico, trouxe de volta esta técnica em 2022 para a Fendi, defendendo os seus poderes rejuvenescedores, e dois anos mais tarde para a Alta-Costura outono/inverno 2024 da Dior. Como se o especialista tivesse uma bola de cristal nas mãos, lançou com a Zara a Wet Look Mousse cremosa para trazer de volta este penteado Y2K no ano passado. Com este último, já não restavam dúvidas, os anos 2000 vieram para ficar e agora os estilos vão combinar-se.
Bem, o que é que acontece quando se junta o apanhado lateral, o look molhado e as madeixas coloridas e volumosas? Obtém-se o penteado nostálgico perfeito. E a prova está na passerelle da Dries Van Noten para a primavera/verão 2025. A marca, que domina o jogo quando se trata de definir tendências de beleza, escreveu uma carta de amor à era Y2K e criou o look que os amantes da época, como Bella Hadid ou Dua Lipa, certamente adorarão usar este ano. As suas modelos desfilaram com o cabelo húmido ao lado (com madeixas soltas) e madeixas grossas e vibrantes. Por isso, se não nos permitiam pintar o cabelo como a Nicole Richie quando éramos pequenos, talvez este desfile nos faça lembrar que agora já não temos de pedir autorização.
Dries Van Noten primavera/verão 2025
Acielle / StyleDuMonde
Traduzido do original, disponível aqui.
Most popular
Relacionados
Nascido nos bastidores: Esta é a história do creme que captura a magia num frasco
15 Oct 2024