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Exclusivo: Jacqueline Durran, Costume Designer do filme Barbie, fala sobre Chanel vintage, a roupa interior do Ken e sobre o styling do filme deste verão

12 Jun 2023
By Amel Mukhtar

"A Barbie está muito ligada à moda, porque a forma como se brinca com ela é vestindo-a", diz a figurinista Jacqueline Durran. "As roupas são a sua forma de expressão". Depois de ganhar um Óscar pelo seu trabalho no filme Little Women, de 2019, a realizadora Greta Gerwig pediu a Durran que voltasse para o seu próximo projeto: montar um mundo inteiro da Barbie. Durran (de Londres) notou que o processo era diferente do de seus outros projetos: "Não se trata a Barbie como se trata uma personagem normal, porque a motivação para o que ela veste não vem de dentro".

Jaap Buitendijk
Jaap Buitendijk

"A Barbie está muito ligada à moda, porque a forma como se brinca com ela é vestindo-a", diz a figurinista Jacqueline Durran. "As roupas são a sua forma de expressão". Depois de ganhar um Óscar pelo seu trabalho no filme Little Women, de 2019, a realizadora Greta Gerwig pediu a Durran que voltasse para o seu próximo projeto: montar um mundo inteiro da Barbie. Durran (de Londres) notou que o processo era diferente dos seus outros projetos: "Não se trata a Barbie como se trata uma personagem normal, porque a motivação para o que ela veste não vem de dentro".

A Barbie é prática, de facto. "A característica que define o que ela veste é o local para onde vai e o que está a fazer", explica Durran. "Trata-se de estar completamente vestida para o seu trabalho ou tarefa." Cada boneca é vendida com um pack de moda, por isso, para ir à praia, a Barbie precisa de um vestido, um macacão, uma mala, um chapéu, sapatos adequados e acessórios. Estes conjuntos de roupa mudam e transformam-se consoante o que está a acontecer na Barbie Land.

A Barbie começa o seu Dia Perfeito com um vestido de verão xadrez cor-de-rosa. Jaap Buitendijk.
A Barbie começa o seu Dia Perfeito com um vestido de verão xadrez cor-de-rosa. Jaap Buitendijk.

O esboço. Cortesia da Warner Bros. Pictures.
O esboço. Cortesia da Warner Bros. Pictures.

A praia é um cenário crucial para o filme de Gerwig, "por isso a Barbie Malibu é fundamental". Mas em vez de uma cópia direta de uma boneca original, Durran também se inspirou nas décadas de 1950 e 1960 para dar um toque retro inspirado em Brigitte Bardot como uma idéale beach-babe. Todos os figurinos da Barbie Land enquadram-se numa de quinze combinações de cores "que se inspiram na ideia de uma praia da Riviera Francesa no início dos anos 60". Pensemos em trios vibrantes de tons pastéis perfeitos para o Verão: "lavanda, azul brilhante, azul claro; verde, laranja, bege; laranja, azul, cor de rosa; dois rosas e um amarelo..."

"Havia compradores que saíam todos os dias à procura de roupas de cores específicas em todas as lojas de Londres", diz Durran.

O visual de cowboy Ken de Ryan Gosling é inspirado no boneco Ken Western Stampin'. Dale Robinette.
O visual de cowboy Ken de Ryan Gosling é inspirado no boneco Ken Western Stampin'. Dale Robinette.

Durran explica que a equipa tinha uma lista rigorosa de combinações de cores para consultar ao longo do processo. "Queríamos que o mundo fosse um ambiente verdadeiramente controlado", afirma. Isto estruturou uma tarefa vertiginosa. "A Greta escreve a 100 quilómetros por hora, muitas vezes há quatro cenas numa página de guião... Há muitas mudanças de roupa", diz entre risos, acerca das centenas de visuais que a sua equipa criou. Desde a Barbie que recolhe o lixo, à Barbie que trabalha nos correios, havia dezenas de empregos para vestir, deixando a equipa de Durran a vasculhar as lojas à procura do fato de banho rosa perfeito ou de um kit de ferramentas digno da Barbie. Para um dos fatos - o de médica - a equipa foi buscar fotografias de todos as médicas que a Mattel tinha criado nos últimos 60 anos para se inspirar.

Com apenas onze semanas para fazer tudo, a equipa continuava a criar figurinos enquanto filmava. Isto teve uma vantagem: a flexibilidade para continuar a acrescentar novas ideias. Numa prova já tardia, o ator Ryan Gosling teve a ideia de criar roupa interior com a marca Ken para a sua personagem, um pormenor que se tornou viral quando o marketing do filme foi lançado. "Tivemos que nos apressar a fazê-lo", diz.

Ryan Gosling no papel de Ken. Jaap Buitendijk.
Ryan Gosling no papel de Ken. Jaap Buitendijk.

 

O esboço do seu look em ganga. Cortesia da Warner Bros. Pictures.
O esboço do seu look em ganga. Cortesia da Warner Bros. Pictures.

Sendo o seu trabalho principal a "praia", Durran revela que o vestuário desportivo colorido dos anos 80 é um look chave para o Ken, juntamente com alguns fatos de banho elásticos de estilo disco e alguns looks de cowboy hiper-masculinos. "Comprámos muito vestuário desportivo retro para o Ken”, diz. "Ele é desportivo. Essa é a sua principal característica. Tínhamos compradores na América que iam aos revendedores e importavam para nós, porque precisávamos de muita coisa."

De resto, tal como na vida, o Ken era mais um assunto secundário. "Ninguém quer saber do Ken, toda a gente quer brincar com a Barbie", diz Durran. "Ele combina com a Barbie e também muda, mas tem muitas menos opções."

Isto, na sua opinião, está relacionado com um lado pouco explorado das bonecas Barbie - um lado que Gerwig está a explorar com o seu filme. "Nunca pensei na Barbie como tendo um cariz feminista - por causa da forma do corpo, tendemos a pensar que ela é anti-feminista", diz Durran. "Antes de começar a trabalhar no filme, não tinha percebido o argumento da Greta, de que a Barbie era revolucionária porque era a primeira vez que as raparigas começavam a brincar com alguém que tinha poder de decisão e fazia coisas, em vez de um bebé.

Na Barbie Land, as roupas da Barbie são o ponto central e o Ken veste-se a combinar. Jaap Buitendijk.
Na Barbie Land, as roupas da Barbie são o ponto central e o Ken veste-se a combinar. Jaap Buitendijk.

Procurou fazer referência à história da boneca, começando pela sua forma mais antiga: a Barbie de 1959, que ostentava um fato de banho preto e branco, batom vermelho, sombra azul e saltos altos. A sua recriação quase idêntica estreou no primeiro trailer do filme, uma paródia de 2001: Uma Odisseia no Espaço. As primeiras fotos de paparazzi das filmagens, que mostravam Robbie e Gosling em looks de patinagem em tons néon, foram adaptadas da Barbie Hot Skatin' de 1994. "O Ken é uma espécie de suplemento à Barbie. Portanto, a Barbie Patinadora é a influência no visual dos patins no mundo real, e o Ken tem a sua própria versão."

"Tentei fazer referência à história da Barbie", diz Durran. "O problema é que, na era moderna, é mais difícil encontrar looks que sejam reconhecíveis como sendo da Barbie. Porque há tantos visuais. Pedi à Mattel que me dissesse qual era a fantasia de Barbie mais popular dos últimos cinco anos e disseram-me que era uma Barbie com um vestido amarelo. Acontece que, provavelmente, não seria reconhecível se eu fizesse uma iteração do mesmo".

Ao rever as muitas versões das bonecas, Durran observa que "a Barbie é uma forma muito útil de olhar para diferentes ideias de feminilidade: o que significa, quem a possui e a quem se destina".

Isto reflete-se no filme. "A Barbie tem sempre a ver com o ideal, por isso, através dos fatos, damos a cada personagem um visual que reflita o melhor visual da Barbie para o momento em que se encontra na história. E, claro, no mundo da Barbie há mais do que uma Barbie, por isso, se vão todas ao mesmo evento, "não estão vestidas com um uniforme, mas combinam todas umas com as outras". Mas à medida que a Barbie de Margot Robbie percorre o seu percurso, a história conduz as suas escolhas de moda e estas evoluem porque também ela evolui".

Escolhendo cuidadosamente as suas palavras para evitar spoilers, brinca dizendo que: "um dos aspetos do filme é a autodescoberta - todas as Barbies, mas particularmente a Barbie da Margot, têm uma viagem a fazer, e conseguimos escolher elementos da moda da Barbie que eram apropriados para essas cenas e que também davam um toque subtil à sua viagem interior". 

Para cada atividade, a Barbie tem um pacote completo de acessórios. Jaap Buitendijk.
Para cada atividade, a Barbie tem um pacote completo de acessórios. Jaap Buitendijk.

O cor-de-rosa é importante, claro. Mas não é tudo. "É uma parte muito forte do seu guarda-roupa, mas não é 100 por cento do seu guarda-roupa", diz Durran. "Mas se quisermos fazer com que algo pareça imediatamente 'Barbie', penso que o cor-de-rosa faz isso por nós." A maioria dos tecidos da Barbie Land foi adquirida pela sua equipa, mas "se a Margot usa alguma coisa que não foi feita por nós, é sobretudo Chanel", da qual Margot é embaixadora desde 2018. "Estão muito interessados em apoiar o cinema e em ajudar-nos a encontrar looks que funcionem na história", diz Durran. "Enviaram-nos tudo o que queríamos. Foi muito bom trabalhar com eles".

O esboço do macacão de festa brilhante da Barbie. Cortesia da Warner Bros. Pictures.
O esboço do macacão de festa brilhante da Barbie. Cortesia da Warner Bros. Pictures.

O esboço do visual do Ken para velejar. Cortesia da Warner Bros. Pictures.
O esboço do visual do Ken para velejar. Cortesia da Warner Bros. Pictures.

Dos arquivos da Casa de Moda, retiraram fatos, roupa de praia, roupa de desporto e acessórios - principalmente peças dos anos 1980. Tudo o que era interessante mas não tinha "o tamanho ou a cor certa, foi refeito para nós", diz. Embora o seu preferido seja um vestido Coco Beach cor-de-rosa contemporâneo com acessórios Chanel - jóias com o logótipo, mala, sapatos - muitos dos looks tinham um toque dos anos 80. O motivo? "A Greta gostava muito das coisas que combinavam com a data das Barbies com que costumava brincar", diz Durran, alegremente. "Era uma grande fã da Barbie." 

 

Artigo original, aqui.

Amel Mukhtar By Amel Mukhtar

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