Se lhe disséssemos que consegue alterar as suas feições faciais através de massagens, acreditaria?
Se lhe disséssemos que pode alterar as suas feições faciais através de massagens, acreditaria?
© Slim Aarons/Hulton Archive/Getty Images
© Slim Aarons/Hulton Archive/Getty Images
Há cinco anos, a tendência era aplicar quantidades absurdas de bronzeador na face, para dar a ilusão de umas maçãs de rosto mais proeminentes. Já hoje, queremos tentar parecer o mais natural possível, sem filtros. A maquilhagem continua a ser indispensável nas nossas vidas, mas cada vez mais a tendência é que se aceite que a verdadeira beleza vem de dentro. Por isso, os cosméticos deixam de ser a prioridade, para dar lugar ao skincare - porque, com uma pele cuidada, ninguém precisa de base.
Mesmo com o bronzeador no fundo da gaveta, não queremos abdicar de ter feições faciais acentuadas. As técnicas de facial sculpting vêm a nosso resgate, como uma prática natural de quase moldar a face. Ao massagear determinadas zonas da pele, estamos não só a relaxar os músculos faciais, como a estimular a circulação sanguínea, o que vai resultar numa pele mais firme.
Para além disso, há técnicas de massagens de drenagem linfática, que podem ajudar a acelerar o processo de absorção de fluídos linfáticos, que contêm toxinas. Este tipo de tratamento pode ser feito em qualquer parte do corpo, sendo que na face ajuda a diminuir inchaço e a combater inflamações, como a acne. Um estudo feito pela marca de beleza Shiseido em 2015 concluiu que o mau funcionamento dos vasos linfáticos na derme pode levar a pele descaída e rugas.
Este tipo de tratamento pode ser feito em clínicas e estéticas, mas também há massagens que podem ser feitas em casa. Utilizando as mãos lavadas, ou uma ferramenta, coloque um pouco de óleo ou sérum, e aplique alguma pressão por baixo das maçãs de rosto, ou no maxilar, fazendo um movimento de baixo para cima. Para uma técnica mais precisa, podemos consultar a página de Instagram de Nichola Joss, consultora de skincare de Meghan Markle, que utiliza a sua plataforma online para partilhar dicas de cuidados de pele.
Já no que diz respeito às ferramentas, todas conhecemos o famoso gua sha, que na verdade é o nome de uma técnica de medicina chinesa, em que se utiliza um instrumento para raspar a pele, de maneira a relaxar os músculos e estimular a circulação sanguínea. O mesmo nome tem o utensílio que é utilizado na massagem, que habitualmente é feito de um mineral, como quartzo ou jade. Também feito do mesmo material é o rolo, que pode ser utilizado da mesma forma que o gua sha, mas numa massagem com menos pressão e em zonas mais sensíveis, como as pálpebras. Por serem feitas de quartzo ou jade, ambas as ferramentas podem ser mantidas num frigorífico, para que tenham um maior contributo no desinchaço da pele - ideal para começar bem o dia.
Uma alternativa às massagens é fazer exercícios faciais - a ideia é exercitar os músculos da cara, para que fiquem mais tonificados, contribuindo ainda para uma melhor circulação sanguínea.
Se funciona ou não, a resposta ainda não é clara. Mas, apesar de não terem sido ainda comprovadas cientificamente as vantagens de facial sculpting na manipulação das feições, a verdade é que não são poucas as que utilizam e recomendam o método. Meghan Markle já aderiu à tendência, bem como a modelo da Victoria’s Secret, Romee Strijd.
Most popular
Porque é que a desconexão digital é (ainda) mais importante depois das férias
07 Jan 2025
Relacionados
Jack McCollough e Lazaro Hernandez deixam o cargo de diretores criativos da Proenza Schouler
15 Jan 2025