“Pense. Fale. Saiba. Reaja.” É com estas palavras que arranca o Festival Mental 2020 e inclui debates e M-talks – para além de cinema, teatro, dança, música e literatura.
“Pense. Fale. Saiba. Reaja.” É com estas palavras que arranca o Festival Mental 2020 e inclui debates e M-talks – para além de cinema, teatro, dança, música e literatura.
©Istock Images
©Istock Images
Como está? Não, a sério. Como está? Não podemos negar que a pandemia revolucionou as nossas vidas, afetando as nossas rotinas diárias e desconstruindo tudo aquilo que dávamos como garantido. E as consequências disso não se prendem apenas com questões práticas. A nossa saúde mental fica seriamente afetada. Se é verdade que o isolamento é importante para proteger a saúde física, impedindo o contágio pelo vírus, também é verdade que quanto mais tempo estivermos isolados maiores serão os riscos de sofrermos doenças psiquiátricas.
Vivemos tempos estranhos e levantam-se muitas dúvidas, sendo que irá, certamente, demorar muito tempo até obtermos as nossas respostas e compreendermos qual foi o verdadeiro impacto de tudo isto. Enquanto isso, é importante trazer o tema para discussão pública e é com esse objetivo, e o de diminuir o estigma de um tema cada vez mais premente na sociedade, que arranca amanhã, 30 de setembro, em Lisboa a quarta edição do Festival Mental. Teve a primeira edição em 2017 e a cada ano dedica-se a um conjunto de doenças mentais, tendo sempre como pano de fundo o Cinema e as Artes.
A programação de 2020 – que acontece este ano entre os dias 30 de setembro e 9 de outubro - inclui uma série de eventos integrados de várias áreas culturais e sociais como cinema, música, dança, teatro, literatura, debate e conversas temáticas. Aliando-se a esta programação acontece também o Mental Júnior, porque falar de saúde mental é urgente para miúdos também.
O Festival Mental 2020 arranca com um dos temas mais marcantes deste ano com o debate "Pandemia: do real ao digital”. Este debate acontece no dia 30 de setembro e conta com um painel de convidados impactantes na área da comunicação e jornalismo. É um evento de sala aberta e que convida às questões do público presente. As M-Talks - painéis temáticos sobre um assunto relacionado com a saúde mental e que são sempre acompanhados com a projeção de uma longa-metragem - voltam a ser das ações com maior destaque na programação do Festival Mental. Em 2020 os temas para as M-Talks são a Ansiedade (e ecoansiedade), a Toxicodependência e o Stress Pós-Traumático.
Nunca como antes fomos tão forçados a redirecionar o foco do tempo futuro para o tempo presente e, por isso, façamos dele tempo de reflexão, de ação, de reorganização, de transformação. E, para isso, a arte. Sempre a arte.
Most popular
Relacionados
Das borboletas aos contos de fadas, as joias de Cata Vassalo eternizam histórias de amor
08 Jan 2025
Porque é que a desconexão digital é (ainda) mais importante depois das férias
07 Jan 2025