De embaixadora Chanel a versão mais nova de Angelina Jolie na longa-metragem Maleficent, duas honras que não se reservam a qualquer rapariga de 22 anos, Ella Purnell é a it girl britânica no radar da Vogue Portugal.
De embaixadora Chanel a versão mais nova de Angelina Jolie na longa-metragem Maleficent, duas honras que não se reservam a qualquer rapariga de 22 anos, Ella Purnell é a it girl britânica no radar da Vogue Portugal.
©Instagram/@ella_purnell
"Há uma piada na minha família de que vou ter uma carreira à custa de interpretar papéis de versões mais novas de outras pessoas", contou Ella Purnell à imprensa. "Interpretei a versão mais nova de Keira Knightley (no filme de 2010, Never Let Me Go), a versão mais nova de Angelina Jolie (na longa-metragem Maleficent, em 2014), e recentemente fui a versão mais jovem de Margot Robbie (em 2016, no filme The Legend of Tarzan)". Piadas à parte, a atriz britânica de 22 anos - e em ocasiões especiais cantora -, que nasceu na cidade de Londres a 17 de setembro de 1996, é muito mais do que uma versão teen de alguns dos nomes mais sonantes da sétima arte.
Em 2016, na pele da peculiar Emma, contracenou com Eva Green, Samuel L. Jackson e Judi Dench em Miss Peregrine's Home for Peculiar Children de Tim Burton, um dos seus desempenhos mais notáveis até à data. Um ano mais tarde, no papel de Helen Garrett, transitou da fantasia para a realidade com Churchill, uma visão biográfica de Jonathan Teplitzky sobre o primeiro-ministro do Reino Unido e os eventos que antecederam a invasão da Normandia durante a Segunda Guerra Mundial.
"Estar nesta transição estranha entre criança e adulto, nos últimos dois anos, mudou a forma como olho para os papéis que interpreto", confessou em entrevista à Variety. "Tenho uma responsabilidade para com as mulheres mais jovens, de as representar da melhor forma possível, de representar seres humanos e relações reais. Não vou aceitar papéis que sejam prejudiciais para a sociedade ou para um grupo específico de pessoas".
Fora da sétima arte, a atriz britânica parece não só estar a cumprir a promessa feita no início deste ano, como também se tem vindo a transformar numa referência de estilo e talento no pequeno ecrã. A par com o seu papel como embaixadora da maison Chanel, algo que a própria creditou como "um processo de aprendizagem" em entrevista ao Evening Standard, Ella Purnell foi Hester Argyll durante os três episódios da minisérie Ordeal by Innocence, uma adaptação da obra de Agatha Christie pelo canal britânico BBC One, e continuou a aventura televisiva na pele de Tess, a personagem principal de Sweetbitter, uma série coming-of-age produzida pela Starz.
Baseada no romance homónimo de Stephanie Danler, a série acompanha a história de Tess, uma rapariga de 22 anos que se muda para Nova Iorque, sem qualquer tipo de sonho ou ambição, acabando a trabalhar num dos restaurantes mais famosos da cidade - um cenário em que, na visão de Purnell, muitas pessoas se conseguem rever. "Quando li a primeira linha da personagem, estava a passar por uma altura engraçada - como qualquer rapariga de 21 anos, certo? -, em que questionava tudo o que sabia sobre mim mesma", contou a atriz à Vulture. "A primeira linha fez-me pensar, 'A vida da Tess é um desastre'. É algo com que toda a gente se consegue relacionar".
"Quando assinei com a série, só tinha as primeiras 30 páginas do episódio piloto para começar, e o livro. Comprei-o imediatamente", confessou Ella Purnell, que irá regressar ao papel para uma segunda temporada. "Adorei o facto de a Tess ser tão honesta e vulnerável. Deu-me coragem para despir uma certa parte de mim - toda a pretensão e todas as máscaras de fingir que sei aquilo que estou a fazer e de fingir que tenho a minha vida organizada -, e simplesmente aceitar que não faz mal não saber, que não faz mal sentir-me insegura ou estar numa fase de perceber melhor. Acho que a Tess é uma pessoa muito corajosa e honesta. Mudares a tua vida para Nova Iorque é algo importante, é um ato de coragem. Gosto dela, genuinamente. Também sinto que a Tess é muito parecida comigo, por isso não foi um papel difícil de interpretar".
Enquanto esperamos ansiosamente pelos projetos futuros de Ella Purnell, seja na sétima arte, no pequeno ecrã ou na passadeira vermelha, seguimos as imagens espontâneas, as viagens invejáveis e os #beautygoals da atriz britânica no Instagram.