É natural de Barcelona, conquistou a indústria musical com o talento que empresta ao flamenco e no Instagram não passa despercebida. Tanto é nostálgica, com os coordenados que escolhe, como contemporânea na sonoridade que nos apresenta.
É natural de Barcelona, conquistou a indústria musical com o talento que empresta ao flamenco e no Instagram não passa despercebida. Tanto é nostálgica, com os coordenados que escolhe, como contemporânea na sonoridade que nos apresenta.
“Canta flamenco sem ser demasiado flamenca,” disse o diário espanhol El País, em tempos. Talvez cante este estilo musical, tão peculiar, de forma diferente por não ser da Andaluzia, de onde é tradicional o flamenco, mas sim por ser da Catalunha e por ninguém da sua família pertencer à indústria da música.
Estreou-se com Los Ángeles, o disco que mistura o experimentalismo com as raízes tradicionais espanholas, e a crítica especializada já a considera “uma revolucionária do flamenco”. Se bem que esse é um epíteto com que a cantora não se identifica. Mesmo assim, foi nomeada para os Grammys Latinos, tudo graças à sonoridade desconcertante que apresentou no primeiro trabalho discográfico, uma obra desprovida de artifícios. Por outro lado, El Mal Querer, que lança agora a 02 de novembro, traz uma mistura de várias batidas, muitas delas urbanas. Malamente, Pienso En Tu Mirá e Di Mi Nombre, os três primeiros singles extraídos do novo álbum, explicam o sucesso que tem vindo a ter ao juntar a raiz do flamenco com as batidas mais contemporâneas.
O seu percurso é ainda recente, mas avizinha-se promissor. Além de já ter trabalhado com Pharrell Williams, Arca e J Balvin, a barcelonense não se restringe à indústria musical. O cineasta Pedro Almodóvar já se deixou encantar pela sua personalidade e talento, acabando por convidá-la para participar na sua próxima longa-metragem, Dolor y Gloria, ao lado de Penélope Cruz, Antonio Banderas e Asier Etxeandía.
No Instagram, conquistou os millennials e é na aplicação que partilha o seu dia-a-dia descontraído - a cantora não foge às últimas tendências e, entre elas, estão a logomania, os ugly sneakers e uma boa dose de óculos de sol vintage.