Estilo   Pessoas  

Ford, Tom Ford: o rei da red carpet

27 Aug 2018
By Rui Matos

O designer norte-americano é sinónimo de provocação e glamour, os dois vocábulos que fizeram de Ford uma das principais escolhas na hora de pisar uma passadeira vermelha.

O designer norte-americano é sinónimo de provocação e glamour, os dois vocábulos que fizeram de Ford uma das principais escolhas na hora de pisar uma passadeira vermelha.

© Getty Images

Revitalizar a italiana Gucci é um dos marcos incontornáveis na carreira do criador, que entrou na sede da etiqueta no ano de 1990 para assumir o cargo de Diretor de design. Quatro anos depois, foi anunciado como Diretor Criativo e, a partir de 1994, revolucionou por completo a imagem e a mensagem de uma marca que estava a poucos passos da bancarrota. 

A abordagem hiper-sensual, luxuosa e arrojada, que transportou para decotes vertiginosos, blusas brilhantes, vestidos e tailleurs, deu força e alento às mulheres, numa era dominada pelo sexo oposto. Ford construiu um pequeno império que não passou despercebido a ninguém. Esteve 10 anos à frente da Gucci e quando, em 2004, decidiu renunciar ao cargo, o valor da Gucci subiu exponencialmente e atingiu os 10 mil milhões de dólares. 

O ano 2000 revelou-se determinante. Foi nomeado Diretor Criativo e de Comunicação da francesa Yves Saint Laurent, que à época fazia parte do Grupo Gucci, e deu uma nova roupagem à Maison. A título de exemplo, a publicidade ao perfume Opium é um dos casos mais polémicos e mediáticos. Segundo o Adverstising Standards Authority, este é o anúncio que mais queixas recebeu. 

Parar durante dois anos foi tempo suficiente para Tom perceber que era a indústria da Moda que o fazia feliz. Em 2006, voltou com ainda mais garra e apresentou a primeira coleção da marca homónima, direcionada para o publico masculino, o que levou a que muitas das suas amigas lhe pedissem para ajustar as peças às suas silhuetas femininas. Desde que, no ano de 2010, apresentou a primeira linha feminina, o nome do designer é escolha recorrente nas red carpet. Ninguém lhe fica indiferente. 

De Michelle Obama a Beyoncé, passando por Amy Adams, Rihanna e Julianne Moore, reunimos 14 momentos de estilo com carimbo Tom Ford e protagonizados por alguns dos nomes mais sonantes da indústria. 

Rui Matos By Rui Matos

Relacionados


Tendências   Vídeos  

Alice Trewinnard prepara-se para a GQ Night of the Year | Beauty Confessions

23 Nov 2024

Moda  

Soul and Steel

22 Nov 2024

Moda   Eventos  

Uma viagem em primeira classe para a época festiva com a nova coleção Mango Selection

22 Nov 2024

Guestlist   Tendências  

Eye patches: o segredo para um olhar rejuvenescido

22 Nov 2024